A UNICRE, instituição financeira especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e soluções de pagamentos, acaba de registar mais de um milhão de transações realizadas no Metropolitano de Lisboa com recurso à nova modalidade de pagamento contactless em validadores. Lançado em junho de 2023, o project EMV do Metro de Lisboa, em parceria com a UNICRE e a Visa, veio romper com o tradicional modelo de compra prévia de título de viagem, permitindo agora os passageiros ocasionais usufruir de toda a rede do Metro de Lisboa de forma rápida, simples e segura, utilizando apenas um cartão de débito ou crédito, smartphone ou smartwatch com tecnologia contactless nos canais de validação.
Desde o seu lançamento, que esta solução de pagamento contactless, que acompanha as últimas tendências tecnológicas na área da bilhética, tem registando uma procura equilibrada pelos passageiros nacionais e internacionais, com o consumo nacional a representar mais de 60% das operações. Dados que segundo Fernando Carvalho, Administrador da UNICRE, comprovam “a premência de disponibilizarmos no mercado soluções de pagamentos que acompanhem as necessidades dos consumidores. Enquanto instituição especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e pagamentos não podíamos estar mais satisfeitos por assistir a esta reciprocidade dos utilizadores e, principalmente, por ver as nossas soluções a serem aplicadas para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Face ao crescimento do número de utilizadores de tecnologia contactless em Portugal, era fundamental acompanharmos esta tendência e disponibilizamos soluções de pagamentos mais rápidas e cómodas que permitem simplificar o dia a dia dos utilizadores, neste caso os passageiros ocasionais nacionais ou internacionais”.
“Reconhecendo o forte potencial desta tipologia de soluções, na UNICRE estamos a avaliar a possibilidade de expandir esta inovação a novas geografias e em diferentes tipos de transportes públicos, com o objetivo de tornar o acesso da população a estas infraestruturas cada vez mais fácil, rápido e cómodo”, conclui Fernando Carvalho.
Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa em Portugal, acrescenta que “Estes números destacam a importância desta solução de pagamento para a cidade de Lisboa, uma vez que serve tanto residentes como turistas. Através da tecnologia Visa e em parceria com o Metro de Lisboa e a Unicre, estamos a contribuir, por meio de pagamentos digitais, para tornar os transportes públicos mais eficientes e atrativos e, ao mesmo tempo, ajudamos a criar uma cidade mais ecológica.”
Vítor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, sublinha a procura constante da empresa “de formas de inovar e modernizar a experiência para todos os clientes de modo a posicionar-nos como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido. Essa experiência começa quando os nossos clientes adquirem os seus títulos de viagem. “
“Quando celebramos esta parceria, no Verão de 2023, o objetivo foi mudar a vida de quem utiliza o Metropolitano, facilitar o acesso a todos os nossos clientes, assim como reduzir substancialmente a utilização de papel, contribuindo para descarbonização e sustentabilidade ambiental. Este marco foi atingido, em especial através da utilização de passageiros nacionais, o que confirma que o sistema realmente está a tornar a mobilidade mais inteligente e cómoda no uso do transporte público na Área Metropolitana de Lisboa”, destaca Vítor Domingues dos Santos.