Depois de uma ausência de dois anoso evento histórico de automobilismo mais importante do sul da Europa voltou para reviver as épocas de competição passadas. “El Espíritu de Montjuïc” voltou em 2022 com a SEAT a ocupar o lugar principal no Circuito de Barcelona-Catalunha nos dias 1, 2, e 3 de abril.
A SEAT estabeleceu o objetivo de comemorar o 30º aniversário do seu patrocínio aos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992. Passaram três décadas desde que a SEAT se envolveu ativamente nos únicos Jogos Olímpicos realizados até à data em Espanha, onde alguns modelos da época assumiram um papel proeminente juntamente com os próprios atletas. O SEAT Toledo Electric, equipado com um motor totalmente elétrico, e o SEAT Ibiza Olímpico, ficarão para sempre na memória do evento. Ambos desempenharam importantes tarefas logísticas na Aldeia Olímpica de Barcelona e nas competições que tiveram lugar durante os Jogos Olímpicos.
A SEAT esteve presente na nona edição do “El Espíritu de Montjuïc ” com um programa de atividades inspirador, que incluiu provas de automóveis clássicos e modernos, uma minimaratona ao estilo do que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Barcelona ’92; várias corridas diferentes e desfiles de veículos na pista, bem como exposições e outras atividades que tiveram lugar no paddock.
Os testes dos veículos históricos tiveram um destaque especial no primeiro dia. Estava em exposição uma gama impressionante de veículos, desde o mítico SEAT 600 e a sua variante de quatro portas, o 800, a carros desportivos como o 128 Sport e o 1200 Sport ‘Bocanegra’, até carros utilitários como o 127, o 133, o Marbella e o Ibiza da primeira geração. Uma ampla representação que, no total, juntou 20 modelos históricos da empresa espanhola.
Houve também a oportunidade de testar quase toda a gama atual da SEAT, incluindo as últimas versões dos modelos. Os renovados SEAT Ibiza e Arona, bem como os modelos híbridos plug-in da marca – o SEAT Leon e-HYBRID e o SEAT Tarraco e-HYBRID – foram as grandes atrações neste importante evento histórico, agora de volta e em pleno andamento após a pandemia. Foi sem dúvida uma excelente oportunidade para ver a grande evolução que a marca viveu durante as últimas três décadas.
Outro grande momento do evento deste fim-de-semana foi a minimaratona. Uma experiência única no asfalto do circuito, que ganhou um impulso extra com a inclusão do primeiro veículo de emissão zero da SEAT.
Para comemorar o 30º aniversário do patrocínio da SEAT aos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, a empresa organizou uma pequena maratona que percorreu o Circuito de Barcelona-Catalunha de 4,7 km, na qual participaram mais de 100 corredores da comunidade SEAT Runners. Os corredores levavam uma das tochas olímpicas originais e, para a tornar ainda mais especial, o SEAT Toledo Electric estava de volta como carro de segurança e o SEAT Ibiza Olímpico serviu como carro varredor fechando o grupo de corredores.
Para Isidre López, chefe da coleção de carros históricos SEAT, a minimaratona “representa os valores que a SEAT promoveu através da sua participação nos Jogos Olímpicos”. E acrescenta: “A equipa trabalhou arduamente para poder voltar a ver o Toledo elétrico e o Ibiza Olímpico em ação, e conseguimos fazê-los trabalhar tão bem como há 30 anos atrás”. No entanto, “o nosso maior orgulho é ver a emoção nos rostos dos corredores, especialmente daqueles que também foram voluntários nos Jogos”, salienta.
Um deles é José María Ochoa, um empregado da Produção, que assistiu à corrida vestido com o seu uniforme original de voluntário: “É uma experiência muito emocionante, um equilíbrio entre o que somos, o que fomos e o que nos podemos tornar na SEAT, e tudo o que alcançámos”, diz Ochoa. E o facto é que “já passaram três décadas, mas o espírito permanece o mesmo”, conclui.
O público também pôde desfrutar das históricas corridas de carros de Fórmula 1 e desfiles de modelos únicos em pista. A encerrar o evento estiveram diferentes exposições no paddock, tais como a dedicada à Fórmula Nacional 1430 e à Fórmula SEAT 1800, duas competições de monolugares promovidas pela SEAT durante a década de 1970. Ao mesmo tempo, a marca espanhola celebrou o 50º aniversário do SEAT 127 com a exposição de várias versões do versátil hatchback, incluindo uma variante de corrida. O evento também prestou homenagem ao 40º aniversário do Ronda, do Fura Crono e do Panda Papamóvil e, sobretudo, destacou o 30º aniversário da SEAT como patrocinador dos Jogos Olímpicos de 1992 com a exposição do SEAT Toledo Electric, do SEAT Toledo Podium e do SEAT Ibiza Olímpico.