Firestone – uma marca pertencente ao Grupo Bridgestone, líder mundial em pneus e soluções avançadas de mobilidade – anuncia o regresso a Portugal da Rota Firestone com um concerto gratuito, através de um sorteio, no dia 16 de Junho no Time Out Market, em Lisboa, com o grupo Sean Riley & The Slowriders.
O banda de Coimbra é uma das mais influentes no panorama musical português. Com letras em inglês, misturam o folk, rock e blues americanos para conseguir um estilo próprio muito característico.
Sean Riley & The Slowriders começaram a carreira em 2007 com o lançamento do álbum Farewell, o que os tornou numa das melhores bandas portuguesas do momento. A exposição mediática e o elevado número de seguidores geraram grandes expectativas para o seu segundo álbum, que foram cumpridas com Only Time Will Tell, o que os consolidou como uma das bandas de referência do momento.
Após três anos longe dos palcos para abraçar outros projectos, 2015 marcou o regresso aos concertos e em 2016 lançaram um disco homónimo que obteve excelentes críticas e permitiu atuar em palcos tão importantes como Vodafone Paredes de Coura e NOS Alive, entre outros. Em 2017, reeditaram o seu primeiro álbum, Farewell, e partiram numa digressão que esgotou todas as entradas. Em 2021, o seu novo álbum LIFE, apresentado no esgotado Festival Maria Matos, foi considerado um dos melhores discos do ano pelos media especializados.
Os bilhetes para este concerto são gratuitos e serão sorteados no website da Rota Firestone. Quem quiser assistir gratuitamente ao concerto pode ir a rota.firestone.pt e inscrever-se no sorteio de 238 bilhetes duplos até quinta-feira 9 de Junho. A 10 de Junho os vencedores receberão um e-mail com instruções para descarregar o bilhete duplo.
Rota Firestone 2022
No seu quinto aniversário, a Rota Firestone 2022 visita quatro cidades espanholas, e regressa a Portugal, em Lisboa, além de realizar um concerto final em Madrid com M Clan em Novembro, para o qual podem ser adquiridos bilhetes em ruta.firestone.es.
Após o concerto de La La Love You em Córdoba em Abril e o concerto de Sean Riley & The Slowriders a 16 de Junho em Lisboa no Estúdio Time Out Market, será a vez do grupo Marlon em Barcelona a 29 de Setembro na mítica Sala Bikini. A quarta paragem da Rota Firestone será em Valência na sala Moon a 27 de Outubro com Raúle, e a última paragem que colocará um fim ao seu quinto aniversário, será em Madrid na Sala La Riviera com M Clan, acompanhados pela banda vencedora da segunda edição do Concurso Teloneros, cujos bilhetes podem ser adquiridas em ruta.firestone.es.
Todos os concertos da Rota Firestone, com excepção do concerto final em Madrid, seguirão o formato habitual com um sorteio de bilhetes. Tal como nas edições anteriores, as entradas para Córdoba, Lisboa, Barcelona e Valência não estarão à venda e só poderão ser obtidos através da participação em rota.firestone.pt ou ruta.firestone.es dentro dos prazos estabelecidos que serão publicados no website.
A Rota Firestone celebra o seu quinto aniversário com um histórico de 22 concertos em 16 cidades de Portugal e Espanha e quase 13.000 espetadores. No caso de Portugal, Sean Riley & The Slowriders sucedem a Márcia e The Legendary Tigerman que também já passaram pelo palco da Rota Firestone nas cidades de Lisboa e Porto.
A essência da Rota Firestone passa por nos aproximarmos da música e da sua paixão por ela, uma paixão que também teve o fundador da marca, Harvey Samuel Firestone, que em 1928 lançou o primeiro programa de rádio patrocinado, “A Voz da Firestone”. Na época, foi uma plataforma musical inovadora e a filosofia da Rota Firestone segue os seus passos.
Desde 2015, a Firestone está a realizar uma revitalização da marca a nível europeu, começando com patrocínios nos principais festivais em Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Alemanha ou Polónia.
Em Espanha, a Firestone tem vindo a apoiar o festival Bilbao BBK Live há 4 anos com o ‘Cenário Firestone’. Em 2021, esteve na nova edição do BBK Live UDA e BBK Live Udazkena, onde artistas como Fuel Fandango, Rodrigo Cuevas, María Arnal i Marcel Bagés ou Omago atuaram.
Em 2020 e no meio da pandemia global, a Firestone quis manter vivo o seu compromisso com a música e os talentos emergentes e lançou o seu primeiro podcast “Movidos pela música”, com sete episódios e apresentado pelo jornalista musical Ángel Carmona da Rádio 3. Os podcasts reuniram testemunhos de profissionais da indústria e talentos emergentes sobre o caminho até ao sucesso, a relação com os fãs ou as rotinas criativas, entre outros tópicos interessantes. Entre os participantes estava Delaporte ou Miss Caffeina, que atuaram na edição de 2019 da Rota Firestone.
Com todas estas iniciativas, a empresa de herança americana quer aproximar a sua filosofia de oferecer aos jovens de espírito a “liberdade de conduzir”, de descobrir, explorar novos lugares, experiências e emoções.