A pick-up T90 e o camião EH300, duas novas propostas 100% elétricas, vão ser os principais destaques da participação da Maxus, marca representada em Portugal pela astara, no SAHE – Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, que se realiza entre 13 e 15 de outubro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Reforçando o pioneirismo da Maxus na oferta em Portugal de uma gama completa de viaturas totalmente elétricas para o mercado profissional, os dois novos modelos, que fazem agora a sua estreia nacional, representam mais um importante passo da marca na disponibilização de soluções de mobilidade sustentável e energeticamente mais eficientes, assentes em tecnologia de vanguarda.
Os dois novos modelos vêm juntar-se aos eDeliver3 e eDeliver9, também 100% elétricos e disponíveis nas versões furgão e chassis cabina em diversas variantes.
Maxus T90: ponta de lança de um novo paradigma
Primeira pick-up 100% elétrica do mercado nacional, já disponível na rede de concessionários da marca, a Maxus T90 destaca-se por agregar um conjunto de importantes atributos em matéria de conforto e versatilidade de utilização, tanto em estrada como fora dela, com as vantagens únicas que proporciona a mobilidade totalmente eletrificada.
A Maxus T90 estará equipada com um motor elétrico de 130 kW de potência (o equivalente a 177 cv) e um binário de 310 Nm, associado a uma bateria com uma capacidade de 89 kWh. A autonomia é de 330 km, em ciclo combinado, ou de 471 km, em ciclo urbano (norma WLTP). Em apenas 45 minutos é possível recarregar a bateria até 80%, utilizando um carregador rápido de 80 kW.
O amplo habitáculo da cabina dupla e com cinco lugares é marcado pelo estilo contemporâneo e elegante, onde pontificam um painel de instrumentos digital, um ecrã tátil de 10,25 polegadas com ligações Apple CarPlay® e Google Android Auto™ a dispositivos móveis, uma câmara de marcha-atrás, entre outros equipamentos de elevado valor tanto para uma utilização profissional como de lazer.
No campo da segurança, a nova T90 possui também um extenso equipamento de série, nomeadamente sensores de chuva e de luz, assistência de arranque em subida (HAS), aviso de colisão frontal (FCW), sistema de controlo de descida (HAS), sistema de monitorização de pressão dos pneus (TPMS), entre outros.
No exterior com aparência desportiva destacam-se as luzes diurnas de LED, os estribos laterais para facilitar o acesso e a grelha frontal em aço inoxidável.
EH300: tecnologia e eficiência para tarefas exigentes
O novo EH300 é um camião chassis-cabina com 7.5T de peso bruto que se distingue pela elevada eficiência operacional e de utilização. O modelo já está disponível para encomenda, prevendo-se a entrega das primeiras unidades em janeiro de 2024.
A nova proposta elétrica da Maxus no segmento de camiões distingue-se pela elevada eficiência do conjunto baterias e motor elétrico, especialmente concebido para utilização profissional. Integrando quatro baterias que perfazem um total de 127,74 kWh, o EH300 oferece uma autonomia de 213 km em ciclo combinado (WLTP) e mais de 400 km em regime urbano (WLTP). A reposição da carga da bateria faz-se em apenas 1,5 horas num carregador rápido de 102 kW.
As performances são, igualmente, ajustadas ao fim a que se destina o EH300: além da potência máxima de 110 kW (equivalentes a 150 cv), o novo modelo debita um binário de 1200 Nm, o que atesta bem da capacidade de força disponível, mesmo nas circunstâncias mais exigentes. A capacidade de carga é igualmente elevada e ascende a praticamente quatro toneladas (3.990 kg).
O EH300 oferece, de série, uma extensa lista de equipamento, incluindo dotações de segurança ativa e passiva de última geração, como o sistema avançado de travagem de emergência (AEBS), sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), aviso de passagem de faixa de rodagem (LDW), aviso de colisão frontal (FCW), sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), controlo de estabilidade, câmara de marcha-atrás, luzes diurnas, entre outros. A bordo, estão disponíveis de série elementos como o ar condicionado, painel de instrumentos digital, volante multifunções ou cruise control.
Garantia alargada e ampla rede de distribuição
Ambos os modelos contam com uma garantia geral de 3 anos ou 100.000 km, à semelhança do que ocorre com a restante gama da marca. Quanto à garantia para a bateria de tração, no caso da pick-up T90 é de 8 anos ou 160.000 km, enquanto no EH300 é de 5 anos ou 200.000 km.
Beneficiando da ampla experiência da astara no setor da distribuição automóvel, a Maxus conta já com 17 parceiros de negócio espalhados por todo o território nacional (continente e ilhas), num total de 20 pontos de venda e de assistência técnica.