A eletromobilidade está no ADN da IVECO BUS: com mais de 20 anos de experiência, abriu caminho a gerações de tróleis, autocarros híbridos e autocarros elétricos a bateria com a sua gama E-WAY. O E-WAY de nova geração, concebido para responder às missões mais exigentes, eleva uma vez mais a fasquia do desempenho.
- Ainda maior modularidade e flexibilidade no armazenamento de energia em todas as versões.
- Carregamento em depósitos de recolha agora também disponível para as versões articuladas.
A IVECO BUS não pára de desenvolver a sua gama E-WAY, de modo a oferecer sempre aos seus clientes o melhor em termos de eletromobilidade, sendo a nova geração o último passo em frente rumo à mobilidade sem carbono. Foi concebida para oferecer maior modularidade e flexibilidade no armazenamento de energia em todas as versões, bem como carregamento em depósitos de recolha, solução agora também disponível para as versões articuladas, bem como o carregamento ocasional através de pantógrafo ascendente nas versões de 12 metros de comprimento.
Podendo contar com 5 a 9 packs de baterias, consoante a versão, o E-WAY de nova geração responde às necessidades mais exigentes dos operadores em termos de autonomia diária e de capacidade de passageiros. Estão equipados com a mais recente tecnologia de baterias NMC industrializada especificamente pela FPT Industrial para a IVECO BUS, cuja capacidade unitária atinge os 69,3 kWh. A capacidade alargada das baterias permitirá uma autonomia máxima de 400 km, dependendo das condições de operação.
Distribuídas pelo tejadilho e pelo compartimento traseiro, as baterias fornecem ao E-WAY de 9,5 metros de comprimento uma capacidade energética de 346 kWh com 5 packs, e um máximo de 416 kWh nas versões de 6 packs, para a variante de 10,7 metros de comprimento. Estes autocarros médios podem ser carregados no depósito de recolha: o E-WAY de 12 metros de comprimento, com uma combinação de 5 a 7 packs, tem uma capacidade total de 346 kWh, 416 kWh ou 485 kWh. As versões articuladas oferecem uma escolha de 6 a 9 packs de baterias, de 416 kWh, 485 kWh, 554 kWh ou 624 kWh. Tanto as versões de 12 metros como as de 18 metros de comprimento aceitam carregamento em depósito de recolha, através de uma ficha CSS Combo 2, bem como carregamento ocasional com pantógrafo descendente ou ascendente.
Os E-WAY de nova geração apresentam, também, uma nova instalação dos suportes de baterias no tejadilho, que permite um acesso fácil para as operações de manutenção, com a vantagem da altura ficar abaixo dos 3.300 mm.
O E-WAY está agora equipado com o novo motor elétrico SIEMENS Elfa III, com 310 kW de potência máxima (3.000 Nm) para as versões de 9,5 m, 10,7 m e 12 m de comprimento, e o motor elétrico de 375 kW (4.000 Nm) para a versão articulada de 18 m de comprimento, bem como com um novo eixo dianteiro de 8,2 toneladas.
Para maior conforto térmico, o E-WAY de nova geração integra, também, uma bomba de calor a CO2 com um sistema de distribuição de ar melhorado.
Em comparação com a geração anterior E-WAY, as novas tecnologias e as novas baterias – que apresentam a maior densidade energética do mercado (180 Wh/kg) – permitem otimizar o equilíbrio entre a capacidade de passageiros e a energia disponível a bordo.
Os autocarros de 12 m e 18 m de comprimento estarão ainda disponíveis em versões BRT (Bus Rapid Service), denominadas LINIUM.