Ao longo do último ano, a PrimeIT reforçou a presença como parceiro tecnológico do Estado, aumentando a quota de mercado e o volume de negócios. A forte aposta no segmento da Administração Pública fez duplicar o crescimento e deixa a tecnológica portuguesa em excelentes perspectivas para 2023. A PrimeIT fechou 2022 com uma faturação de 108 milhões de euros, número alavancado pelo desenvolvimento dos projectos no Sector Público. Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem sido catalisador de novos investimentos, com transição digital a representar 22% da sua dotação, correspondente a 2.500 milhões de euros.
A PrimeIT, tecnológica portuguesa com mais de 2300 colaboradores em 17 escritórios no mundo, tem sido selecionada como trusted advisor por cada vez mais empresas e instituições públicas, com o propósito de as tornar mais ágeis, disruptivas e eficientes.
“Ao longo de 16 anos, construímos um longo historial de projectos tecnológicos quer no sector privado, quer no sector público, nomeadamente na Suíça. Gradualmente, estamos a trazer o nosso know-how também para a esfera da Administração Pública portuguesa. 2022 veio reforçar a nossa posição e trazer uma outra dimensão a esta parceria estratégica com o Estado português”, refere Ricardo Oliveira, Head of Public Sector na PrimeIT.
A tecnológica fechou 2022 com uma faturação de 108 milhões de euros, um crescimento de 28% face ao ano transacto, número alavancado pelo desenvolvimento dos projectos no Sector Público.
Destaca-se, por exemplo, a nova parceria com a Universidade de Coimbra para aquisição de serviços de programação, de forma a agilizar a plataforma de gestão de processos. Além da histórica instituição de Ensino, seguiram-se também projectos de digitalização com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), integrada no top das 25 melhores escolas de gestão da Europa, e com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a mais antiga escola de enfermagem de Portugal.
A PrimeIT colaborou igualmente com outras entidades públicas na área dos Transportes, como a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), organismo responsável pela regulação, fiscalização e supervisão de todo o sector da aviação civil em Portugal.
2023 segue o mesmo padrão de crescimento do ano anterior. A empresa fundada em 2006 por Ricardo Carvalho está a consolidar os projetos iniciados em 2022 e, em simultâneo, a gerir novas parcerias com diferentes entidades para a prestação de serviços tecnológicos na Administração directa e indirecta do Estado.
A viagem da transição digital não tem de ser complexa
A transição digital tornou-se estratégica para a agenda política dos Governos. Em Portugal, esta dimensão de intervenção estrutural representa 22% da dotação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e corresponde a 2.500 milhões de euros do investimento total.
Graças a uma equipa multidisciplinar e capaz de executar os diversos projectos relacionados com a digitalização do Estado, a PrimeIT tem conquistado progressivamente uma posição de parceiro estratégico.
“Temos um portfolio muito forte, abrangente e diversificado, bem como uma estrutura capacitada para endereçar os projetos do PRR. Através destas sinergias entre o Sector Privado e Público, Portugal está a convergir com a Europa no desenvolvimento de pilares da Administração Pública altamente digitalizados e preparados para os desafios da sociedade moderna. Contudo, a visão one size fits all não funciona. As reformas e as soluções tecnológicas têm de ser adaptadas ao contexto cultural e institucional de cada entidade pública, bem como às necessidades dos seus utilizadores e equipas técnicas internas. Esse é, por isso, o maior objectivo da PrimeIT. Reforçamos, desta forma, a nossa capacidade e sentido de missão para estarmos ao serviço do Sector Público e, assim, beneficiar a sociedade com o nosso valor”, conclui Ricardo Oliveira.
A tecnológica, no mercado há 16 anos e com escritórios em 17 cidades, é uma empresa de capital 100% português que cresceu de forma totalmente orgânica. Com mais de 150 clientes activos, encontra-se a recrutar para reforçar as suas equipas portuguesas e internacionais. Poderá consultar todas as oportunidades profissionais aqui.