• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

30 de Novembro, 2023

Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

30 de Novembro, 2023

Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

30 de Novembro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

    30 de Novembro, 2023

    Novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV: o PHEV mais apetecido chega a Portugal

    29 de Novembro, 2023

    Kia EV9 é finalista do Carro do Ano europeu

    29 de Novembro, 2023

    NOVO MITSUBISHI COLT chega a Portugal

    28 de Novembro, 2023

    “Best Global Brands 2023”: a Mercedes-Benz sobe à sétima posição na classificação das marcas mais valiosas do mundo

    28 de Novembro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022
  • NEGÓCIOS

    MVGM une os escritórios de Espanha e Portugal, para dinamizar o mercado imobiliário, criando a MVGM Iberia

    24 de Novembro, 2023

    Costa Nova Inaugurou uma das fábricas mais sustentáveis do mundo

    12 de Novembro, 2023

    Em Outubro, iServices inaugurou 5 novas lojas em 3 países

    12 de Novembro, 2023

    Pedro Silva lidera área de parcerias estratégicas da Celfocus

    3 de Novembro, 2023

    Costa Cruzeiros reforça estrutura organizacional

    30 de Outubro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Valor anunciado das casas para comprar chega a ser 55% maior do que o que as pessoas procuram

    16 de Novembro, 2023

    Clientes portugueses representaram 73% das transações da RE/MAX Portugal

    14 de Novembro, 2023

    MOME integra a PPI na luta contra a corrupção e o suborno

    5 de Novembro, 2023

    RE/MAX PORTUGAL conquista seis prémios na convenção europeia

    24 de Outubro, 2023

    Zome premeia colaboradores pela sua produtividade com viagens ao México

    24 de Outubro, 2023
  • ESTUDO

    Jovens portugueses elegem alterações climáticas e luta contra o cancro como os desafios que gostariam de vencer

    30 de Novembro, 2023

    10 profissões incomuns que ajudam a pagar as contas

    29 de Novembro, 2023

    E-commerce representará 41% das vendas globais no retalho até 2027

    28 de Novembro, 2023

    7% de todas as deslocações urbanas serão de mobilidade partilhada até 2030

    27 de Novembro, 2023

    Jovens não se preocupam com a quantidade de sal ingerido

    26 de Novembro, 2023
  • DICAS

    Black Friday livre de fraudes: cinco dicas de cibersegurança

    23 de Novembro, 2023

    Por entre os pingos da chuva: dicas para andar de trotinete no outono e no inverno

    7 de Novembro, 2023

    5 razões pelas quais a mobilidade partilhada é benéfica para a cidade

    9 de Outubro, 2023

    Easywalker deixa dicas para a utilização adequada de um carrinho de bebé

    27 de Setembro, 2023

    Emma – The Sleep Company apresenta 8 dicas para ter uma melhor noite de sono neste regresso às aulas

    25 de Setembro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

    30 de Novembro, 2023

    Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

    30 de Novembro, 2023

    Adico estabelece-se na Alemanha e abre a primeira loja de rua

    30 de Novembro, 2023

    Tissot T-Touch Connect Sport Alimentado pela natureza, criado para si

    22 de Novembro, 2023

    Beko inaugura Showroom em Portugal e revela principais preocupações dos portugueses para tornarem os lares mais eficientes

    13 de Novembro, 2023
  • DESTINOS

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023

    Costa Cruzeiros lança novo programa para explorar o Mediterrâneo em 2023

    1 de Março, 2023

    COSTA CRUZEIROS apresenta itinerários para viagens em 2023

    6 de Fevereiro, 2023

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    5 maiores erros cometidos na altura de escolher o tom de batom

    2 de Novembro, 2023

    Avon apresenta “O Futuro da Beleza”

    3 de Outubro, 2023

    5 dicas infalíveis para prolongar o seu bronzeado

    10 de Setembro, 2023

    Avon traz-lhe 5 dicas para uma maquilhagem de verão perfeita

    12 de Agosto, 2023

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Equipa astara, liderada por Laia Sanz e Patricia Pita, a postos para o Dakar 2024

    27 de Novembro, 2023

    A BWT Alpine F1 Team apresenta uma coleção cápsula em colaboração única com a Palace e a KAPPA

    24 de Novembro, 2023

    Filipe Albuquerque vencedor do Prémio Goodyear Wingfoot 2023

    21 de Novembro, 2023

    Lancia e Departamento Heritage da Stellantis certificam o Lancia Delta de Miki Biasion

    10 de Novembro, 2023

    “O que queremos que seja a Inteligência Artificial?”: Centro de IA Responsável debateu o futuro da IA em Lisboa

    29 de Novembro, 2023

    Docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra distinguidos pela Ordem dos Médicos

    29 de Novembro, 2023

    Schindler regressa com segunda edição “Women Back to Business”

    27 de Novembro, 2023

    Guimarães vai reunir especialistas em educação ambiental

    26 de Novembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    “88 Vozes sobre Inteligência Artificial”: um livro Iscte Executive Education, nas livrarias

    22 de Outubro, 2023

    Associação Portuguesa de Seguradores lança novo livro para sensibilizar os mais jovens para os riscos e vantagens da micromobilidade urbana

    29 de Setembro, 2023

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    Jovem designer formado pelo MODATEX finalista num dos mais importantes festivais de moda do mundo

    12 de Fevereiro, 2023

    Pfizer aposta nos mais novos para apelar à utilização responsável de antibióticos

    30 de Novembro, 2023

    Pulmonale junta mais de 300 pessoas em jogo contra o cancro do pulmão

    21 de Novembro, 2023

    Liga Portuguesa Contra a SIDA assinala a Semana Europeia do Teste

    19 de Novembro, 2023

    Campanha de sensibilização do Cancro da Próstata chega a 90 centros comerciais

    17 de Novembro, 2023

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lidl Portugal aposta em preçários digitais, permitindo, por ano, uma poupança de pelo menos 108 toneladas de papel em todas as suas lojas

    16 de Abril, 2023

    Um envolvimento real marcará o ritmo nos objetivos climáticos

    11 de Abril, 2023

    Apenas 1 em 4 portugueses estão disponíveis para fornecer dados para que a IA faça algo por eles

    25 de Novembro, 2023

    Black Friday livre de fraudes: cinco dicas de cibersegurança

    23 de Novembro, 2023

    Fortinet partilha conselhos de segurança para proteção dos jovens na Internet

    22 de Novembro, 2023

    Tecnologia será a chave para o sucesso nas cinco maiores empresas por setor em 2024

    21 de Novembro, 2023

    Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

    30 de Novembro, 2023

    Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

    30 de Novembro, 2023

    Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

    30 de Novembro, 2023

    Pfizer aposta nos mais novos para apelar à utilização responsável de antibióticos

    30 de Novembro, 2023
Creative News
Home»Estudo»Estudo eDreams ODIGEO: em 2023 os portugueses deram preferência a destinos próximos e viagens de curta duração
Estudo

Estudo eDreams ODIGEO: em 2023 os portugueses deram preferência a destinos próximos e viagens de curta duração

Lisboa está entre os 10 destinos preferidos dos viajantes a nível global em 2023, e também entre os 10 destinos que registam mais reservas para o próximo ano.
16 de Novembro, 2023
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A eDreams ODIGEO, a principal plataforma de subscrição de viagens do mundo e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, acaba de publicar o seu estudo anual “A Year in Travel 2023”, que oferece uma visão geral das preferências e comportamentos dos viajantes durante este ano e prevê algumas das principais tendências que vão marcar o próximo.

 

Os destinos preferidos dos portugueses

Este ano, e como já vem sendo habitual, Paris voltou a ser o destino de eleição dos viajantes portugueses – e não apenas deles, foi também a cidade para onde os dados da eDreams indicam que mais pessoas viajaram a nível global. Seguiu-se Madrid e depois Londres, e outros destinos populares para os portugueses foram Barcelona, Funchal, Ponta Delgada, Bruxelas, Lisboa, Luxemburgo e Porto. Desta forma, destaca-se uma tendência clara para fazer viagens na Europa e para destinos cada vez mais próximos, por vezes sem sequer sair do nosso próprio país.

Entre as cidades que os portugueses mais pesquisaram para visitar este ano, encontram-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid – o que permite perceber que acabaram por viajar maioritariamente para os locais em que inicialmente pensaram.

Por outro lado, os destinos cujo volume de viagens mais cresceu em 2023 face ao ano passado, em termos de reservas efetuadas, foram Bilbau (45%), Málaga (45%) e Palma de Maiorca (31%), todos eles em Espanha. Globalmente, os destinos que registaram um maior crescimento das reservas em comparação com 2022 foram também Bilbau (54%); Bangkok, na Tailândia (49%); Las Vegas, nos EUA (28%); e ainda Casablanca, em Marrocos (27%).

 

Os hábitos de reservas dos portugueses

A eDreams ODIGEO olhou também para os hábitos de viagem dos portugueses em 2023, nomeadamente a duração das suas estadias, a antecedência com que efetuaram reservas e a distância das viagens realizadas.

Tal como nos dois anos anteriores, os portugueses parecem continuar a dar grande preferência a viagens curtas, de 3-4 dias (41%). Seguem-se as estadias de duração média, entre 7-13 dias (19%) ou 5-6 dias (17%), e apenas uma minoria escolheu realizar viagens mais longas do que duas semanas – 14-20 dias (4%) ou mais de 21 dias (4%).

No que toca às reservas, a maioria (62%) dos inquiridos marca as suas viagens com cerca de um mês de antecedência.

A eDreams ODIGEO pôde ainda perceber que os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa (78%) do que viagens dentro do próprio país (15%) ou para fora do continente europeu (7%). Apesar de a diferença ser muito ligeira (14% em 2022 vs 15% em 2023), observou-se um aumento das viagens nacionais, o que pode demonstrar que os portugueses estão a dar mais valor a conhecer o nosso próprio país mais a fundo.

 

Portugal na mira dos viajantes internacionais

Este estudo da eDreams ODIGEO permitiu ainda perceber a proveniência da maioria dos viajantes que nos chegam: França (34%) destaca-se amplamente, seguindo-se Espanha (15%), Alemanha (11%) e Reino Unido (9%).

Por outro lado, Lisboa parece estar na mira dos clientes da eDreams a nível internacional:

  • Figura no Top 10 de destinos para onde mais viajaram em 2023 (8º lugar);
  • Foi a 11ª cidade mais pesquisada nas plataformas da empresa durante este ano;
  • Está em 10º lugar do ranking de destinos com mais reservas já registadas para 2024.

 

As tendências de 2023

As viagens a solo já tinham sido uma tendência em 2022, mas mantiveram-se em alta ao longo deste ano. Um estudo recente da eDreams revelou que ‘ter controlo sobre as decisões tomadas em férias’ é o principal fator que motiva os viajantes a partir de férias sozinhos. As preocupações com a segurança reduziram-se significativamente este ano, e as férias de praia ou para destinos culturais são as que mais agradam aos viajantes a sós.

Por outro lado, seja para fugir dos ecrãs e do escritório, ou com o propósito claro de fazer um retiro ou praticar exercício físico, o bem-estar surgiu como uma das novas tendências de viagem mais quentes a nível mundial. De facto, segundo outro estudo recente da eDreams, a grande maioria viajantes disse planear as suas viagens tendo em mente a sua saúde física e emocional e que viajar contribuía positivamente para a sua saúde mental. Prevê-se um ‘boom’ no turismo do sono, juntamente com as “viagens transformacionais” centradas no ioga, na espiritualidade, na escrita, na desintoxicação ou no exercício.

Este ano, foi possível compreender também que as redes sociais estão a influenciar cada vez mais as escolhas de destinos de férias, à medida que os influenciadores do Instagram e, sobretudo, do TikTok mostram a uma nova geração de viajantes um vislumbre daquilo que os locais têm para oferecer.  As redes sociais estão a tornar o mundo mais acessível, oferecendo dicas e orientações sobre orçamentos, segurança, locais a não perder e “jóias escondidas”. Também se prevê que o TikTok se torne definitivamente na plataforma de redes sociais que mais influencia os viajantes.

Finalmente, em 2023 o set-jetting – viajar para locais onde foram gravados filmes e séries famosos – inspirou um número recorde de viajantes em todo o mundo. A televisão e o cinema parecem quase assumir o papel do agente de viagens, deixando as pessoas mais ávidas do que nunca pelos cenários e locais que adoram nos ecrãs. Dados da eDreams ODIGEO revelaram um aumento do set-jetting após os Óscares de 2023: após o lançamento do filme Fabelmans, por exemplo, registou-se um aumento de viagens para Los Angeles; e, após o lançamento de Tár, as reservas para Nova Iorque aumentaram em comparação com o ano anterior. Os meios de comunicação social têm-se deliciado com as histórias por detrás dos locais de filmagem de filmes como Barbie ou Indiana Jones; de séries como White Lotus ou Game of Thrones, e os jogos de vídeo também estão a alimentar um interesse crescente nos destinos, incluindo Califórnia, Tóquio e Himalaias.

 

Um primeiro olhar sobre 2024

Por fim, o estudo da eDreams ODIGEO quis ainda olhar para o futuro das viagens, em particular no próximo ano. Foi possível concluir que as reservas dentro do continente europeu parecem manter-se na mira dos viajantes portugueses – sendo Paris, Funchal, Barcelona e Amesterdão os destinos que já registam mais reservas para 2024.

Exatamente como aconteceu no ano passado, por esta altura, os destinos que os portugueses mais têm pesquisado para viajar no próximo ano são Paris, São Paulo, Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque, indicando um desejo por viagens de longa distância.

O ano de 2024 está repleto de grandes eventos desportivos internacionais – incluindo os Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos e o Euro 2024 –, o que decerto impactará as escolhas de viagens a nível internacional. Os Jogos Olímpicos realizam-se entre 26 de julho e 11 de agosto, e as pesquisas globais para viajar para Paris já aumentaram 41%, em comparação com as mesmas datas em 2023. O 20º aniversário do Grande Prémio do Bahrein de Fórmula 1 já levou as pesquisas globais de viagens para o fim de semana de 2 de março a aumentar 183% em comparação com o ano passado. O interesse em viajar para a Alemanha durante o mês do Campeonato Europeu de futebol, de 14 de junho a 14 de julho, também aumentou 36% em relação ao ano passado.

Também somos inspirados a viajar pelo desejo de conhecer o mundo e estimular a nossa cultura. Bodø, na Noruega, será a Capital Europeia da Cultura 2024, e dados da eDreams ODIGEO já revelam um aumento de 72% nas pesquisas globais para viajar para lá, em comparação com 2023. Para além disso, espera-se que a Roménia adote o euro a partir de 1 de janeiro, e os nossos dados revelam já um aumento de 90% nas pesquisas de viagens para este país em 2024, em comparação com 2023.

 

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, comentou: “A nossa investigação mostra que as viagens continuam a ser uma parte muito importante da vida das pessoas. Quando olhamos para o mapa global de viagens de 2023, os pontos de interesse tradicionais como Paris, Barcelona e Londres continuam a ser os favoritos; mas também assistimos ao crescimento da popularidade de novos locais como Bangkok, Casablanca e Marraquexe. Isto é realmente empolgante, pois mostra como os viajantes estão a abraçar a infinidade de opções, informações e inspiração disponíveis graças a novas tecnologias como a IA e plataformas de redes sociais cada vez mais influentes como o TikTok.

No que respeita ao próximo ano, esperamos que os viajantes aproveitem a oportunidade para descobrir novos destinos, aproveitando a imensa escolha que têm ao seu alcance. Mais uma vez, embora Paris e Londres ocupem os os lugares de topo das reservas até agora, estamos a ver os clientes a procurar diversos locais na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália. O ano de 2024 também se caracteriza por um calendário desportivo muito preenchido e já estamos a ver que isso tem um grande impacto – por exemplo, as pesquisas por Paris aumentaram 41% para o período dos Jogos Olímpicos, em comparação com o mesmo período do ano passado.

2023 foi um ano movimentado e emocionante para as viagens a nível mundial. De um modo geral, os dados mostram que, em todo o mundo, continua a existir um profundo desejo e paixão por viajar – e não esperamos que isso mude tão cedo.”

 

Metodologia

O estudo “A Year in Travel 2023” da eDreams ODIGEO compila dados de reservas das marcas de agências de viagens online da empresa (eDreams, Opodo, Go Voyages e Travellink) entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2023, em comparação com as mesmas datas de 2022. Os dados são provenientes dos principais mercados europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia) e dos EUA. As datas das viagens consideradas são 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023, em comparação com as mesmas datas de 2022 e 2024.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorValor anunciado das casas para comprar chega a ser 55% maior do que o que as pessoas procuram
Próximo Pleo reforça aposta em Portugal com abertura de novo hub em Lisboa

Relacionados

Jovens portugueses elegem alterações climáticas e luta contra o cancro como os desafios que gostariam de vencer

30 de Novembro, 2023

10 profissões incomuns que ajudam a pagar as contas

29 de Novembro, 2023

ÚLTIMAS
Lançamentos

Frio em casa? Saiba por qual sistema de aquecimento optar

30 de Novembro, 2023

Falta cerca de um mês para o começo do inverno e os termómetros tendem a…

Heineken® lança a primeira cerveja 0.0 de pressão em Portugal

30 de Novembro, 2023

Volvo Cars tem nova unidade de negócio: Energy Solutions

30 de Novembro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.