A Hays, empresa líder mundial em recrutamento especializado e soluções de recursos humanos, revela que, embora a maioria das organizações esteja preocupada com a escassez de competências, apenas metade dos trabalhadores acredita que os recursos de aprendizagem fornecidos pelos seus empregadores satisfazem as suas necessidades. Isto contrasta com 60% dos empregadores que acreditam que os recursos que oferecem satisfazem as necessidades dos seus colaboradores.
Os resultados foram obtidos a partir do Hays Learning Mindset Report 2022, um inquérito que obteve mais de 20.000 respostas, tanto de empregadores como de profissionais de 26 países. A Hays conduziu o inquérito em conjunto com a Go1, um dos maiores centros mundiais de conteúdos educativos empresariais para formação, a fim de obter uma compreensão da mentalidade de aprendizagem tanto de empregadores como de profissionais.
Importância da aprender novas competências
Quando questionados sobre a frequência com que o seu papel exige a aprendizagem de novas competências, 64% dos profissionais disseram que ou precisam sempre ou frequentemente de aprender novas competências. Apenas 8% disseram que raramente ou nunca precisaram de novas skills. 42% dos profissionais disseram não haver um plano de desenvolvimento claro em vigor na sua organização que envolva uma aprendizagem específica, com 27% afirmando que havia.
À medida que o mundo do trabalho continua a evoluir, há uma necessidade constante de os trabalhadores adquirirem novas ferramentas para garantir que as suas competências se mantêm relevantes, e para garantir que as organizações têm as competências necessárias entre as suas equipas.
Alistair Cox, CEO da Hays, acrescenta que “A velocidade a que a transformação digital teve lugar não foi igualada pela oferta de talentos disponíveis para estas funções. Ao mesmo tempo, o que os profissionais procuram no seu local de trabalho mudou, e o que se espera dos empregadores já não é o mesmo que era anteriormente.
Cox continua, “A necessidade de novas competências não se limita a um só setor – é um imperativo em todo o lado, e para todos. À medida que a automação assume cada vez mais a entrega de tarefas repetitivas, os trabalhadores precisam de aumentar as suas capacidades para garantir que podem contribuir para papéis mais especializados”.
As opiniões entre empregadores e profissionais diferem
O inquérito revelou que 83% dos trabalhadores estão altamente interessados em aprender novas competências, enquanto apenas 48% dos empregadores acreditavam que os seus colaboradores estavam tão interessados. O inquérito revelou que quando se trata de resultados de aprendizagem, existe outra diferença na perceção, uma vez que 81% dos trabalhadores acreditam aplicar regularmente as suas novas competências de forma eficaz, o que se compara com apenas 60% dos empregadores que afirmam ser este o caso.
Apenas metade (52%) dos trabalhadores disseram ter recebido recursos de formação do seu empregador e apenas 42% estavam satisfeitos com o tipo de formação que lhes é disponibilizada. Isto compara com 78% dos empregadores que declararam ter fornecido aos colaboradores recursos de aprendizagem.
Chris Eigeland, Co-Founder da Go1, acrescenta, “Mesmo com a melhor das intenções, muitos empregadores parecem não conseguir identificar e incorporar as competências necessárias para as suas equipas. Isto resultou num desajustes entre as competências que os empregadores necessitam e as competências que os trabalhadores realmente possuem. As empresas são também confrontadas pelo desafio de envolver os trabalhadores na formação. Mesmo os empregadores que reconhecem a importância da requalificação estão a lutar para encontrar conteúdos de aprendizagem que satisfaçam todo o espectro das necessidades dos seus aprendentes.”
Cox, revela que, “O que os resultados do nosso Learning Mindset Report mostram é que existe uma potencial desconexão entre empregadores e profissionais quando se trata de aprender e adquirir novas competências. As organizações precisam de assegurar que os seus trabalhadores sabem quais os recursos de aprendizagem que lhes estão disponíveis e de assegurar que eles fornecem o nível certo de apoio em áreas de desenvolvimento de competências que são necessárias. Os empregadores devem também garantir que trabalham para identificar que competências do futuro podem ser necessárias e ser encorajadores para os seus trabalhadores na aquisição de novas competências”.
“A aprendizagem é do interesse de ambas as partes. As organizações precisam de dar prioridade à atualização da formação para preencher lacunas de competências e os trabalhadores precisam de aprender constantemente para garantir que o seu conjunto de competências se mantém relevante e à “prova do futuro” na sua carreira. A aprendizagem e o desenvolvimento pessoal são aspetos fundamentais numa boa Employee Value Proposition (EVP), em última análise ajudará as empresas não só a reter os principais talentos da sua organização, mas também a atrair novos talentos. As organizações devem certificar-se de que integraram a aprendizagem no seu EVP.”
“A aposta na formação e o desenvolvimento de novas skills deve ser uma ação conjunta, tanto por parte do empregador – que deve disponibilizar formação de acordo com as necessidades dos colaboradores e do desempenho das suas funções – como dos profissionais que devem demonstram interesse e estar disponíveis para este “upskilling”. A falta de comunicação e feedback são dois grandes motivos para esta “desconexão” neste tema tão relevante – de acordo com dados do relatório, este gap origina um aumento da insatisfação dos profissionais com os seus empregadores e, por outro, os empregadores sentem que há desinteresse e falta de vontade por parte dos profissionais em usufruir da formação disponível. A aposta num plano de formação eficaz, à medida de cada organização e com recolha frequente de feedback pode ser a excelente estratégia nestes cenários”, explica Mário Rocha, Senior Manager na Hays.
A Hays formou uma parceria global com a Go1 em 2019, para promover a aprendizagem como uma parte vital da carreira das pessoas, oferecendo aprendizagem aos candidatos através da sua plataforma online gratuita, My Learning. Durante os últimos 18 meses, a plataforma de aprendizagem interna da Hays proporcionou 29 milhões de minutos de aprendizagem.