Imagine isto, se quiser. Está a navegar na sua plataforma de compras online preferida com uma enorme vontade de comprar um gadget para casa que precisa muito ou talvez a última peça de vestuário da moda. Adiciona entusiasticamente os produtos escolhidos ao seu carrinho de compras online, apenas para ter um pequeno susto no momento de pagar. Pergunta-se, “Mas por que razão os preços subiram tanto?” Afinal, pode ser que tenha caído numa armadilha de custos ocultos.
Bem-vindo a um esquema da Internet que opera silenciosamente por trás daquelas imagens brilhantes de produtos que prometem negócios imbatíveis. Neste artigo, revelamos como os compradores online frequentemente adicionam, sem se aperceberem, artigos sobrevalorizados aos seus carrinhos e a complexa teia criada para manter a constante subida do preço.
A Mão Invisível que Ajusta o Seu Carrinho
A maioria dos compradores online desconhece que artigos de alto preço se introduzem discretamente nos seus carrinhos. As técnicas astutas que as plataformas online utilizam podem parecer saídas de um livro de espionagem moderadamente emocionante; infelizmente, são uma realidade.
Jason Adler, Engenheiro de Software na Repocket, diz, “Muitas plataformas de compras online utilizam o que chamamos de ‘preços dinâmicos’. É uma estratégia sofisticada em que os preços variam de acordo com o perfil e comportamento do comprador no site.” Exatamente, as sacolas que deixou penduradas na sua pasta de ‘itens guardados’ e o seu histórico de navegação servem essencialmente como uma mina de ouro para as plataformas de comércio eletrónico ajustarem os preços.
Alguns exemplos de preços dinâmicos são:
- A Uber e a Lyft cobram tarifas mais altas durante as horas de pico ou quando a procura por viagens é alta.
- As companhias aéreas e os hotéis ajustam os seus preços com base na época do ano, no número de lugares ou quartos disponíveis e no tempo até à partida ou ao check-in.
- A Amazon e outras lojas online alteram os seus preços com base no histórico de navegação, localização e padrões de compra do cliente.
A precificação dinâmica tem algumas vantagens e desvantagens para as empresas e para os consumidores.
Algumas das vantagens são:
- Ajuda as empresas a otimizar as suas receitas e lucros ao captar a disponibilidade do consumidor para pagar.
- Permite às empresas responder rapidamente às alterações na procura e na oferta e competir eficazmente com outras empresas.
- Beneficia os consumidores que são flexíveis e estão dispostos a procurar as melhores ofertas.
Algumas das desvantagens são:
- Pode alienar ou frustrar os consumidores que sentem que estão a ser cobrados de forma injusta ou discriminados.
- Pode criar uma falta de transparência e confiança entre as empresas e os consumidores, levando a críticas negativas ou reclamações.
- Pode ser difícil de implementar e gerir, pois requer dados e tecnologia sofisticados e uma monitorização constante do mercado.
Preços Inflacionados Disfarçados de Pechinchas
Apesar de a beleza da Internet residir na sua capacidade de comparar preços de forma fácil, nem todos os preços com desconto que vê se traduzem em verdadeiras economias. Adler avisa, “Em muitos casos, os preços originais são inflacionados numa grande percentagem para dar uma sensação de desconto maior. Na realidade, os descontos reais são significativamente menores do que os grandes números vermelhos sugerem.“
A precificação enganosa, tal como definida pela FTC, inclui qualquer estratégia de precificação que possa enganar os consumidores, influenciando o seu comportamento ou decisões em relação aos produtos ou serviços disponíveis para compra. Em essência, todas as formas de publicidade, incluindo informações sobre preços, são obrigadas a transmitir informações precisas e a não enganar os consumidores.
Além disso, alguns compradores podem não se aperceber que estão a pagar taxas adicionais ocultas e não reembolsáveis por coisas como envio expresso, embrulho para presente ou extensões de garantia no momento de pagar.
O Tempo Está a Contar: Proteja a Sua Carteira
O jogo do aumento de preços existe desde que o comércio eletrónico foi criado. E não está a abrandar. Se alguma coisa, os meios mais sofisticados ao dispor dos profissionais de marketing digital estão a amplificar esta tendência. Então, como pode defender-se contra este ataque financeiro? Aqui estão três hábitos eficazes:
- Apague o seu histórico de navegação, pois pode contribuir para recalibrar o software de precificação dinâmica.
- Compare os totais reais com diferentes vendedores, em vez de apenas os preços dos produtos anunciados, para identificar cobranças ocultas.
- Use ferramentas de comparação de preços para verificar os preços em várias plataformas.
Adler conclui, “Ser um consumidor informado protege-o de práticas exploratórias de comércio eletrónico.” Portanto, da próxima vez que fizer compras online, lembre-se: quem está avisado, está prevenido.
À medida que o cenário das compras online evolui continuamente, também o seu livro de regras não escrito. Depois de ler isto, agora pode tomar decisões de compras online mais informadas e conscientes. Porque nesta era digital de custos ocultos e preços dinâmicos, a única coisa mais valiosa do que o seu dinheiro é a sua consciência.