O Citroën AMI é, para a Exame Informática, o “Produto do Ano” na categoria de “Mobilidade Inteligente”. O prémio atribuído pelo mais conceituado título nacional na área da Inovação, Ciência e Tecnologia certifica as qualidades desta solução disruptiva de micromobilidade, direcionada aos grandes centros urbanos, e foi entregue ontem à tarde em Oeiras.
Além do AMI, único veículo premiado, a redação da ‘Exame Informática’ destacou os melhores em 11 outras categorias, tais como “Computador”, “Smart Home”, “TV”, “Smartphone”, “Câmera”, “Rede”, entre outros.
O Citroën AMI “não é o carro para a família nem para fazer ‘road trips’, mas representa o que deve ser o futuro da mobilidade urbana: compacto, acessível, pegada ambiental baixíssima, fácil de usar e com um baixo custo de utilização. Uma eficiência evidente logo no design do AMI, que foi otimizado para reduzir o número de peças e os custos de produção e manutenção. Em suma, inteligente.”, destaca Sérgio Magno, Diretor da ‘Exame Informática’. “Foi o ‘carro’ que mais cabeças fez virar durante os nossos ensaios, bastante mais vezes do que quando testávamos outras viaturas, mesmo de cunho superdesportivo, e foram várias as pessoas que nos vieram fazer perguntas sobre este quadriciclo, enquanto o conduzíamos. O AMI tem o potencial para mudarmos a forma como pensamos a mobilidade urbana e é uma excelente plataforma para soluções de ‘car sharing’ e distribuição do tipo ‘last mile’.”, conclui o Diretor da publicação portuguesa, que engloba a revista “Exame Informática”, as respetivas plataformas digitais e o programa de TV no canal ‘SIC Notícias’, e cujos testes, reconhecidos pelo rigor, são uma referência para centenas de milhares de portugueses.
“Agradeço este prémio particularmente importante atribuído ao nosso AMI pela redação do título de referência em Portugal na área da tecnologia”, refere João Venâncio, Brand Manager da Citroën em Portugal. “A tecnologia e a mobilidade são e serão cada vez mais indissociáveis. O AMI é o mais recente exemplo de uma marca que, ao longo de mais de 100 anos, tem sabido analisar e dar respostas imediatas aos problemas da sociedade, introduzindo no mercado soluções radicalmente inovadoras que têm impacto na forma como nos movemos. O AMI representa um desses momentos e surge para dar resposta a uma necessidade atual e futura da sociedade, que é como assegurar uma mobilidade urbana limpa, 100% elétrica, sem emissões de carbono, individual, segura e acessível, que descongestione o tráfego nos centros urbanos e ocupe o menor espaço público possível.”
Podendo ser conduzido a partir dos 16 anos, com licença da categoria “AM”, o quadriciclo ligeiro Citroën AMI traduz-se numa resposta prática e moderna aos novos desafios da mobilidade individual, combinando forma e função com os benefícios da energia elétrica.
Com dimensões bastante compactas e uma elevada capacidade de manobra, está particularmente vocacionado não só para os trajetos urbanos e periurbanos, podendo aceder sem limitações a zonas de acesso restrito, como para as necessidades operacionais de empresas com infraestruturas em que as deslocações dos seus funcionários ou materiais de pequenas dimensões e/ou peso são uma obrigatoriedade no quotidiano.
A bateria de iões de lítio de 5,5 kWh que alimenta o motor elétrico de 6 kW recarrega-se facilmente, em apenas 3 horas e a partir de uma tomada standard, dando quer ao AMI, quer ao My AMI Cargo, uma interessante autonomia máxima de 75 quilómetros.
