Os travões são o sistema de segurança ativa mais importante de um veículo e, em particular, o ABS, que salvou milhares de vidas nas últimas décadas. Por este motivo, a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, identificou as quatro partes do sistema de travagem de um carro que devem ser sempre monitorizadas, pois além de evitar acidentes, também evita um “susto” económico, com avarias que podem custar até algumas centenas de euros.
Assim, dentro do sistema de travagem, o bom estado do líquido dos travões é um elemento que por vezes passa despercebido. Este fluido absorve a humidade e as suas propriedades específicas evitam a oxidação das peças metálicas por onde circula, além de cuidar das peças de borracha por onde também circula.
Por todas estas razões, a Euromaster recomenda uma tarefa simples como a substituição do líquido dos travões – que pode custar entre 40 e 80 euros. Após substituição é necessário sangrar o sistema, para que todo o circuito receba corretamente o líquido livre de oxigénio, isso ajuda a evitar uma possível oxidação no sistema e a prevenir uma avaria muito grave como é a substituição do corpo do ABS, que tem valores na ordem das centenas de euros.
O segundo componente do sistema de travagem a ter em conta são as pastilhas de travões, que devem ser controladas periodicamente. O custo da sua substituição, se estiverem em mau estado, varia geralmente entre 80 e 150 euros. Se não forem substituídas atempadamente, podem danificar o terceiro componente essencial, os discos, cuja substituição custa, em média, entre 200 e 350 euros por eixo.
O quarto elemento a vigiar são os tubos de travão, um componente simples de verificar e substituir, que por norma representam um baixo investimento. No entanto, no caso de haver uma falhar, um dano ou fissuras, podem perder a potência de travagem numa manobra de emergência e, não conseguir evitar um acidente.
Por fim, a Euromaster recomenda que, ao menor sinal de uma possível falha no sistema de travagem (pedal do travão esponjoso, sons metálicos ou rangidos durante a travagem, etc.), a melhor opção é levar o veículo a uma oficina onde um profissional qualificado possa detetar o possível problema.