O fenómeno dos SUV continua a aumentar. Os veículos utilitários desportivos (SUV) estão a conquistar uma maior quota de mercado ano após ano. Em 2021 representavam 46% dos registos de automóveis na Europa, mais 5% do que no ano anterior, em Espanha, por sua vez, o número era ainda mais elevado, com 56% das matrículas. Um exemplo claro desta evolução é a gama SUV da SEAT, que em 2022 conseguiu ultrapassar sete números de veículos vendidos entre os seus três modelos, apenas seis anos depois do lançamento do primeiro. No ano passado, o Arona, Ateca e Tarraco já representavam 49% das vendas globais da marca, com 192.100 unidades. Entre as razões da sua popularidade, o design, a versatilidade e a condução desportiva desempenham um papel fundamental.
Um líder versátil. O milionésimo SUV não podia ser outro senão o SEAT Arona, que está sempre na liderança. Nascido em 2017, o primeiro SUV urbano da SEAT tornou-se o veículo mais popular da marca, com 481.585 unidades vendidas mundialmente. Em 2021 foi o best-seller em Espanha, sendo esta a primeira vez que um SUV lidera o mercado no país. Já vendeu quase 98.000 unidades em Espanha desde que foi lançado. Destaca-se pelo seu design funcional e prático, pela sua imagem jovem e personalizável, pela sua relação qualidade/preço, pelo grande desempenho dinâmico e pelo interior tecnológico, o que faz dele um veículo confortável, conectado e muito seguro. O SEAT Arona é produzido na fábrica Martorell.
Elegância todo-o-terreno. Segue-se o robusto SEAT Ateca, o primeiro SUV na história da marca. O SUV compacto já vendeu 435.443 unidades. As suas linhas elegantes e perfil desportivo dão-lhe uma identidade inconfundível, realçada pela sua versão de tração às quatro rodas 4Drive, uma das mais eficientes do mercado. Na Alemanha, já vendeu mais de 108.000 automóveis graças à sua condução ágil, estável e confortável em qualquer situação, o que corresponde perfeitamente à sua natureza todo-o-terreno.
Design em grande escala. Ao seu lado, está o SEAT Tarraco. Lançado em 2018, o SUV vendeu até agora 88.820 unidades a nível mundial. Foi o primeiro modelo a ser nomeado por votação pública com a participação de mais de 140.000 pessoas. O seu design na vanguarda das tendências realça a sua presença. No entanto, o que mais o distingue é a sua amplitude, com um interior ergonómico até sete lugares e uma capacidade de bagageira de até 1.775 litros com todas as filas de lugares rebatidas. Para além disso, a sua posição elevada confere-lhe praticidade sem o privar de um manuseamento desportivo com grande precisão nas curvas. Tal como o Ateca, o seu maior mercado é a Alemanha, com 29.000 unidades vendidas.