A Kia e a Fundação Rafa Nadal lançaram a segunda edição do programa Clubhouse (designado “Kia Clubhouse Melbourne”), que tem como objetivo tornar o ténis mais acessível a todos e motivar os mais jovens para a prática da modalidade. A iniciativa vem reforçar a forte ligação da Kia a este desporto, que inclui um patrocínio de longa data ao Open da Austrália, recentemente renovado até 2018, e Rafael Nadal como embaixador global da marca.
A primeira edição do “Kia Clubhouse” teve lugar em Paris, com assinalável sucesso, em maio do ano passado. Segundo o vice-presidente e diretor da Kia Global Brand and Customer Experience Division, Artur Martins, “o ‘Kia Clubhouse’ foi desenvolvido com o propósito de oferecer um espaço para crianças que, de outra forma, poderiam não ter acesso à prática do ténis. Nesta segunda edição, fomos mais além, destinando um court para que ainda mais jovens se inspirassem no ténis e, claro está, em Rafael Nadal”.
Para assinalar este lançamento, a marca representada em Portugal pela Astara ofereceu a 18 crianças da Fundação Rafa Nadal (RNF), em Maiorca, e da Escola de Ténis Educacional Nadal, na Índia, uma experiência única em Melbourne, que incluiu uma visita aos bastidores do Open da Austrália de 2023 e a diversos pontos de interesse na cidade.
As crianças participaram ainda na renovação de dois courts de ténis no Maidstone Footscray Tennis Club, localizado no centro de Melbourne. Não tendo recebido qualquer financiamento durante 15 anos, estes dois campos foram renovados com o esquema de cores do Open da Austrália e incluem agora imagens alusivas às vitórias de Rafael Nadal naquele torneio, em 2009 e 2022.
Após a conclusão da obra, as crianças da RNF foram as primeiras a utilizar os courts durante uma aula de ténis ministrada por instrutores oficiais da Tennis Australia, que contou com a presença do influenciador australiano Samuel Begg.
Para concluir o projeto, foram projetadas e criadas duas peças de arte especificamente para esta iniciativa, da autoria dos artistas australianos JESWRI e Heesco, que ilustram dois dos pontos mais emblemáticos disputados por Rafael Nadal nas finais de 2009 e 2022. As crianças da RNF ajudaram a finalizar estas peças (expostas no Maidstone Footscray Tennis Club como parte da “Galeria dos Pontos”), deixando a sua marca na cidade e ajudando a inspirar a próxima geração de jogadores.
Rafael Nadal, vencedor de 22 torneios do Grand Slam e embaixador global da marca Kia, referiu: “É com grande satisfação que vemos os beneficiários da Fundação Rafa Nadal de Espanha e da Índia em Melbourne a desfrutarem destas oportunidades únicas. E é também realmente importante ter um parceiro como a Kia, que apoia o trabalho que estamos a fazer para deixar um legado e para fazer do ténis um elemento importante na vida de muitas pessoas. Espero que esta ação seja inspiradora, não apenas em Melbourne, mas em todo o mundo”.
A Fundação Rafa Nadal foi fundada em 2010 com a firme convicção de que o desporto e a educação são ferramentas transformadoras e criadoras de um mundo melhor. Acompanhando as crianças e os jovens no seu caminho para um futuro de qualidade, desenvolve diferentes projetos em Espanha e na Índia, com os quais contribui diretamente para alcançar quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Saúde e Qualidade, Educação de Qualidade, Reduzir as Desigualdades e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
