Precursora nos veículos elétricos para o segmento C, juntamente com eficientes motorizações a gasolina e a diesel, a Citroën introduz o bloco Hybrid 136 nos modelos C4 e C4 X. Esta mecânica híbrida combina as vantagens da gasolina e da eletricidade. Assente na tecnologia Hybrid 48V, compacta e leve, compõe-se de uma bateria de 48V, que se recarrega durante certas fases da condução, um motor a gasolina de 3 cilindros, com 136 cv (100 kW), de nova geração, concebido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido e acoplado à nova caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6, que integra um motor elétrico ë-Motor de 21 kW, produzido em França.
De utilização simples e fluida, sem necessidade de recarregamentos, o bloco Hybrid 136 proporciona um elevado nível de prazer de condução e de polivalência, reduzindo as emissões e o consumo de combustível em cerca de 20%, em relação a uma versão equivalente a gasolina com caixa EAT8. Capaz de efetuar até 50% das deslocações em cidade em modo elétrico, com zero emissões, oferece todas as vantagens da energia elétrica, desde a facilidade de condução até à possibilidade de circular em zonas de baixas emissões, isto sem esquecer o menor impacto fiscal em certos países para modelos a gasolina. Nas versões Hybrid 136, os modelos C4 e C4 X oferecem um conjunto particularmente homogéneo e atrativo. Em Portugal, esta versão Hybrid 136 está disponível a partir de 28.725 euros no C4 e de 29.315 euros no C4 X (preços válidos até 31 de março).
REDUZIR OS CONSUMOS E AUMENTAR O CONFORTO E A AGRADABILIDADE
Com este novo grupo motopropulsor híbrido, a Citroën propõe uma nova alternativa eletrificada que oferece o conforto de uma condução puramente elétrica, com menores consumos de combustível e emissões de CO2 mais reduzidas, mantendo os custos sob controlo.
Possibilidade de condução elétrica em cidade: o C4 e o C4 X Hybrid 136 podem ser conduzidos em modo 100% elétrico nas zonas urbanas, em estradas suaves ou em manobras. Em cidade, esta versão híbrida pode efetuar até 50% dos trajetos de forma totalmente elétrica, sem emissões nem vibrações. Graças às vantagens da condução exclusivamente elétrica, o conforto a bordo é reforçado durante as deslocações diárias em cidade ou em estrada.
Redução dos consumos de combustível: a tecnologia Hybrid 48V otimiza o desempenho e o consumo de combustível dos modelos C4 e C4 X, permitindo uma economia média de combustível de 1 litro/100 km (ou seja, 20%) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 EAT8. Este motor é igualmente muito eficaz em condução urbana, com uma economia média de combustível de cerca de 30%.
Redução das emissões de CO2: Tem igualmente um impacto positivo nas emissões de CO2, reduzidas até 20% (ou seja, menos 25 g/km) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 S&S EAT8. Com 107 g/km de CO2 (segundo o ciclo combinado WLTP), o C4 e o C4 X oferecem uma liberdade de condução sem constrangimentos em numerosas zonas com restrições de circulação.
Simplicidade e prazer: A motorização híbrida desta nova versão dos modelos C4 e C4 X proporciona um elevado nível de conforto graças aos seus dois motores, elétrico e de combustão, que funcionam em conjunto ou separadamente, de forma automática, suave e sem intervenção do condutor. Em caso de acelerações mais fortes, o motor elétrico fornece 9 kW adicionais (cerca de 12 cv), assegurando uma condução sempre confortável e garantindo, ao mesmo tempo, uma aceleração dinâmica.
Com uma bateria que se recarrega automaticamente em desaceleração, esta nova unidade de tração torna a utilização diária ainda mais confortável, sendo certamente apelativa para os clientes que pretendem conduzir um veículo elétrico sem terem de se preocupar com questões de carregamento.
DESCRIÇÃO DA NOVA TECNOLOGIA HYBRID 48V
Graças a esta tecnologia HYBRID 48V, os tempos de condução mista ou 100% elétrica são otimizados para um maior conforto de condução e uma redução dos consumos de combustível e das emissões de CO2. A tecnologia inerente a sistema mild-hybrid compacto e evoluído compõe-se de:
- Um motor a gasolina 1.2 PureTech de nova geração, desenvolvido especificamente para a hibridação (40% das peças são novas), com 3 cilindros e 1.199 cc, 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm e 230 Nm de binário às 1.750 rpm. A escolha de um turbocompressor de geometria variável e de uma cadeia de distribuição contribui para o seu desempenho e robustez. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando no ciclo Miller, o motor apresenta uma eficiência térmica melhorada para reduzir as emissões de CO
- Um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes capaz de desenvolver uma potência e um binário máximos de 21 kW (28 cv) e 55 Nm, respetivamente. Assegura o funcionamento elétrico do C4 e do C4 X para as necessidades de binário reduzido, a baixas velocidades, em manobras ou em desaceleração, e auxilia o motor de combustão interna no arranque. Funciona ainda como gerador de carga para a bateria durante as fases de desaceleração, reduzindo, ao mesmo tempo, o desgaste dos travões.
- Um motor de arranque por correia, alimentado a 48V, utilizado para iniciar o motor de combustão interna de forma rápida e reativa.
- Uma nova caixa de velocidades eletrificada, ë-DCS6, de dupla embraiagem, com 6 velocidades, sem interrupções de binário, também concebida especificamente para a tecnologia híbrida. As passagens de caixa são mais curtas e a condução mais confortável. O motor elétrico, o inversor e a ECU estão todos integrados, otimizando o espaço sob o capô.
- Uma bateria de iões de lítio de 48V, com uma capacidade disponível de 432 Wh, está instalada sob o banco dianteiro esquerdo, não causando qualquer impacto no espaço disponível, quer na bagageira, quer no habitáculo, para os passageiros.
- Graças a um conversor de tensão, uma parte da eletricidade produzida pelo motor elétrico de 48V é transformada em 12V, destinando-se à alimentação do equipamento de ambos os modelos, permitindo a inclusão de duas redes elétricas distintas.
ENERGIA ADAPTADA A CADA CASO, CONFORTO PARA TODOS
Lançados em 2021 e 2023 e registando, respetivamente, vendas de 58.740 e 11.350 unidades na Europa em 2023, o C4 e o C4 X são duas berlinas familiares que se distinguem por um conceito de silhueta que combina o estatuto de berlina, o dinamismo de um coupé para o C4 e de um fastback para o C4 X, e a modernidade oriunda dos atributos SUV. Ambos oferecem uma experiência de conforto a bordo única, tornando cada viagem num momento de suavidade e de calma, graças, nomeadamente, à suspensão Citroën Advanced Comfort®, aos bancos Advanced Comfort®, à direção regulável, à acústica silenciosa e ao espaço a bordo.
Esta sensação é reforçada nas versões elétricas, ainda mais suaves e silenciosas em estrada. Precursora do segmento C em termos de autonomia elétrica, a Citroën optou por baterias mais pequenas, menos dispendiosas e mais leves, de modo a contribuir para a redução dos consumos de combustível. Com uma capacidade de carga eficaz de 100 kW, estão perfeitamente adaptadas às deslocações diárias e podem ser utilizadas para viagens longas e sem stress. Esta gama complementa a oferta de motores a gasolina e a gasóleo de elevado desempenho, permitindo aos clientes desfrutar do conforto a bordo e de um design distinto, enquanto escolhem a fonte de energia mais adequada às suas necessidades. Na Europa, as versões elétricas representam 25% das vendas do modelo C4 e 35% das vendas do C4 X.
Com a versão Hybrid 136 do C4 e do C4 X, a Citroën propõe uma solução de mobilidade eletrificada que alia simplicidade, eficácia energética e uma experiência única de conforto, sob um orçamento acessível.