Seguindo de perto as pegadas deixadas pelos Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe, surge o próximo modelo dinâmico da nova sub-marca eletrificada da Opel: o Grandland GSe.
Os SUV de elevada performance combinam a rapidez dos veículos desportivos com versatilidade e estilo. Oferecem dinamismo e tração às quatro rodas e exercem um forte apelo junto do condutor. Atualmente, são mais frequentemente encontrados no segmento premium, mas com o novo Opel Grandland GSe, um SUV de elevada performance irá estrear-se em breve no popular segmento C.
“O novo Opel Grandland GSe é excecionalmente dinâmico, competente e elegante. Estamos confiantes de que atrairá clientes que desejam não só a eletrificação do seu SUV, mas também uma condução desportiva“, disse Florian Huettl, CEO da Opel.
O novo Grandland GSe combina um motor a gasolina de 1.6 litros, sobrealimentado, com dois motores elétricos – um em cada eixo – para uma elevada potência total de 300 cv (consumo provisório de combustível WLTP, ponderado, em ciclo combinado[1]: 1,3 l/100 km; 31-29 g/km de emissões de CO2). O propulsor híbrido plug-in torna o Grandland GSe num veículo de tração integral elétrico permanente com uma motricidade otimizada e um poder de aceleração líder na sua classe. A aceleração de 0 a 100 km/h é concluída em apenas 6,1 segundos, tal como num desportivo, e a velocidade máxima é 235 km/h (135 km/h em condução puramente elétrica).
Tal como os seus irmãos Astra GSe, os pré-requisitos para o carácter especialmente dinâmico e divertido do Opel Grandland GSe residem na sua calibração única de suspensão e direção. Com geometria do tipo McPherson na frente e um eixo multi-link na traseira, o SUV mais desportivo da Opel conta com molas mais firmes e amortecedores com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping), o que permite diferentes características de amortecimento na relação entre comportamento e conforto. Como resultado, o Grandland GSe responde de forma imediata e previsível a cada exigência do condutor, mantendo a estabilidade típica da Opel em travagem, nas curvas e, por exemplo, na Autobahn.
[1] Os valores de consumo de combustível e de emissões de CO2 mencionados estão em conformidade com a homologação WLTP (regulamento UE 2017/948). A partir de 1 de setembro de 2018, os novos veículos são homologados segundo o World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), um novo procedimento de teste mais realista para aferir o consumo de combustível e as emissões de CO2. O WLTP substitui por completo o New European Drive Cycle (NEDC), que era o procedimento de ensaio utilizado anteriormente. Devido a condições de teste mais realistas, o consumo de combustível e as emissões de CO2 medidos sob o WLTP são, em muitos casos, mais elevados quando comparados com os medidos sob o NEDC. O consumo de combustível e as emissões de CO2 podem variar em função do equipamento específico, opções e dimensão dos pneus.
O design exterior arrojado e puro do Grandland com a identidade de marca Opel Vizor é ainda mais realçado pelos elementos de estilo com a assinatura GSe: jantes de liga leve de 19 polegadas inspiradas no premiado concept Manta GSe, um inédito difusor traseiro e um emblema GSe na porta da bagageira. Outra característica distintiva do Grandland GSe é o capô em preto, disponível opcionalmente. No interior, os bancos dianteiros desportivos com acabamentos em Alcantara e certificados pela AGR são mais uma demonstração da excelência da Opel em engenharia de bancos. Asseguram que o piloto e o copiloto do Grandland GSe podem desfrutar de uma condução dinâmica enquanto as suas costas beneficiam do conforto e apoio adicionais dos bancos excecionalmente ergonómicos.