A Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou a terceira edição do Selo “Escola Saudávelmente – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão”. Um selo que pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.
– O agrupamento/escola tem uma política escrita que define um enquadramento e procedimentos a partir dos quais são geridas situações de bullying, violência, assédio, discriminação e desrespeito, e promovidos processos de construção da paz?
– Possui um plano e procedimentos claros e redigidos de intervenção em crise e emergência (e.g., luto, suicídio, maus-tratos e quadros de abuso, desastres naturais, conflito armado…)?
– Disponibiliza “vias rápidas” para a procura de ajuda? Por exemplo, o serviço de Psicologia colabora na resposta a situações de crise ou existe um local onde todos os/as alunos/as podem, espontaneamente, aparecer, sozinhos ou acompanhados, para falar com um adulto?
Estas são algumas das questões da Checklist de Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão. Esta Checklist pretende ser uma lista de verificação e um instrumento de melhoria institucional, estimulando a autoavaliação das escolas acerca das suas estratégias, práticas, e atividades em matéria de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo e o desenvolvimento de planos de ação e de melhoria de práticas futuras neste âmbito.
A atribuição do Selo Escola Saudávelmente é um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos. Incentiva a divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.
Tem até 17 de junho para candidatar a sua escola. Na primeira edição deste Selo, entre 2017-2019, existiram 253 candidaturas, tendo sido atribuídos 99 Selos. Já na segunda edição, entre 2019-2021, a OPP recebeu 267 candidaturas e foram atribuídos 161 selos.
Os agrupamentos/escolas candidatas ao Selo “Escola SaudávelMente” são avaliadas pelas suas políticas e práticas educativas relativas à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento, da carreira, da inclusão e da saúde psicológica e do sucesso educativo da comunidade escolar.
O júri é presidido pela psicóloga Margarida Gaspar de Matos.
O processo de candidatura ao Selo “Escola SaudávelMente” requer que os agrupamentos/escolas candidatas, ao preencherem a Checklist, apresentem evidências e exemplos concretos de boas práticas implementadas no terreno.
Link: https://escolasaudavelmente.pt/escola-saudavelmente/selo-saude-psicologica-escolar
Checklist: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4XJ1W-g1JLE12BjgYCaSZHmn4KEsnFl0AjdaMWD4j2tgLVw/viewform