Os nomeados nas categorias CEO Award, CFO Award e IRO Award da 36ª edição dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), promovidos pela Deloitte. Esta iniciativa pretende reconhecer as boas práticas de governance e o desenvolvimento do mercado financeiro e mercado de capitais, distinguindo os líderes e as organizações que tenham contribuído para a sua eficiência e transparência.
A lista de nomeados integra organizações e personalidades que contribuíram para a evolução do universo empresarial português em 2023. Para o apuramento dos elegíveis aos prémios CEO Award e CFO Award foram considerados os profissionais que tenham exercido a sua função, durante o maior período em 2023, numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, numa entidade de interesse público ou num grupo económico com um volume de negócios igual ou superior a 400 milhões de Euros. No que se refere ao IRO Award, foram considerados como elegíveis os profissionais que exerceram a sua função numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, durante o maior período no mesmo ano.
“A evolução dos mercados financeiros tem sido significativa ao longo dos últimos anos e estamos atentos ao papel crescente e fundamental que a evolução tecnológica, como a inteligência artificial, desempenha nesse contexto, impulsionando a eficiência, transparência e inovação. Perante o atual contexto económico desafiador, o grupo de nomeados desta edição destaca-se pelo contributo das organizações e dos seus líderes para a estabilidade do mercado, não deixando de considerar o papel destes na vanguarda da transformação tecnológica”, explica Vítor Bento, presidente do Júri dos IRGAwards.
Nesta edição dos IRGAwards, num contexto de transições e transformações críticas, nomeadamente a tecnológica, potenciada pela evolução e expansão da utilização de ferramentas de inteligência artificial, a 36ª edição dos IRGAwards é dedicada ao tema ‘Upscaling human strength’. O propósito desta edição é convocar os líderes do C-Level para um diálogo sobre as potencialidades da inteligência artificial no desenvolvimento humano.
António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte sublinha que “a tecnologia é, como sempre foi, uma ferramenta impulsionadora para acelerar a competitividade e, ao longo do último ano, apesar de as empresas estarem expostas a novas pressões, regista-se um maior investimento na transformação e na inovação, e, esse tipo de aposta tem impacto comprovado no desenvolvimento do mercado português. É, por isso, que, nesta edição dos IRGAwards, pretendemos explorar as potencialidades da inteligência artificial impulsionando o desenvolvimento dos nossos agentes económicos e financeiros”.
A shortlist de finalistas resultantes das votações do Colégio Eleitoral, sobre os quais o júri tomará a decisão final, são os seguintes (por ordem alfabética):
Nomeados ao CEO Award:
- João Manso Neto, Greenvolt
- Miguel Maya, Banco Comercial Português
- Miguel Stilwell d’Andrade, EDP
- Paulo Macedo, Caixa Geral de Depósitos
Nomeados ao CFO Award:
- Cristina Rios de Amorim, Corticeira Amorim
- Maria João Carioca, Galp
- Miguel Bragança, Banco Comercial Português
- Rui Teixeira, EDP
Nomeados ao Investor Relations Officer Award:
- Ana Fernandes, Greenvolt
- Bernardo Collaço, Banco Comercial Português
- Cláudia Falcão, Jerónimo Martins
- Miguel Viana, EDP
Os vencedores da 36ª edição dos IRGAwards serão deliberados pelo Júri da iniciativa, composto por personalidades de reconhecida competência e idoneidade, com experiência relevante no mercado financeiro e não financeiro – Vítor Bento (Presidente), Álvaro Nascimento, Ana Pinho, António Esteves, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, Isabel Furtado, João Moreira Rato, Patrícia Teixeira Lopes, Pedro Siza Vieira e Nuno Gracias Fernandes. As personalidades e organizações vencedoras serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios, que se realiza dia 22 de maio, em Lisboa.
Para mais informações, consulte o regulamento ou visite www.irgawards.com.