Sven Schuwirth foi nomeado como o novo Diretor de Operações da CUPRA, reportando diretamente ao CEO da CUPRA, Wayne Griffiths. Schuwirth assumirá a sua posição hoje, 1 de março, e sucede a Antonino Labate, que deixou a empresa por sua própria solicitação.
Schuwirth juntou-se à SEAT S.A. em junho de 2021 como Diretor de Negócios Digitais e Estratégia de Produto na SEAT S.A e nos últimos 20 meses tem sido fundamental no desenvolvimento da estratégia de produto da CUPRA e na liderança da expansão da marca para novos mercados, incluindo a Austrália.
“Sven Schuwirth é um executivo altamente qualificado com uma grande visão para entender as tendências futuras da indústria automóvel. Tem a audácia de quebrar barreiras e, sob sua liderança, inauguramos uma nova era”, afirma Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “Quero agradecer ao Antonino Labate, um dos primeiros a acreditar na CUPRA, pelo seu contributo para tornar esta marca uma realidade em apenas 5 anos. Desejo-lhe as maiores felicidades no futuro”, acrescentou.
Schuwirth tem mais de 20 anos de uma vasta experiência na indústria automóvel em áreas como vendas, marketing e estratégia digital, passando a maior parte da sua carreira no Grupo Volkswagen.
Depois de estudar Gestão e Engenharia de Empresas na Universidade Técnica de Berlim e na Universidade da Califórnia, Schuwirth juntou-se à AUDI AG em 1999. Em 2004, foi nomeado Chefe de Desenvolvimento de Marca e Identidade Corporativa. Na sua posição como Diretor de Estratégia de Marca, foi responsável pelo produto, portfólio e estratégia de comunicação, a partir de 2008.
De 2009 a 2016, Schuwirth dirigiu a área de Desenvolvimento da Marca e Digitalização. Em 2019, regressou à AUDI AG, depois de um ano na BMW AG, para assumir a recém-criada divisão “Brand Audi, Digital Business and Customer Experience”.