A Montana XR1 125 é, sem dúvida, uma referência no mundo Adventure; foi uma pionera, em 2017, ao introduzir este segmento dentro do mercado de motos de baixa cilindrada. A excelente aceitação por parte do mercado, tornou-a imediatamente no modelo número 1 de vendas da MACBOR. Com este modelo, a marca espanhola entrou no mundo “Adventure” – até então limitado a modelos de média e grande cilindrada – e alargou-o a um público muito maior, que abrange tanto os jovens com carta de condução A1, como os automobilistas com a carta B1 ou motociclistas experientes que procuram uma “Adventure” simples e de fácil manuseio.
Montana XR1 125: 100% trail, 100% MACBOR
La Montana XR1 é uma fiel representante do ADN Macbor: aventura, liberdade e paixão pelas motos. É, por isso, mais que um top seller da marca: é também um pilar na construção da comunidade de clientes da MACBOR. Uma comunidade muito fiel que conseguiu construir, apesar da “tenra” idade da Marca, um sentimento de pertença e um nível de interação realmente surpreendentes… que não mostram sinais de abrandamento.
E, para continuar a sua evolução, a MACBOR Montana XR1 renova-se por completo, tanto em design como em componentes – um modelo totalmente novo com a mesma assinatura. A nova Montana XR1 segue como uma verdadeira Trail e uma moto realmente polivalente, ideal tanto para as deslocações urbanas diárias como para enfrentar qualquer tipo de aventura.
“Designed in Barcelona”
À primeira vista, o que se destaca de imediato é o design moderno da MACBOR Montana XR1 é seu. O visual atraente desta MACBOR Trail 125 é o resultado do intenso trabalho da equipa de design da MACBOR, em Barcelona: uma fusão muito bem conseguida entre a atenção às novas tendências de design e a fidelidade à genuína filosofia Trail.
O novo design da XR1 comporta um moderno guarda-lamas dianteiro que dispensa o “bico de pato” em prol de linhas mais esguias, o caraterístico grupo ótico dianteiro com tecnologia Full LED – composto por três óticas divididas por um “X” e luz diurna nas laterais – que imprime uma maior personalidade, e carenagens laterais aerodinâmicas em forma de boomerang. A ergonomia (assento, configuração do guiador, etc.) também teve grande relevância no design deste modelo, de forma a garantir o máximo de conforto tanto no asfalto como fora de estrada.
A mais recente tecnologia
A nível mecânico, a XR1 recorre à mais recente tecnologia e aos melhores componentes da marca disponíveis nesta cilindrada. O motor é monocilíndrico a 4 tempos e refrigeração líquida, duplo comando de válvulas e contra peso do motor, para minimizar as vibrações. Isto é essencial em termos de conforto de condução, com um motor potente e progressivo tanto no dia-a-dia como nas etapas mais complicadas da condução fora da estrada. A Montana XR1 está equipada, como não poderia deixar de estar sendo uma verdadeira Trail, com jantes raiadas de 17” em ambas as rodas e pneus mistos que oferecem o equilíbrio perfeito para o uso na estrada e fora dela!
Os travões e suspensões também se encontram à altura deste conjunto: o disco tipo “wave” de 265 mm dianteiro com pinça de 3 pistões e o disco traseiro de 240 mm, também de tipo “wave”, com 1 pistão asseguram a máxima segurança, enquanto que a forquilha invertida da suspensão dianteira e o mono-amortecedor regulável dotado de um sistema progressivo por bielas proporcionam conforto em qualquer tipo de terreno e condição de uso.
O seu equipamento também se destaca pela qualidade e funcionalidade. Destaque para o painel de instrumentos totalmente digital, com um ecrã LED de 5”, a iluminação Full LED e, por último e não menos importante, a ficha USB colocada na lateral dianteira esquerda, para carregar qualquer dispositivo de navegação – indispensável quando em rota.
A vocação aventureira da XR1 é assegurada tanto pela sua leveza ou manobrabilidade, como pelos equipamentos específicos concebidos para a aventura – como as crash bars laterais, a ampla proteção de cárter, o descanso central e, sobretudo, o kit de 3 malas de série, com uma top case com capacidade de 35L – ideal para um capacete integral -, uma mala esquerda com um volume de 20L e a direita com um volume de 15L. No total são 70 litros de capacidade para poder transportar toda a bagagem necessária para qualquer tipo de aventura; quer esteja a pensar numa viagem para percorrer toda a Península Ibérica por estrada, mergulhando nos trilhos do Deserto de Monegros, ou numa viagem para descobrir os recantos da Serra Nevada.
A nova MACBOR Montana XR1 125 já está disponível em quatro cores (branco, amarelo, vermelho e preto), nos vários concessionários da marca por 3.999€, preço no qual se encontra incluído o kit de 3 malas valorizado em mais de 500€.
Um dos segredos da família MACBOR Montana é a sua polivalência, projetada como divertida e eficaz em todos os tipos de terrenos – seja numa pista de terra, como numa estrada de montanha sinuosa ou no trânsito intenso da cidade. Atualmente, a MACBOR conta com a gama de motos de baixa cilindrada mais ampla do mercado – com 10 modelos em 4 segmentos (Street, Classic, Custom e Adventure) -, que ganha destaque pela forte personalidade, pela crescente comunidade de seguidores, pelos designs atrativos e excelente relação qualidade/preço.
MONTANA XR1 125: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Motor | Motor monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado por líquido e contrapeso do motor, DOHC |
Cilindrada | 124,2 cc |
Diâmetro x curso | 58 x 47 mm |
Taxa de compressão | 12:01:00 |
Arranque | Eléctrico |
Alimentação | Injecção Electrónica – Delphi |
Ignição | Electrónico – Delphi |
Potência máx. | 9,3 kW / 9.500 rpm – 12,64 CV / 9.500 rpm |
Binário máx. | 9,6 Nm / 5.500 rpm |
Velocidade máx. | 115 Km/h |
Caixa de velocidades | Manual de 6 velocidades |
Transmissão secundária | Corrente |
Dimensões totais (C*L*A) | 2090 x 865 x 1280 mm |
Distância entre eixos | 1370 mm |
Altura do assento | 780 mm |
Distância mínima ao solo | 170 mm |
Depósito de combustível | 14 L |
Peso em seco | 160 Kg |
Consumo | 2,5 L |
Painel de instrumentos | LED 5” |
Iluminação | Full LED |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida hidráulica diâm. 37 mm. Curso de 120 mm. |
Suspensão traseira | Mono-amortecedor regulável na pré-carga da mola. Sistema progressivo por bielas. Curso de 48 mm. |
Travão dianteiro | Disco dianteiro de 265 mm com pinça flutuante de 3 pistões (2 exteriores para o travão dianteiro e 1 central para o sistema CBS) |
Travão traseiro | Disco traseiro de 240 mm com pinça flutuante de 1 pistão (CBS) |
Pneus | Mistos Tubeless. Dianteiro: 100/80-17 52S ; Traseiro: 120/80-17 61S |
Kit de malas | Plástico |
Jantes | Alumínio de raios. Dianteiro: 2,75×17, Traseiro: 3,00×17 |
Descanso central | Sim |
Proteção de cárter | Sim |
Crash bars | Sim |
Cores | Branco, Vermelho, Amarelo, Preto |
