A Arval teve um excelente desempenho em 2023: a frota inclui agora 1.701.540 veículos alugados em todo o mundo, o que representa um crescimento orgânico de 6,9% comparativamente a 2022, muito acima da média do mercado. Foram alcançados progressos significativos no que diz respeito à eletrificação da frota, à mobilidade e aos veículos conectados. Desta forma, as perspetivas para 2024, o último ano do plano estratégico Arval Beyond, são positivas.
Enquanto player no setor de aluguer de veículos a longo prazo, como também no fornecimento de soluções de mobilidade, a Arval intensificou o seu crescimento em 2023, mantendo a dinâmica positiva acumulada nos anos anteriores. Assim, no final de 2023:
- A Arval aumentou a sua frota de veículos alugados em 6,9% em comparação com 2022, com 1.701.540 veículos. Inclui agora 166.363 veículos elétricos a bateria (VEB), mais 85% do que em 2022. No último trimestre de 2023, os VEB representaram 22% das encomendas de veículos novos.
- As grandes empresas internacionais são responsáveis por 440.000 veículos alugados em todo o mundo, o que representa um aumento de 8%.
- Os clientes do segmento empresarial local representam 696.000 veículos, um aumento de 3%.
- O segmento Retalho atingiu 506.000 veículos, um crescimento de 12% em relação a 2022. – Com 105.000 utilizadores ativos e 60.121 veículos, o Arval Flex, o modelo flexível de subscrição (incluindo o aluguer de média duração para profissionais), cresceu 9%.
- O número de veículos conectados ultrapassou a marca de 633.000, um aumento de 39% em relação ao ano anterior.
Com 8.388 colaboradores, a Arval presta serviços a mais de 300.000 clientes em 29 países.
“2023 foi um ano excecional, como ilustrado pelo crescimento da nossa frota alugada, pelos progressos que fizemos em várias áreas e pelo desenvolvimento das nossas parcerias. Podemos estar todos muito orgulhosos das nossas conquistas”, afirma Alain van Groenendael, Presidente e CEO da Arval. “Isto é um bom presságio para as oportunidades e desafios que nos esperam em 2024, que será um ano de transição para o mercado e para a Arval. Com o apoio do BNP Paribas, dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros, continuaremos a impulsionar o nosso crescimento, oferecendo aos nossos clientes um apoio cada vez mais forte à medida que realizam a sua transição energética.”
Também para a Arval Portugal, 2023 foi um ano excecional, tendo a frota crescido quase 12%, muito acima do mercado. “O ano foi marcado pela celebração de novas parcerias estratégicas com fabricantes automóveis e grandes distribuidores que vêm reforçar o nosso compromisso com a transição energética. Fomos precursores no lançamento em Portugal de produtos de mobilidade alternativa como o renting de e-bikes e iniciámos também a atividade de Re-lease, para o segmento de viaturas usadas. Adicionalmente observámos um forte crescimento da utilização da nossa solução de telemática, o Arval Connect, contribuindo para a otimização de consumos e segurança dos condutores.
Por todas estas conquistas, estamos muito confiantes que em 2024 iremos continuar a fazer crescer a nossa frota de forma sustentável, para atingir os objetivos estratégicos definidos no plano Arval Beyond 2020-2024”, diz José Pedro Pinto, Diretor Geral da Arval Portugal
Destaques de 2023
Recorde na eletrificação da frota
Tendo estabelecido uma meta de 350.000 veículos elétricos a bateria e uma meta global de 700.000 veículos eletrificados alugados até 2025, contribuindo para o objetivo de reduzir as emissões de CO2 da frota em 35% em comparação com 2020, a Arval já estava a alugar mais de 166.363 veículos elétricos a bateria no final de 2023, um aumento de 85% em relação a 2022.
Para apoiar a adoção de veículos elétricos, a Arval anunciou recentemente o lançamento de uma nova oferta, a Arval Charging Services, que permite que um veículo seja alugado com uma estação de carregamento e está disponível para empresas e clientes particulares.
A Arval assinou também um acordo internacional com a ChargePoint, um dos principais intervenientes nas redes de carregamento de veículos elétricos. Este acordo permite aos clientes da Arval ter pontos de carregamento no trabalho e em casa, com um sistema de reembolso automático para os automobilistas e acesso a uma rede de mais de 500.000 pontos de carregamento na Europa.
Esta nova oferta de pontos de carregamento faz parte de um leque de soluções já disponibilizadas pela Arval e orientadas para a transição energética, que inclui a utilização não só de veículos elétricos a bateria, mas também de soluções de mobilidade alternativas ou complementares.
Novas parcerias estratégicas
A Arval reforçou a sua colaboração internacional ao anunciar um acordo de cooperação estratégica tripartida com o seu parceiro de longa data Element e a Sumitomo Mitsui Auto Service (SMAS). O acordo permitirá que os clientes globais da Aliança acedam a serviços de aluguer de veículos e gestão de frotas no Japão, Tailândia, Índia e Indonésia. Além disso, a Aliança expandiu-se para incluir a SIXT Mega Rent na Sérvia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina.
Em conjunto, os parceiros da Aliança Global Element-Arval gerem mais de 4,4 milhões de veículos e operam em 56 países nos cinco continentes. A experiência aprofundada e o alcance global oferecidos pela Aliança proporcionam um valor acrescentado significativo aos clientes internacionais da Arval.
Para além de manter fortes parcerias bancárias (principalmente com o BNP Paribas, mas também com o CaixaBank em Espanha e Portugal, o UniCredit Bank na Áustria, o Erste Bank na Eslováquia, etc.), a Arval continuou a trabalhar com outros grandes players do sector automóvel, no âmbito de parcerias estratégicas internacionais como as celebradas com a Hyundai, Kia, Honda, Sixt, Astara, Emil Frey France, MG Motors e Volvo Cars.
A Arval trabalha também através de marcas brancas com parceiros estratégicos. Em janeiro de 2023, a Arval, o BNP Paribas Cardif e o BNP Paribas Personal Finance anunciaram o lançamento da sua parceria com a Jaguar Land Rover, que se centra no financiamento integrado de soluções de mobilidade em nove mercados europeus. Em junho, a Arval intensificou a sua cooperação com o fabricante de automóveis MG Motor, lançando uma oferta conjunta de subscrição de veículos: “MG Auto Abo powered by Arval”. Em outubro, a Arval uniu forças com a marca de veículos elétricos premium ZEEKR, juntamente com o BNP Paribas Personal Finance. Como uma empresa de renting multimarca, a Arval continuará a expandir a seleção de modelos de veículos disponíveis para os clientes e está a preparar-se para anunciar brevemente uma nova parceria internacional.
Inovações que beneficiam tanto a mobilidade como os clientes
Para além de apoiar os clientes na transição energética, a Arval assinou parcerias e lançou várias ofertas para impulsionar a adoção de soluções de mobilidade.
- A implementação de soluções de mobilidade partilhada para colaboradores de empresas teve continuidade em 2023, com a adesão de mais seis países. A oferta de carsharing da Arval está agora disponível em 15 países, com um total de 125.000 reservas efetuadas na plataforma em 2023 em todos os países.
- O Arval Mobility Pass, uma solução simples e inovadora que combina um cartão de pagamento, uma aplicação e uma plataforma de gestão para melhorar a mobilidade de empregadores e colaboradores, foi lançado em 2023 com a Edenred no Brasil, a Betterway em França e a XXImo nos Países Baixos.
- Disponível em 14 países, o Arval Bike Renting registou um aumento de 65% no final de 2023 em comparação com o período homólogo. Para apoiar este crescimento do mercado, a Arval expandiu a oferta de aluguer de bicicletas a longo prazo em França através de uma parceria com a startup especializada Zenride.
- No final de dezembro de 2023, a Arval tinha lançado a sua oferta de renting de veículos usados, o Arval Re-lease, em 21 países, mais cinco do que no ano anterior, proporcionando assim uma solução inteligente que dá aos clientes acesso a veículos de alta qualidade a valores de renting atrativos, bem como o prolongamento da vida útil dos veículos. A frota da Arval Re-lease registou um crescimento anual de 139%, o que demonstra o entusiasmo dos clientes por este novo tipo de oferta.
- A Arval atingiu o marco de 633.000 veículos conectados na sua frota, um aumento de 39% comparativamente ao ano anterior. Isto coloca a Arval no objetivo de conectar 80% da sua frota até 2025. Graças à tecnologia telemática e à inteligência de dados, a solução digital Arval Connect permite aos clientes otimizar os custos da sua frota de veículos, melhorar a segurança dos automobilistas, acelerar a transição energética e gerir as equipas móveis de forma mais eficiente. Com a sua oferta de seguro conectado, a Arval vai ainda mais longe, proporcionando aos clientes uma redução da sua taxa mensal de aluguer, com base no estilo de condução. Lançado com sucesso em Itália, este serviço já regista uma redução para metade dos acidentes rodoviários. Em breve, será implementado em Espanha, nos Países Baixos e na Bélgica.
As ambições da Arval para 2024
Em 2024, o principal objetivo da Arval, num mercado em rápida mudança, será aproveitar o impulso positivo dos últimos anos, com o propósito final de servir os clientes e através do trabalho árduo dos colaboradores altamente motivados e empenhados. No centro da estratégia da Arval estará também a aceleração da transição energética das frotas. Expandir a seleção de veículos elétricos disponíveis, implementar parcerias para o carregamento de veículos, fornecer conhecimentos e aconselhamento aos clientes para o desenvolvimento de políticas de mobilidade que incluam veículos elétricos a bateria e soluções de mobilidade complementares que emitam menos CO2 serão fundamentais para esta ambição. A Arval já começou com o lançamento, a 15 de janeiro, do Arval Charging Services, uma oferta que combina o aluguer de um ponto de carregamento com um veículo elétrico a bateria. Esta oferta completa o sistema de cartões de carregamento na estrada da Arval e o reembolso automático do consumo de eletricidade dos veículos em casa.
Além disso, a estratégia global da Arval para incentivar a mobilidade foi recompensada em 2024 com uma medalha de ouro EcoVadis, colocando a Arval entre as 5% melhores empresas avaliadas. Este prémio reflete o empenho dos colaboradores da Arval em participar em atividades mais sustentáveis a todos os níveis da empresa.
Com a maioria dos objetivos do plano definidos para serem alcançados num futuro próximo, 2024 marcará também a conclusão do Arval Beyond, que foi lançado em 2020. Assim, 2024 será o ano em que a Arval construirá o novo plano estratégico. O plano será anunciado no início de 2025 e marcará um ponto de viragem na história da empresa.
Na sequência dos resultados financeiros de 2023, a Arval publicará o relatório anual a 8 de março de 2024.