Decorrido um ano após a constituição da empresa, a Stellantis publica hoje o seu primeiro relatório de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), no qual detalha o seu desempenho nas métricas-chave de 2021 e descreve ao pormenor o seu roteiro em matéria de sustentabilidade, incluindo o compromisso, líder no setor, de alcançar o patamar zero em termos de emissões de carbono, até 2038.
Com a ação e o progresso como eixos centrais, o relatório destaca os avanços da Stellantis na criação e partilha de valor com os seus colaboradores, clientes, parceiros de negócios, comunidades em que opera e outras partes interessadas.
“Gerir um negócio de forma responsável é fundamental para a nossa sustentabilidade a longo prazo. A execução do nosso plano estratégico Dare Forward 2030, alcançando, até 2038, o patamar zero em termos de emissões líquidas de carbono, em toda a nossa cadeia de valor, confere à Stellantis um papel de liderança na descarbonização da indústria”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A nossa abordagem à responsabilidade social corporativa enquadra as nossas decisões de trazer valor acrescentado para as pessoas, para o planeta e para a Stellantis.”
O relatório explora seis áreas principais de atuação, todas de acordo com a visão definida através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:
- Proporcionar um impacto tangível em termos de alterações climáticas,
- Impulsionar a transformação da Companhia através do desenvolvimento do capital humano,
- Ir ao encontro das expectativas dos clientes em matéria de mobilidade,
- Prevenir violações de ética promovendo uma cultura ética,
- Promover a proteção e implementação de uma utilização responsável dos recursos naturais,
- Garantir a proteção dos direitos humanos e apoiar um desenvolvimento económico equilibrado dos territórios.
Focado nos riscos e oportunidades materiais, baseado em evidências científicas e auditado por entidades externas independentes, o Relatório explica como a Stellantis está a desenvolver a diversidade e o talento das suas pessoas, promovendo, ativamente, o respeito pelos direitos humanos em toda a sua cadeia de abastecimento global, ao mesmo tempo que aborda os desafios ambientais durante o seu percurso. No Relatório também se detalha a forma como a Companhia está a apoiar os objetivos relacionados com o clima, a curto, médio e longo prazo, nas instalações industriais e em todas as suas propriedades imobiliárias, veículos e fornecimentos.