Quase 50 viaturas partiram de Trancoso até Santiago de Compostela, para percorrer o Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago, assinalando a terceira edição desta aventura que contou com mais de 100 participantes.
A viagem de 5 dias, começou na sexta-feira, dia 30 de setembro, com a chegada dos peregrinos do todo-terreno a Trancoso. Ponto de partida da expedição, os participantes foram chegando para provar as iguarias gastronómicas da Beira Interior, antes de uma conferência sobre a história do Caminho de Santiago com o historiador Joel Cleto.
A fria, mas solarenga manhã de sábado deu o mote para o primeiro dia de expedição. Seguindo a tradição, a caravana rumou até Sernancelhe, Capital da Castanha, passando primeiro pela Nossa Senhora ao Pé da Cruz. No Espaço da Castanha, altura para provar as deliciosas iguarias que agora aqui se fazem, como o Pastel e o Licor de Castanha.
Seguiu-se a subida à Senhora da Lapa e a visita ao Mosteiro de São João de Tarouca. Depois da passagem pela Ponte e Torre de Ucanha, foi tempo para um almoço panorâmico sobre o Douro e a Régua, em Lamego.
Com os aventureiros 4×4 a desejar seguir viagem terrenos fora de estrada seguiu-se a travessia da Serra do Marão, antes da chegada a Ribeira de Pena, onde a caravana jantou e pernoitou.
O sol continuou a bafejar a peregrinação do Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago no dia de domingo. Uma luz perfeita para aproveitar as belíssimas paisagens do percurso. A manhã ficou marcada pelas visitas à panorâmica Nossa Senhora do Viso e um (segundo) pequeno-almoço em Agra, Aldeia de Portugal. Tempo depois para seguir até São Bento da Porta Aberta, ponto para a merecida pausa para almoço.
A caminho de Viana do Castelo fez-se uma curta paragem na Nossa Senhora da Abadia antes da maior paragem do dia, com uma visita guiada no incrível Mosteiro de Tibães, nos arredores de Braga.
Ao jantar, animado com música ao vivo, tempo para fazer alguns agradecimentos especiais e entregar os Troféus SPAL e as ofertas Bridgestone e First Stop a todos os participantes. Nádia Duarte, responsável de Marketing da Bridgestone Portugal, aproveitou a ocasião para falar com todos e fazer algumas ofertas especiais.
“A Bridgestone juntou-se, com enorme gosto, e uma vez mais, a um dos percursos mais emblemáticos e simbólicos do Clube Escape Livre, como é o Caminho de Santiago. Um percurso que pôs à prova o desempenho dos participantes, veículos e obviamente dos pneus em todo-o-terreno. Posso dizer que fomos bem-sucedidos e chegamos em segurança e com a excelente organização do Escape Livre”, destacou.
Já Mário Mendes, responsável da First Stop em Portugal, afirmou que: “Estarmos presentes em mais esta aventura em parceria com o Clube Escape Livre é um motivo de orgulho. Uma aventura de descoberta, encantamento, pessoas e saberes. Uma aventura que fizemos questão de fazer parte, onde prestamos toda a assistência técnica necessária à segurança dos participantes, com um serviço de acompanhamento em todo o passeio. Garantir a mobilidade de todos, um dos princípios fundamentais da Rede First Stop esteve aqui presente nesta aventura, que se viu recheada de companheirismo, muitas histórias, estradas, silêncios e acima de tudo FÉ.”
O último dia de viagem começou com a subida ao Monte de Santa Luzia e um desafiante corta-fogo para que os 4×4 continuassem a mostrar os seus atributos nestes trilhos. Depois, curta visita ao Mosteiro de São João de Arga e almoço em Vila Nova de Cerveira.
Altura de cruzar a fronteira para Espanha onde, desta vez, devido a filmagens que proibiram a entrada, apenas deu para passar ao lado do singular Mosteiro de Oia, à beira-mar plantado. No final do dia, a tão ansiosa etapa final até Santiago de Compostela.
Depois do jantar, que contou com a presença do Gran Mestre da Ordem de Santiago, Miguel Poppin, que saudou todos os participantes e os incentivou a continuar a percorrer o Caminho, e com todos os participantes munidos dos seus bordões de peregrinos, seguiu-se a caminhada noturna até à Catedral de Santiago. A acompanhar os participantes, seguiu o Bispo de Viseu, D. António Luciano e o sacerdote da Guarda, Francisco Barbeira que, no dia seguinte participariam na Missa do Peregrino com os participantes do Clube Escape Livre.
Na manhã seguinte, e antes do regresso a casa, lugar para uma extensa visita guiada ao centro histórico de Santiago de Compostela e a tradicional missa do peregrino na Catedral, com a emblemática cerimónia do Botafumeiro, o maior incensário da europa.
Na missa, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, teve oportunidade de fazer a evocação ao apóstolo Santiago em nome de todos os peregrinos do Off-Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago. “É sempre uma enorme honra fazer esta expedição até Santiago de Compostela e contar com o apoio dos nossos parceiros para proporcionar 5 dias de aventura fora de estrada aliados à história, gastronomia, religião e património.” concluiu.