A 18ª edição da Gala Anual Superbrands apresentou as 37 marcas Superbrands de 2022, avaliadas pelos consumidores portugueses. O evento decorreu no dia 9 de novembro, no Museu do Oriente em Lisboa. Contou com a presença de mais de 300 profissionais e figuras públicas.
A avaliação destacou Marcas em três categorias: Marcas em geral, Marcas Corporate, dirigidas ao segmento empresarial, e Marcas Nacionais, a nova categoria deste ano.
MARCAS SUPERBRANDS 2022
- AGEAS
- ALDI
- ALTICE
- AUCHAN
- BANCO MONTEPIO
- BPI
- BRANCA DE NEVE
- CONTINENTE
- DIÁRIO DE NOTÍCIAS
- EDP
- ERA
- FIDELIDADE
- FNAC
- GALP
- LUSÍADAS SAÚDE
- MÉDIS
- MEO
- MERCEDES
- MULTICARE
- REMAX
- RFM
- RTP
- SACOOR
- SAPO
- SLB
- SPORT TV
MARCAS CORPORATE 2022
- APCER
- CAETANO AUTO
- CLARANET
- DREAMMEDIA
- EFACEC
- ISQ
- NOVA SBE
- SAP
MARCAS NACIONAIS 2022
- A PADARIA PORTUGUESA
- MO
- VULCANO
Nesta edição foi novamente entregue o prémio especial de Solidariedade, que distingue projetos e iniciativas de carácter social, com impacto na comunidade. A 10ª distinção deste prémio Superbrands Solidária recaiu sobre a Associação Corações com Coroa, um projeto que apoia raparigas e mulheres, fundado e presidido por Catarina Furtado.
Na categoria de Personalidades de Excelência, os portugueses identificaram as pessoas que mais se destacaram em quatro áreas. Através de votação pública, os eleitos foram: Joana Vasconcelos na Arte, Mariza na Música, Isabel Ferreira na Ciência e Helena Coelho como Influencer.
Neste estudo as Marcas não concorrem nem se candidatam. As perguntas feitas ao Consumidor e a Avaliação pelo Conselho são feitos em total espontaneidade e sem qualquer “candidatura” das Marcas. Acreditamos que esse é um dos elementos que diferencia esta distinção a nível nacional e mundial.
Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands em Portugal

Para a seleção das Marcas Superbrands® é feito estudo independente junto dos consumidores. A cada pessoa é pedido que indique três “Marcas que conhece”, “em que mais confia”, “com que se identifica”, “que satisfazem as suas necessidades” e “que considera mais conhecidas”. Para as Marcas Corporate o estudo é feito com profissionais da área de compras. A fase seguinte consiste numa avaliação pelo Conselho Superbrands® – um grupo de 15 Profissionais ligados a diferentes Marcas e de diferentes sectores. A ponderação final distingue as Marcas que integram a First Teer (top 10%).
A organização internacional Superbrands dedica-se à identificação e promoção de Marcas de excelência em 89 países. Ao longo de 18 anos já foram distinguidas 185 marcas. Das 37 Marcas eleitas este ano, 16 foram distinguidas em mais de dez edições da Superbrands.
