Começava há um ano a aventura da primeira Loja Certificada LEGO (LCS) a abrir em Portugal, em parceria com a Percassi. O Centro Colombo foi o palco escolhido e a receção dos portugueses acima das melhores expetativas, sendo que, cinco minutos após a abertura, já havia prateleiras vazias e fila para entrar na loja. Um ano volvido, e a loja continua a encantar os visitantes com os brinquedos que cativam miúdos e graúdos há mais de 90 anos.
Nas lojas LEGO, além das prateleiras que fazem sonhar e convidam a brincar, há sempre muito mais para fazer e ver. A de Lisboa foi uma das primeiras da Europa a ter uma Minifigure Factory — máquina que permite a impressão personalizada de torsos de minifiguras —, além de ter também murais, esculturas gigantes, mesas para brincar, a Pick a Brick Wall — uma parede onde se podem comprar peças avulso — e o espaço Build a Minifigure (BAM), que permite a composição de minifiguras exclusivas com n combinações possíveis entre acessórios, cabelos, pernas, torsos e cabeças.
Somando as minifiguras que saíram da “fábrica” e do BAM, os portugueses já personalizaram 36 199 minifiguras, mais do que a população residente de municípios como Beja, Lagos ou Bragança.
Na Pick a Brick Wall, onde os fãs podem escolher peças avulso, pagando o valor do copo, foram já vendidos 5116 copos de peças, o equivalente a 105 kg, sendo as peças na parede frequentemente atualizadas, para que esta continue atrativa.
Na quinta-feira, 12 de outubro, o Grupo LEGO organiza o seu segundo Dia Mundial da Brincadeira — um dia dedicado a enaltecer os benefícios e a alegria que a brincadeira proporciona — e, para incentivar as famílias a encontrar um momento para brincar, a festa de aniversário da loja terá lugar nesta data.
Das 18h30 às 20h30, a loja tem muito gosto em receber as famílias que queiram participar nos seus desafios de construção alusivos ao aniversário, porque brincar é um superpoder que a marca quer celebrar.
«Sabíamos que havia muita expetativa em Portugal para a abertura de uma loja LEGO, pois era um pedido recorrente dos fãs, mas os resultados ultrapassaram até as nossas melhores previsões. Este aniversário é muito especial, não só por sabermos do carinho com que os portugueses tratam a LEGO, como também por o celebrarmos no Dia Mundial da Brincadeira, que é uma data muito importante para nós.» Diz Rossana Mastrosimini, Channel Director das Lojas Certificadas LEGO no Oeste Europeu: «Estamos ansiosos por mais um ano a despertar a criatividade dos portugueses e de muitas construções juntos, porque acreditamos que a brincadeira é um superpoder, e o nosso objetivo é encorajar as pessoas a desenvolver esse poder.»
A marca anunciou no início deste ano a abertura de uma nova loja, no NorteShopping, no Porto, para o outono de 2023, a primeira do norte do País.
Curiosidades sobre a Loja Certificada LEGO de Lisboa:
– No dia da abertura, apesar de o corte da fita ter sido às 11h00, houve fila desde as 9h00 para entrar na loja, sendo que se manteve até às 15h00, com pessoas dos vários cantos de Portugal, como Leiria, Porto e Paredes de Coura, que quiseram ser dos primeiros a entrar na primeira loja certificada LEGO no País;
– Os sets LEGO® Icons Titanic (10294) ou o LEGO® Ideas Farol Motorizado (21335) esgotaram no próprio dia da abertura;
– A Minifigure Factory tem elementos de homenagem a Lisboa, exclusivos desta loja, como o pastel de nata, a típica sardinha de Lisboa, a bica e a guitarra portuguesa;
– Nesta Minifigure Factory, já foram criadas 11 974 minifiguras por fãs de todas as idades;
– Na Pick A Brick Wall, onde os fãs podem comprar peças avulso, pagando o valor do copo, foram já vendidos 5116 copos de peças, o equivalente a 105 kg de elementos LEGO;
– Além do habitual mural que retrata a cidade que recebe a loja, foram criadas duas obras especificamente para homenagear Lisboa: um mosaico a celebrar os azulejos portugueses, com mais de 88 mil peças — que levou mais de 360 horas a ser construído — e uma estátua com música de uma fadista à escala humana, acompanhada de um Galo de Barcelos, que pesa 67 kg e foi construída com quase 35 mil peças, tendo levado mais de 140 horas a completar.