Conduzir um carro com a potência do CUPRA Formentor VZ5 é uma experiência e tanto. Mas as emoções tornam-se ainda mais extremas se o levarmos para uma pista gelada na Lapónia, na Finlândia. O piloto da CUPRA Jordi Gené leva o modelo mais potente da marca ao limite na região mais a norte do país para mostrar que o seu desempenho único, é perfeito para todos os terrenos.
Descolar no gelo. Ir dos 0-100 km/h em apenas 4,2 segundos é uma experiência brutal em qualquer circunstância, e nesta pista fechada e gelada, a sensação é multiplicada. ” com o Launch Control conseguimos toda a potência do carro. Colocamo-lo em Modo Sport, pisamos com força no travão e libertamo-lo quando o motor atinge 4.000 rpm, e a aceleração no gelo é fantástica” diz Jordi.
VZ para a velocidade. O modelo mais exclusivo da CUPRA até à data, do qual apenas 7.000 unidades foram produzidas, é o seu carro mais potente. E não é apenas um carro desportivo. Com tração às quatro rodas, adapta-se a todo o tipo de terrenos, mesmo os mais instáveis como este, sem perder qualquer tração. “O nome do modelo é VZ5, e em espanhol VZ significa veloz, e posso assegurar-vos que este carro é muito, muito rápido. Num percurso escorregadio como aquele em que estamos agora com as suas complicações de aderência, o carro ainda consegue atingir uma velocidade realmente incrível” diz Jordi.
Pura diversão de condução em Modo Drift. Uma das características que torna o CUPRA Formentor VZ5 ainda mais especial é o seu Modo Drift. Quando ligado, todo o controlo está nas mãos do condutor. A potência pode ser transferida para a traseira esquerda ou direita, permitindo que o carro faça trajetórias mais longas nas curvas e realize drifts espetaculares. E, claro, esta condução extrema é intensificada no gelo. “Para mim é uma das melhores características que temos neste carro. É sempre necessário utilizá-lo num circuito fechado, porque é como conduzir um carro de corrida. É perfeito para as condições aqui e o carro é realmente muito desportivo. Esta é uma das experiências mais divertidas que alguma vez tive”, admite Jordi.
Poder sob controlo. Com o seus 390 cv, a capacidade de aceleração e a potência de travagem do carro são ambas garantidas, mesmo no gelo. “O carro está equipado com travões de 18” com pistões Akebono de seis pinças (375mm x 36mm) que garantem uma potência de travagem superior. Isto dá-nos uma sensação de pedal muito boa e uma desaceleração muito boa também. A melhor maneira de testar isto é fazer uma manobra de travagem de emergência. Levo o carro até à potência máxima, e depois travo com força… e o carro pára rapidamente, mesmo nas condições mais difíceis, mais escorregadias. A sua capacidade de travagem é soberba” conclui o piloto da CUPRA.
Os números de desempenho do CUPRA Formentor VZ5
Motor de 5 cilindros
390 cv de saída
Velocidade máxima 250 km/h (limitada eletronicamente)
Rodas de liga leve de 20 polegadas
Travões de 18” com pistões Akebono de seis pinças
7.000 unidades exclusivas
