• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

19 de Julho, 2025

Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

18 de Julho, 2025

Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

18 de Julho, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025

    Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

    18 de Julho, 2025

    O Grupo Renault anuncia a nomeação de Duncan Minto como Diretor Executivo Interino

    17 de Julho, 2025

    O novo Mercedes-Benz CLA Shooting Brake com tecnologia EQ – mais espaço para a inteligência

    17 de Julho, 2025

    NOVO MAZDA6e INTERATIVIDADE CENTRADA NO SER HUMANO

    16 de Julho, 2025
  • ENTREVISTA

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023
  • NEGÓCIOS

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Andreia Lopes: Advisor de sucesso ao Investimento Internacional na área do Imobiliário

    1 de Julho, 2025

    Rauva ajuda a criar 1200 empresas em Portugal e impulsiona o ecossistema empresarial

    21 de Novembro, 2024

    COSTA CRUZEIROS reforça organização comercial

    26 de Outubro, 2024

    Sophos adquire Secureworks para acelerar serviços e tecnologia de cibersegurança para as empresas em todo o mundo

    25 de Outubro, 2024
  • IMOBILIÁRIO

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Zome quer pôr carreiras a mexer

    10 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025

    ERA Group revela cinco estratégias para empresas mais produtivas e resilientes

    18 de Junho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 7,4% mais caro no último ano

    6 de Maio, 2025
  • ESTUDO

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Utilização de IA dispara 233% entre profissionais e trabalhadores de escritório

    16 de Julho, 2025

    Adecco alerta: o trabalho extra pode ser uma alavanca para o crescimento profissional

    15 de Julho, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8% mais caro no último ano

    1 de Julho, 2025

    43% dos consumidores considera que o atendimento das marcas melhorou

    29 de Junho, 2025
  • DICAS

    Férias com crianças: o que fazer sem gastar dinheiro

    17 de Julho, 2025

    Cinco medidas para poupar combustível nas deslocações de verão

    9 de Julho, 2025

    Verão sobre rodas: 8 dicas para planear as suas férias em autocaravana

    21 de Junho, 2025

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Antecedência e momento da reserva: eDreams explica como conseguir voos mais económicos

    26 de Março, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Panerai dá cor ao verão com braceletes à prova de sol e mar

    7 de Julho, 2025

    PULP 13 Studios quer pôr região norte no mapa das grandes produções audiovisuais.

    19 de Junho, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    Lisboa recebe novo bootcamp para a indústria de videojogos

    24 de Maio, 2025

    “Cria o teu Momento: OPPO anuncia Lamine Yamal como novo Embaixador Global

    26 de Janeiro, 2025
  • DESTINOS

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    APCCEREBRO lança corrida “5KM pelo teu Cérebro” para sensibilizar para os tumores cerebrais

    17 de Junho, 2025

    VivaGym consolida posicionamento em Portugal com um investimento de 6 milhões de euros

    11 de Abril, 2025

    Português Emiliano Ventura e irmãos Márquez oficializam parceria de trabalho no MotoGP

    4 de Abril, 2025

    Ivan Domingues arranca temporada de Fórmula 3 com sessão de testes em pleno Autódromo do Estoril

    10 de Fevereiro, 2025

    Mais de 2.000 pessoas participaram na 1ª edição do InGaming vai às Escolas para promover o bem-estar digital e a literacia tecnológica

    18 de Julho, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025

    Guimarães conquista 14 galardões Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

    10 de Julho, 2025

    Vaudeville Rendez-vous abre com acrobacias em bicicletas e música ao vivo

    8 de Julho, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025

    O Impacto da IA na Cibersegurança: O Que Esperar em 2025

    19 de Fevereiro, 2025

    Check Point Software demonstra a taxa de prevenção de ameaças mais elevada da indústria no Miercom’s Enterprise and Hybrid Mesh Firewall Security Report pelo terceiro ano consecutivo

    15 de Fevereiro, 2025

    Microsoft Portugal anuncia Pedro Soares como o novo National Security Officer

    12 de Fevereiro, 2025

    Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

    19 de Julho, 2025

    Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

    18 de Julho, 2025

    Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

    18 de Julho, 2025

    Mais de 2.000 pessoas participaram na 1ª edição do InGaming vai às Escolas para promover o bem-estar digital e a literacia tecnológica

    18 de Julho, 2025
Creative News
Home»Evento»Inovação no Turismo é laboratório da economia do futuro
Evento

Inovação no Turismo é laboratório da economia do futuro

A inovação no Turismo com foco na sustentabilidade e na digitalização foi o mote do “What’s Next – Innovating Tourism”. O evento promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo juntou mais de 100 oradores e 50 startups na Bolsa de Turismo de Lisboa.
24 de Março, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O “What’s Next – Innovating Tourism”, evento promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, colocou a inovação na agenda da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022 com uma programação que antecipou como será o futuro deste setor estratégico para a economia portuguesa.

Na BTL, o “What’s Next – Innovating Tourism” contou com um palco próprio e uma área para startups apresentarem as suas soluções. Os fins de tarde foram dedicados a sessões temáticas fora da BTL para as quais foram convidados oradores fora do setor com o objetivo de alargar o debate sobre o futuro do turismo à sociedade nas suas várias áreas.

Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Prémio Pessoa 2021, e João Wengrovius Meneses, Secretário-geral do Business Council for Sustainable Development, foram os convidados da primeira sessão, a 14 de janeiro, em que se discutiu porque é que o futuro do turismo é ser sustentável.

O CEO da Fundação Oceano Azul considerou que o século XXI terá como marca a Revolução Ambiental e será o século da sustentabilidade, mas alertou para o risco da delapidação do capital natural, lembrando que biodiversidade marinha e terrestre de Portugal e a gestão dos ecossistemas e conservação da natureza são uma mais-valia turística pela sua preservação.

Para João Wengorovius Meneses, qualquer oferta turística deve apresentar Portugal como destino sustentável e deu como exemplo a Costa Rica, pioneira em transformar o Turismo sustentável num negócio de sucesso.

A 15 de janeiro, a revolução digital juntou Inês Drummond Borges, Chief Transformation Officer da Sonae Sierra, e António Câmara, Chairman do YGroup. Para Inês Borges Drummond, a diferenciação não vem da tecnologia, mas sim da capacidade de pensar na perspetiva do consumidor. António Câmara trouxe à discussão as novas realidades da Web3, nomeadamente os smart contracts que considera decisivos na Internet que se está a desenhar e que vai permitir explorar o mundo real.

Para a sessão seguinte, a 17 de março, o NEST – centro que conta como fundadores a ANA – Aeroportos de Portugal; o Banco BPI; a Brisa; o Google; a Microsoft; o Millennium BCP; a NOS e o Turismo de Portugal -, convidou Maria de Belém Roseira e Germano de Sousa a debater o impacto da Saúde no Turismo. A ex-ministra da Saúde sublinhou que uma saúde de qualidade é fundamental para a marca Portugal, que se pode diferenciar por ser um destino seguro, saudável e pela qualificação e apetência para o Turismo de Natureza.

Germano de Sousa defendeu uma opção de política nacional para promoção do Turismo com saúde, divulgando Portugal como um país saudável e que pode oferecer aos visitantes a segurança de uma boa rede de cuidados de saúde. Está comunicação deveria, na opinião do médico e gestor, ser integrada com uma oferta de serviços e propostas que aliam a o turismo a atividades que promovem a saúde.

A sessão de dia 18 de março juntou no mesmo palco Roberta Medina, empresária e promotora do Rock in Rio, Juliet Kinsman, editora da Condé Nast e especialista em luxo sustentável, e Joana Vasconcelos, artista plástica. O tema em debate foi como a sustentabilidade e a cultura são forças que definem a oferta turística e como se antecipa que cada vez mais sejam decisivas nas escolhas que todos fazemos quando decidimos viajar.

BTL: um palco dedicado à digitalização, às pessoas e à sustentabilidade

O palco What´s Next – Innovating Tourism na FIL contou com uma programação diária entre 16 e 18 de março. Das soluções digitais às novas propostas de oferta turística, da gestão do talento ao turismo inclusivo e à sustentabilidade como trave-mestra do setor.

Estes foram alguns dos temas em destaque:

O pitch de startups – Dos eventos aos analytics, da gestão de receitas às novas propostas de oferta turística e à aplicação das tecnologias aos vários segmentos do turismo, todos os dias subiram ao palco startups para apresentar as suas soluções para o setor.

WOW – um novo distrito cultural em Vila Nova de Gaia que apresenta o melhor da região e o melhor de Portugal. O responsável pelo projeto, Adrian Bridge, lembrou a importância do conteúdo, uma vez que o turismo hoje em dia é muito mais que alojamento, é preciso saber o que se pode fazer durante uma visita.

Tecnologias emergentes ao serviço do turismo – Rute Cardoso, da Microsoft, lembrou que uma boa experiência é aquilo que nos faz voltar e que o metaverse, a realidade aumentada ou a realidade virtual, são exemplos de tecnologias que tornam o Turismo mais imersivo.

5G e dados como fator de crescimento – As novas experiências no turismo, nomeadamente as que envolvem tecnologia, serão muito potenciadas pelo desenvolvimento e expansão da tecnologia 5G, como é explicou Miguel Adrego, líder de equipa em novos negócios e inovação da NOS. Também da NOS, José Maria Garret trouxe à discussão o poder dos analytics, demonstrando como a avaliação de insights e de informação é uma mais-valia em qualquer negócio,

A era da biometria – Grande parte do movimento turístico é realizado através dos aeroportos e Aaron Beeson, Diretor de Inovação da ANA explicou que o objetivo da integração de nova tecnologia, nomeadamente a biometria, é criar um processo transformacional para que a experiência aeroportuária seja completamente livre, através da implementação de sistemas de reconhecimento facial.

Call Turismo – O programa “Call Turism” – realizado em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST foi o tema da intervenção de Miguel Barbosa, Diretor de Investimentos da Portugal Ventures., que tem como objetivo investir entre 200 mil e 1 milhão de euros em projetos não tecnológicos e tecnológicos no setor.

Financiamento ao turismo – O financiamento bancário ao setor foi apresentado por Gonçalo Regalado, do Millenium BCP, que enquadrou a forma como os apoios europeus podem chegar às PME. Focando a importância dos próximos 5 anos, salientou a obrigatoriedade do trabalho em consórcio e a alteração das cadeias de valor para a elegibilidade a esses fundos.

Paulo Rodrigues Brito, do BPI, trouxe uma vertente mais específica, a do financiamento sustentável do turismo. Este é também um desígnio do BPI, banco que procura ajudar as empresas nesta fase transitória, na qual existe uma pressão regulamentar que se soma uma pressão no acesso ao capital e dos stakeholders

Liderança transformadora com diversidade, ética e visão – Chitra Stern, da United Lisbon International School e do Martinhal Group, partilhou a sua experiência de trabalho com um ecossistema para a inovação, educação e criatividade, também para o Turismo.

Gerir e reter talento – José Paiva, cofundador e presidente da Landing Jobs, trouxe ao palco o tema do futuro do trabalho. O responsável abordou as mudanças no conceito de escritório, de férias, de casa para os nómadas digitais e as novas definições de regras para a conjugação de férias com o trabalho remoto.

As competências digitais e o trabalho – O trabalho remoto esteve também em foco na intervenção de António Neves, Industry Manager da Google, que analisou a evolução das competências digitais a nível laboral com base em três tendências: trabalho em diferentes lugares, valorização do tempo e as relações interpessoais.

A inovação como fator de transformação cultural – Foi o tema da intervenção de  Ana Casaca, Diretora de Inovação da Galp, empresa que na sua estratégia tem como objetivo a descarbonização total até 2050. Uma meta que significa ter um portfólio diferente do atual e obriga a diferentes lentes para olhar para o caminho a percorrer.

Portugal sem barreiras, um turismo inclusivo – A dimensão do mercado potencial é de pessoas com necessidades especiais de acesso é de 15% da população mundial, sendo o segmento de mercado que mais rapidamente vai crescer, nomeadamente os seniores. Nuno Leal, da Acessible Portugal, explicou como a questão da acessibilidade atravessa todos os segmentos turísticos, desde o luxo ao turismo social.

O Futuro da Sustentabilidade está no Turismo  – Juliet Kinsman, editora da Condé Nast e consultora de luxo sustentável, centrou-se na emergência climática para argumentar a necessidade de reduzir o uso da água, da energia, de consumir menos carne e menos laticínios e aumentar a importância das economia locais Para a jornalista e consultora, a educação para novos comportamentos será decisiva e o turismo enquanto espaço de encontro de pessoas e culturas tem um papel chave a desempenhar na mudança de paradigma.

O papel das empresas – Margarida Couto, CEO da GRACE, a associação que reúne mais de 200 empresas, apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como a “alma” da sustentabilidade e os ESG o respetivo “corpo”. A sustentabilidade só é possível com inovação, o que, por definição, torna este desafio empresarial.

Liderar a mudança na mobilidade – O CEO da Via Verde, Pedro Mourisca, mostrou como ao longo da história a digitalização tem sido o trabalho realizado para aproximação às pessoas e para modificar comportamentos. A eletrificação da mobilidade e a multimodalidade nos transportes são outros desafios a responder    numa perspetiva turística.

Clean & Safe, do passado ao futuro – Leonor Picão, diretora no Turismo de Portugal apresentou o projeto “Clean and Safe”, cujo principal objetivo é fazer de Portugal um destino seguro e sustentável, algo conseguido através da capacitação das empresas do setor para a criação de um destino de confiança para os Turistas, mas  também de confiança para os colaboradores destas organizações.

O “What’s Next – Innovating Tourism” foi ainda palco para a apresentação de três projetos com impacto no setor.

 . Protocolo de colaboração entre a Nova Medical School, o NEST, o Turismo de Portugal e a ONG Médicos do Mundo para ajudar na resposta à catástrofe humanitária em consequência da Guerra na Ucrânia, numa iniciativa com base no centro de inteligência colaborativa “NEST HaT Lab @ NOVA Medical School”.

 . Apresentação do “The Journey”, programa de inovação para a transição digital e transição energética desenvolvido pela Beta I em parceria com o Turismo de Portugal.

 . Lançamento da campanha “Desligue” apresentada porVítor Leal, presidente das Termas de Portugal

Mais sobre o evento:

A BTL 2022 aposta em novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza, mas dá também continuidade a áreas como o BTL LAB.

O BTL LAB, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, é um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo. Além de mostra de startups, o LAB é um importante palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.

A sua dinamização assenta em iniciativas complementares com o objetivo de pensar, debater e aplicar o futuro do turismo, uma indústria que procura o ressurgimento numa readaptação pós-pandémica e que, no caso português, corresponde a quase 20% do PIB.

“What’s Next – Innovating Tourism” é um evento promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, com organização a cargo do The Next Big Idea, plataforma de inovação, e contando com a SIC e o Expresso como parceiros de media.

Toda a informação sobre o evento está disponível em https://www.whatsnexttourism.pt/ 

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorJoão Venâncio nomeado Brand Manager da CITROËN em Portugal
Próximo Água Monchique cria departamento de Inovação, Sustentabilidade e Digitalização

Relacionados

Mais de 2.000 pessoas participaram na 1ª edição do InGaming vai às Escolas para promover o bem-estar digital e a literacia tecnológica

18 de Julho, 2025

Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

15 de Julho, 2025

ÚLTIMAS
Notícias

Tecnológica 99x Portugal tem 40 vagas em aberto para projetos nacionais e internacionais

19 de Julho, 2025

A 99x Portugal, tecnológica especializada em elevar o potencial digital das organizações, tem 40 vagas…

Luís Santos assume nova Direção de Marketing, Comunicação e Customer Experience na Volvo Car Portugal

18 de Julho, 2025

Três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

18 de Julho, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.