• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

15 de Agosto, 2022

Conheça os pacotes especiais do The Lodge Hotel para uma city break e para os verdadeiros amantes de vinho

15 de Agosto, 2022

Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

15 de Agosto, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Início da produção do Mercedes-AMG ONE

    13 de Agosto, 2022

    Hyundai conquista dois prémios no Red Dot Awards: Brand & Communication Design 2022

    12 de Agosto, 2022

    Mobinov promove conferência sobre o futuro da indústria automóvel

    12 de Agosto, 2022

    Mazda prevê contínua recuperação das vendas a nível global

    11 de Agosto, 2022

    Novo Kia Sportage obtém 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

    11 de Agosto, 2022
  • ENTREVISTA

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    Mistolin Pro reduz pegada ambiental

    15 de Agosto, 2022

    Já abriu o novo supermercado Coviran em Garvão

    13 de Agosto, 2022

    Solução inovadora de transferência de cargas entre equipamentos

    13 de Agosto, 2022

    90 anos do Grupo LEGO

    10 de Agosto, 2022

    COTEC premeia inovação e solidez financeira da Luís Simões

    9 de Agosto, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Serviços de leasing da NHOOD PORTUGAL comercializam 58 novas lojas no primeiro semestre de 2022

    11 de Agosto, 2022

    Keller Williams Portugal regista o maior crescimento de sempre no primeiro semestre de 2022

    2 de Agosto, 2022

    Casa No Minuto chega ao mercado e lança o primeiro Drop Imobiliário em Portugal

    21 de Julho, 2022

    Os 25 municípios mais baratos para arrendar casa em Portugal

    21 de Julho, 2022

    21,5% das transações RE/MAX são de investimento estrangeiro

    21 de Julho, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Bicicletas elétricas BIRD chegam ao Norte de Portugal

    14 de Agosto, 2022

    JCDecaux refresca paragens de autocarro de Lisboa a Braga ao sabor do novo Beefeater Zesty Lemon

    11 de Agosto, 2022

    A Vaca que ri e Babybel juntam-se aos clássicos da Disney® no regresso às aulas

    10 de Agosto, 2022

    NOVO DS 7 já pode ser encomendado em Portugal

    9 de Agosto, 2022

    Shamir Portugal lança primeira coleção de óculos

    9 de Agosto, 2022
  • DESPORTO

    QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

    15 de Agosto, 2022

    José Pedro Fontes/Inês Ponte vencem sexta etapa do Campeonato de Portugal de Ralis

    12 de Agosto, 2022

    Carolina Santos estreia-se a vencer na Costa Nova

    8 de Agosto, 2022

    Sardinha portuguesa NURI dá a volta ao mundo na GOLDEN GLOBE RACE 2022

    4 de Agosto, 2022

    Novo Abarth Pulse é o novo “safety car” da Fórmula 4 brasileira

    2 de Agosto, 2022
  • DESTINOS

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022

    LISBON MARRIOTT HOTEL lança noite de cinema ao ar livre

    6 de Agosto, 2022

    eDreams sugere os melhores destinos para desfrutar da natureza

    5 de Agosto, 2022

    PORTOBAY apresenta “LA VILLA”

    28 de Julho, 2022

    THE VINE HOUSE: uma experiência autêntica no ambiente de uma quinta vinhateira

    25 de Julho, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    A vida realmente começa aos 40 – de acordo com o último estudo global realizado pela Avon

    12 de Julho, 2022

    Da cozinha para o nécessaire: Atida | Mifarma explica as vantagens de utilizar o ovo na cosmética

    9 de Julho, 2022

    SKIN dá vida à sua SKINBOX numa experiência pop-up de beleza de 3 dias em Lisboa e Porto

    26 de Junho, 2022

    84% dos portugueses já tiveram comportamentos de risco enquanto conduziam

    1 de Agosto, 2022

    90% dos portugueses considera que a preservação do meio ambiente é um problema urgente e imediato

    28 de Julho, 2022

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação no 1º Semestre de 2022 e CGD é a marca que regista o maior crescimento

    27 de Julho, 2022

    Serviços Públicos alvo de mais de 5.500 reclamações. IMT, Segurança Social e SNS são as entidades com mais queixas

    27 de Julho, 2022

    MAR SHOPPING MATOSINHOS escolhido para ser palco do projeto “conservar afetos femininos”

    13 de Agosto, 2022

    17º Festival Internacional dos Açores 30 de agosto a 4 de Setembro Açores são palco para grandes nomes do panorama musical nacional e internacional

    8 de Agosto, 2022

    A classe de luxo da Opel em grande destaque no Top International Concours d’Élégance

    7 de Agosto, 2022

    AGOSTO é sinónimo de diversão no ARENA SHOPPING

    6 de Agosto, 2022

    Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce Catarina Silva é a vencedora da fase de ilustração

    7 de Agosto, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    NAJI alegra o verão com 3º DROP da KILIG COLLECTION

    4 de Julho, 2022

    A Vinted pode ser a nossa melhor amiga nos Festivais de Verão para encontramos o nosso look festivaleiro!

    4 de Julho, 2022

    Coleção MODA La Redoute para criança… propostas felizes onde reina cor e diversão!

    23 de Junho, 2022

    Urgências/Obstetrícia: Queixas dos utentes disparam 113%

    12 de Agosto, 2022

    Calema e Pfizer: “Toca a todos” #1 em populares no Yutube, em apenas 3 dias. Quase meio milhão de visualizações. Coreografia já é tendência no TikToK

    10 de Agosto, 2022

    Lazer e descanso sim, mas sem esquecer que o cancro do pulmão não tira férias

    29 de Julho, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    RAIZ inaugura primeira CONCEPT FARM em LISBOA

    29 de Junho, 2022

    National Geographic Turismo Sustentável by Volvo

    21 de Junho, 2022

    SAINT-GOBAIN EM PORTUGAL ruma ao carbono zero com novo parque fotovoltaico inaugurado na LECA PORTUGAL SA

    16 de Junho, 2022

    Como garantir o futuro da sustentabilidade e das TIs

    1 de Junho, 2022

    Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

    15 de Agosto, 2022

    Ciberataques a dispositivos móveis com aumento considerável em 2022

    11 de Agosto, 2022

    8 dicas para otimizar o perfil de LinkdIn

    3 de Agosto, 2022

    Sophos deixa 7 dicas de segurança para ter um Verão descansado

    31 de Julho, 2022

    QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

    15 de Agosto, 2022

    Conheça os pacotes especiais do The Lodge Hotel para uma city break e para os verdadeiros amantes de vinho

    15 de Agosto, 2022

    Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

    15 de Agosto, 2022

    Mistolin Pro reduz pegada ambiental

    15 de Agosto, 2022
Creative News
Home»Tecnologia»82% dos cidadãos europeus gostaria de eliminar pelo menos uma publicação das suas redes sociais
Tecnologia

82% dos cidadãos europeus gostaria de eliminar pelo menos uma publicação das suas redes sociais

2 de Julho, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, a Kaspersky partilha as mais recentes conclusões de um estudo sobre a perceção dos utilizadores europeus quanto à sua presença online. Os utilizadores da Geração Z são os que mais querem retirar conteúdo publicado durante o ano de 2021 das suas redes sociais (86%), em comparação com apenas 75% dos que têm mais de 35 anos.

A Kaspersky anunciou recentemente as conclusões de um estudo europeu que investigou os níveis de sensibilização e as atitudes dos indivíduos em relação à sua privacidade online e pegada digital. O estudo, The Right to be Forgotten, identificou como as perceções em torno da privacidade online diferem com base no país e geração, sendo a geração Z a mais imprudente no que se refere ao controlo que tem sobre os seus dados, visto que muitos desejam poder apagar permanentemente uma publicação realizada no passado. Os resultados mostraram que a maioria dos inquiridos desconhece ou não tem a certeza do controlo que tem sobre a sua presença digital.

O estudo envolveu mais de 8.500 utilizadores com idade igual ou superior a 16 anos em 11 países e identificou mal-entendidos generalizados entre os inquiridos relativamente à perceção do nível de controlo que têm sobre a sua identidade online, com um número considerável de pessoas a acreditar, erradamente, que as contas e os posts nas redes sociais podem ser apagados de forma permanente.

O que é não “gostar”?:

Os posts de que ‘gostamos’ nas redes sociais podem ter um efeito profundo na forma como os outros nos veem. Utilizadores de toda a Europa partilham ter consciência de que as ações online podem ter consequências, e relataram que certos tópicos eram mais arriscados e sensíveis do que outros, com potencial impacto nas perceções sociais e mesmo em relação a perspetivas de emprego.

As mensagens consideradas depreciativas para as pessoas com deficiência são potencialmente as mais prejudiciais para as perspetivas ou relações profissionais, de acordo com 38% dos inquiridos. Entretanto, cerca de 1 em cada 3 (34%) declarou que a partilha de publicações contra as vacinas para a COVID-19, ou a utilização de linguagem transfóbica (32%), podem também afetar as oportunidades de carreira.

De acordo com a advogada Ana Catarina Silva, Associada Sénior da Antas da Cunha Ecija, “Todo e qualquer indivíduo não deve ser herdeiro da sua pegada digital. Entenda-se que pelo facto de utilizarmos uma rede social que apresenta o nosso perfil no mundo virtual, não significa que esse perfil tenha de ser mantido ad eternum na internet.”

Não é ideal para o trabalho…:

Quase metade dos inquiridos em posições de direção, admitiram ter pesquisado a presença online de um colega quando entraram na empresa e encontrado algo que consideravam “julgável”, enquanto mais de 40% dos inquiridos disseram conhecer alguém cujo emprego ou carreira foi negativamente afetado devido a um antigo post nas redes sociais. Apesar disso, quase um terço das pessoas nunca reviu ou apagou as suas publicações antigas nas redes sociais.

A perceção que temos a partir da presença online é um problema para muitas pessoas. No total, 42% dos indivíduos afirmam que os seus perfis nas redes sociais não os representam autenticamente. Cerca de 48% afirmam que outros podem ficar com uma ideia errada sobre si tendo por base as suas pesquisas na Internet.

A este propósito, a grande maioria (81%) dos jovens entre os 16-21 anos acredita, erradamente, que tem o controlo total para apagar de forma permanente alguma coisa relativa à sua presença online.

“Posso?”:

Milhões de pessoas que morrem deixam para trás perfis de redes sociais e históricos da pesquisa na Internet. Muitos, claro, não têm a oportunidade de primeiro rever a sua pegada digital. Este inquérito identificou uma preocupante falta de consciência, com quase um terço (30%) dos inquiridos a não terem considerado o que vai ser da sua pegada digital quando morrerem, e quase um quinto (19%) a acreditar que todas as suas contas nas redes sociais serão automaticamente apagadas para sempre.

A pesquisa também concluiu que 37% se sentiriam à vontade para aceder ao perfil de um parente falecido se estes deixassem os seus detalhes de login no seu testamento. No entanto, este nível de conforto não se sentiu quando os inquiridos consideraram esta possibilidade para si próprios. Uma percentagem semelhante sentiu-se também desconfortável com a possibilidade de deixar os seus dados de login nas redes sociais no seu próprio testamento.

“Os dados seguem-nos para onde quer que vamos, tornam-se uma parte de nós próprios e permanecem connosco ao longo das nossas vidas. Muitas vezes, os dados que partilhamos hoje não refletem a mesma pessoa que vamos ser amanhã”, comenta David Emm, Principal Security Researcher, Global Research & Analysis Team da Kaspersky. “Precisamos de ter uma maior compreensão do impacto dos dados partilhados ao longo do tempo e de como estes podem mudar as nossas vidas amanhã. Mais importante ainda, devemos reconhecer se, e em que medida, podemos apagar permanentemente a nossa antiga identidade digital que já não reflete os nossos valores. Com o Kaspersky Security Cloud, vemos onde residem os nossos dados e como os podemos proteger para construir um mundo mais seguro”.

Para Ana Catarina Silva, “É possível perceber que o direito ao esquecimento apresenta uma estreita relação com a garantia da privacidade e proteção de dados pessoais do titular, a qual colide com a liberdade de expressão. Assim, de acordo com este direito e nos termos do RGPD, todos as pessoas singulares têm o direito de obter a eliminação dos seus dados pessoais apenas nas seguintes circunstâncias:

  • Os dados já não são necessários para atingir o fim para o qual foram recolhidos e não há nenhuma norma legal que imponha a sua conservação por mais tempo;
  • Retirou o seu consentimento, no qual se baseava a legitimidade do tratamento;
  • Os dados pessoais estão a ser tratados ilicitamente, o que carece de justificação por parte do titular;
  • Quando se opôs ao tratamento de dados para fins de marketing, incluindo a definição de perfis que lhe possa estar associada;
  • Quando se opôs ao tratamento de dados, nos termos do n.º 1 do artigo 21.º do RGPD, e não existem interesses legítimos prevalecentes do responsável;
  • Os dados têm de ser apagados por força de obrigação legal;
  • O consentimento para o tratamento dos dados foi prestado pelos seus representantes legais, ao abrigo do artigo 8.º do RGPD.”

Para aceder ao estudo completo da Kaspersky, clique aqui.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorMercedes-AMG GLE “Edition 55” – seis modelos especiais para assinalar os “55 anos da AMG”
Próximo Volvo C40 eleito pelo público o melhor elétrico nos Global Mobi Awards

Relacionados

Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

15 de Agosto, 2022

Ciberataques a dispositivos móveis com aumento considerável em 2022

11 de Agosto, 2022

ÚLTIMAS
Desporto

QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

15 de Agosto, 2022

olanda Hopkins sagrou-se, esta sexta-feira, campeã do Boardmasters, evento QS1000 do circuito QS europeu 2022/23,…

Conheça os pacotes especiais do The Lodge Hotel para uma city break e para os verdadeiros amantes de vinho

15 de Agosto, 2022

Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento e o que fazer a esse respeito

15 de Agosto, 2022

Mistolin Pro reduz pegada ambiental

15 de Agosto, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.