A Costa Cruzeiros anuncia a evolução da sua estrutura organizacional através de mudanças relevantes que entrarão em vigor a partir de 1 de novembro de 2023.
Roberto Alberti assumirá o novo cargo de Senior Vice President and Chief Corporate Officer reportando diretamente a Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros.
Neste novo cargo, Roberto Alberti irá liderar as funções de Finanças, TI, Jurídico, Comunicação Corporativa e Relações Governamentais. A sua experiência na área comercial ajudará a reforçar a contribuição destas funções para o aumento do negócio e impacto nas receitas. Na Costa há mais de 15 anos, Roberto Alberti ocupou vários cargos de crescente responsabilidade em Itália e no estrangeiro, dando um contributo fundamental para a definição do plano de desenvolvimento sustentável e da estratégia do mercado global. Desde março de 2021, quando foi nomeado Diretor Comercial, deu um impulso significativo às atividades de vendas e marketing nos diferentes mercados em que a empresa opera.
Francesco Muglia aumenta as suas responsabilidades atuais e assume o cargo de Senior Vice President Global Marketing and Sales, reportando diretamente a Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros.
Nesta nova função, Francesco Muglia terá como objetivo, integrar eficazmente as áreas de marketing e vendas em todos os canais, incluindo o departamento de Direct Sales, pelo que assume também a responsabilidade de todas as atividades de marketing e vendas nas diferentes áreas de negócio a nível mundial, que nesta nova estrutura lhe reportarão diretamente. Na Costa Cruzeiros desde 2016, o executivo ocupou inicialmente o cargo de Global Customer & Marketing Intelligence Director. A sua progressão profissional inclui funções de responsabilidade de forma mais ampla e transversal, incluindo a de General Manager Iberia Region (Spain and Portugal) que desempenhou até setembro de 2023, quando foi nomeado Vice President Global Marketing and Source Markets. Para além destas áreas, a função de Brand PR & Sustainability também ficará sob a responsabilidade de Francesco Muglia.
Giovanna Loi vai assumir o cargo de Vice President Marketing and Customer Experience Innovation, juntando-se à Costa a partir do dia 6 de novembro, reportando diretamente a Francesco Muglia.
A executiva vai coordenar os departamentos de Global Brand & Advertising, CRM & Loyalty, Customer Experience Innovation & On-Board Communication, Omnichannel Media, Marketing Intelligence and Marketing Planning, que anteriormente estavam sob a alçada de Francesco Muglia.
Giovanna Loi é uma profissional altamente qualificada com uma vasta experiência no setor de marketing e consultoria. Atualmente a desempenhar as funções de Chief Digital Officer no GroupM Itália, a empresa líder mundial em investimento de media, Giovanna Loi tem sido responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias de marketing inovadoras que impulsionam o crescimento do negócio, desempenhando um papel fundamental na promoção das empresas em novas áreas de automação, inovação de produto, análise avançada e transformação digital de negócio, ajudando-as a moldar as suas capacidades e uma cultura orientada para a tecnologia e dados. Para além das suas realizações profissionais, Giovanna Loi é reconhecida pelas suas competências de liderança, capacidade de criar e motivar equipas de alto desempenho e executar programas de gestão de mudança.
“Francesco Muglia e Roberto Alberti têm desempenhado um papel decisivo e contribuído significativamente para o recente reposicionamento da nossa marca. Ao longo da sua carreira na Costa, adquiriram também uma experiência 360°, dando um forte impulso aos nossos programas de marketing e atividades de vendas em todos os mercados, através de iniciativas inovadoras e muito bem-sucedidas”, afirma Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros. “Enfrentamos novos desafios comerciais, sempre com o objetivo de satisfazer plenamente os nossos clientes, com foco numa melhoria contínua. Estou confiante de que esta nova estrutura organizacional vai permitir-nos alcançar novos e importantes sucessos”.