• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Volvo inaugura novas instalações em Vila Real

18 de Maio, 2022

Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

18 de Maio, 2022

IVECO T-WAY conquista prestigiado iF DESIGN AWARD

18 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Volvo inaugura novas instalações em Vila Real

    18 de Maio, 2022

    IVECO T-WAY conquista prestigiado iF DESIGN AWARD

    18 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    Mazda fecha Ano Fiscal com resultados positivos

    16 de Maio, 2022

    Nova edição especial Panda e Tipo Garmin: dedicada aos fãs do ar livre e do bem-estar

    15 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    NIVÀ inaugura primeira gelataria no PORTO

    17 de Maio, 2022

    EdTech startup Intuitivo vence o primeiro Roadshow Demium em Portugal

    16 de Maio, 2022

    SIC e GLOBO renovam parceria para os próximos seis anos

    16 de Maio, 2022

    BARÓMETRO HERÓIS PME revela PME confiantes em crescimento entre 10 e 30%

    16 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022

    MELOM lança projeto Casa de Sonho Eco que constrói moradias com soluções amigas do ambiente

    11 de Maio, 2022

    Empreendimento de luxo – The Avenue, localizado no Porto – vence prémio internacional Luxury Lifestyle Awards 2022 em NY

    10 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022

    NOVO Casal Garcia Fruitzy

    12 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

    17 de Maio, 2022

    DS Automobiles soma mais pontos na segunda corrida do E-Prix de Berlim

    16 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    PUMA lança equipamento especial do MANCHESTER CITY para comemorar os 10 anos do lendário golo de KÜN AGÜERO

    12 de Maio, 2022

    Challenger Series: Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins 9.ºs na Gold Coast

    11 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Consumidores atuais de produtos turísticos são mais digitais, mais inovadores e menos dispostos a correr riscos no rescaldo da pandemia

    22 de Abril, 2022

    IVECO T-WAY conquista prestigiado iF DESIGN AWARD

    18 de Maio, 2022

    Grupo ASISA reforça a sua aposta em Portugal com um concerto da Escola Superior de Música Reina Sofía

    17 de Maio, 2022

    Já são conhecidos os nomeados aos Investor Relations and Governance Awards 2022

    11 de Maio, 2022

    QUARTOSALA participa na 3ª EDIÇÃO da HOMA

    10 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Kaspersky Safe Kids, mais funcionalidades para melhor proteção das crianças online

    18 de Maio, 2022

    Electronic IDentification explica como garantir segurança das contas bancárias

    17 de Maio, 2022

    Thales Group assina acordo com a Sonae Investment Management para adquirir a Maxive Cybersecurity

    17 de Maio, 2022

    Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

    17 de Maio, 2022

    Volvo inaugura novas instalações em Vila Real

    18 de Maio, 2022

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    IVECO T-WAY conquista prestigiado iF DESIGN AWARD

    18 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022
Creative News
Home»Evento»Inovação no Turismo é laboratório da economia do futuro
Evento

Inovação no Turismo é laboratório da economia do futuro

A inovação no Turismo com foco na sustentabilidade e na digitalização foi o mote do “What’s Next – Innovating Tourism”. O evento promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo juntou mais de 100 oradores e 50 startups na Bolsa de Turismo de Lisboa.
24 de Março, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O “What’s Next – Innovating Tourism”, evento promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, colocou a inovação na agenda da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022 com uma programação que antecipou como será o futuro deste setor estratégico para a economia portuguesa.

Na BTL, o “What’s Next – Innovating Tourism” contou com um palco próprio e uma área para startups apresentarem as suas soluções. Os fins de tarde foram dedicados a sessões temáticas fora da BTL para as quais foram convidados oradores fora do setor com o objetivo de alargar o debate sobre o futuro do turismo à sociedade nas suas várias áreas.

Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Prémio Pessoa 2021, e João Wengrovius Meneses, Secretário-geral do Business Council for Sustainable Development, foram os convidados da primeira sessão, a 14 de janeiro, em que se discutiu porque é que o futuro do turismo é ser sustentável.

O CEO da Fundação Oceano Azul considerou que o século XXI terá como marca a Revolução Ambiental e será o século da sustentabilidade, mas alertou para o risco da delapidação do capital natural, lembrando que biodiversidade marinha e terrestre de Portugal e a gestão dos ecossistemas e conservação da natureza são uma mais-valia turística pela sua preservação.

Para João Wengorovius Meneses, qualquer oferta turística deve apresentar Portugal como destino sustentável e deu como exemplo a Costa Rica, pioneira em transformar o Turismo sustentável num negócio de sucesso.

A 15 de janeiro, a revolução digital juntou Inês Drummond Borges, Chief Transformation Officer da Sonae Sierra, e António Câmara, Chairman do YGroup. Para Inês Borges Drummond, a diferenciação não vem da tecnologia, mas sim da capacidade de pensar na perspetiva do consumidor. António Câmara trouxe à discussão as novas realidades da Web3, nomeadamente os smart contracts que considera decisivos na Internet que se está a desenhar e que vai permitir explorar o mundo real.

Para a sessão seguinte, a 17 de março, o NEST – centro que conta como fundadores a ANA – Aeroportos de Portugal; o Banco BPI; a Brisa; o Google; a Microsoft; o Millennium BCP; a NOS e o Turismo de Portugal -, convidou Maria de Belém Roseira e Germano de Sousa a debater o impacto da Saúde no Turismo. A ex-ministra da Saúde sublinhou que uma saúde de qualidade é fundamental para a marca Portugal, que se pode diferenciar por ser um destino seguro, saudável e pela qualificação e apetência para o Turismo de Natureza.

Germano de Sousa defendeu uma opção de política nacional para promoção do Turismo com saúde, divulgando Portugal como um país saudável e que pode oferecer aos visitantes a segurança de uma boa rede de cuidados de saúde. Está comunicação deveria, na opinião do médico e gestor, ser integrada com uma oferta de serviços e propostas que aliam a o turismo a atividades que promovem a saúde.

A sessão de dia 18 de março juntou no mesmo palco Roberta Medina, empresária e promotora do Rock in Rio, Juliet Kinsman, editora da Condé Nast e especialista em luxo sustentável, e Joana Vasconcelos, artista plástica. O tema em debate foi como a sustentabilidade e a cultura são forças que definem a oferta turística e como se antecipa que cada vez mais sejam decisivas nas escolhas que todos fazemos quando decidimos viajar.

BTL: um palco dedicado à digitalização, às pessoas e à sustentabilidade

O palco What´s Next – Innovating Tourism na FIL contou com uma programação diária entre 16 e 18 de março. Das soluções digitais às novas propostas de oferta turística, da gestão do talento ao turismo inclusivo e à sustentabilidade como trave-mestra do setor.

Estes foram alguns dos temas em destaque:

O pitch de startups – Dos eventos aos analytics, da gestão de receitas às novas propostas de oferta turística e à aplicação das tecnologias aos vários segmentos do turismo, todos os dias subiram ao palco startups para apresentar as suas soluções para o setor.

WOW – um novo distrito cultural em Vila Nova de Gaia que apresenta o melhor da região e o melhor de Portugal. O responsável pelo projeto, Adrian Bridge, lembrou a importância do conteúdo, uma vez que o turismo hoje em dia é muito mais que alojamento, é preciso saber o que se pode fazer durante uma visita.

Tecnologias emergentes ao serviço do turismo – Rute Cardoso, da Microsoft, lembrou que uma boa experiência é aquilo que nos faz voltar e que o metaverse, a realidade aumentada ou a realidade virtual, são exemplos de tecnologias que tornam o Turismo mais imersivo.

5G e dados como fator de crescimento – As novas experiências no turismo, nomeadamente as que envolvem tecnologia, serão muito potenciadas pelo desenvolvimento e expansão da tecnologia 5G, como é explicou Miguel Adrego, líder de equipa em novos negócios e inovação da NOS. Também da NOS, José Maria Garret trouxe à discussão o poder dos analytics, demonstrando como a avaliação de insights e de informação é uma mais-valia em qualquer negócio,

A era da biometria – Grande parte do movimento turístico é realizado através dos aeroportos e Aaron Beeson, Diretor de Inovação da ANA explicou que o objetivo da integração de nova tecnologia, nomeadamente a biometria, é criar um processo transformacional para que a experiência aeroportuária seja completamente livre, através da implementação de sistemas de reconhecimento facial.

Call Turismo – O programa “Call Turism” – realizado em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST foi o tema da intervenção de Miguel Barbosa, Diretor de Investimentos da Portugal Ventures., que tem como objetivo investir entre 200 mil e 1 milhão de euros em projetos não tecnológicos e tecnológicos no setor.

Financiamento ao turismo – O financiamento bancário ao setor foi apresentado por Gonçalo Regalado, do Millenium BCP, que enquadrou a forma como os apoios europeus podem chegar às PME. Focando a importância dos próximos 5 anos, salientou a obrigatoriedade do trabalho em consórcio e a alteração das cadeias de valor para a elegibilidade a esses fundos.

Paulo Rodrigues Brito, do BPI, trouxe uma vertente mais específica, a do financiamento sustentável do turismo. Este é também um desígnio do BPI, banco que procura ajudar as empresas nesta fase transitória, na qual existe uma pressão regulamentar que se soma uma pressão no acesso ao capital e dos stakeholders

Liderança transformadora com diversidade, ética e visão – Chitra Stern, da United Lisbon International School e do Martinhal Group, partilhou a sua experiência de trabalho com um ecossistema para a inovação, educação e criatividade, também para o Turismo.

Gerir e reter talento – José Paiva, cofundador e presidente da Landing Jobs, trouxe ao palco o tema do futuro do trabalho. O responsável abordou as mudanças no conceito de escritório, de férias, de casa para os nómadas digitais e as novas definições de regras para a conjugação de férias com o trabalho remoto.

As competências digitais e o trabalho – O trabalho remoto esteve também em foco na intervenção de António Neves, Industry Manager da Google, que analisou a evolução das competências digitais a nível laboral com base em três tendências: trabalho em diferentes lugares, valorização do tempo e as relações interpessoais.

A inovação como fator de transformação cultural – Foi o tema da intervenção de  Ana Casaca, Diretora de Inovação da Galp, empresa que na sua estratégia tem como objetivo a descarbonização total até 2050. Uma meta que significa ter um portfólio diferente do atual e obriga a diferentes lentes para olhar para o caminho a percorrer.

Portugal sem barreiras, um turismo inclusivo – A dimensão do mercado potencial é de pessoas com necessidades especiais de acesso é de 15% da população mundial, sendo o segmento de mercado que mais rapidamente vai crescer, nomeadamente os seniores. Nuno Leal, da Acessible Portugal, explicou como a questão da acessibilidade atravessa todos os segmentos turísticos, desde o luxo ao turismo social.

O Futuro da Sustentabilidade está no Turismo  – Juliet Kinsman, editora da Condé Nast e consultora de luxo sustentável, centrou-se na emergência climática para argumentar a necessidade de reduzir o uso da água, da energia, de consumir menos carne e menos laticínios e aumentar a importância das economia locais Para a jornalista e consultora, a educação para novos comportamentos será decisiva e o turismo enquanto espaço de encontro de pessoas e culturas tem um papel chave a desempenhar na mudança de paradigma.

O papel das empresas – Margarida Couto, CEO da GRACE, a associação que reúne mais de 200 empresas, apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como a “alma” da sustentabilidade e os ESG o respetivo “corpo”. A sustentabilidade só é possível com inovação, o que, por definição, torna este desafio empresarial.

Liderar a mudança na mobilidade – O CEO da Via Verde, Pedro Mourisca, mostrou como ao longo da história a digitalização tem sido o trabalho realizado para aproximação às pessoas e para modificar comportamentos. A eletrificação da mobilidade e a multimodalidade nos transportes são outros desafios a responder    numa perspetiva turística.

Clean & Safe, do passado ao futuro – Leonor Picão, diretora no Turismo de Portugal apresentou o projeto “Clean and Safe”, cujo principal objetivo é fazer de Portugal um destino seguro e sustentável, algo conseguido através da capacitação das empresas do setor para a criação de um destino de confiança para os Turistas, mas  também de confiança para os colaboradores destas organizações.

O “What’s Next – Innovating Tourism” foi ainda palco para a apresentação de três projetos com impacto no setor.

 . Protocolo de colaboração entre a Nova Medical School, o NEST, o Turismo de Portugal e a ONG Médicos do Mundo para ajudar na resposta à catástrofe humanitária em consequência da Guerra na Ucrânia, numa iniciativa com base no centro de inteligência colaborativa “NEST HaT Lab @ NOVA Medical School”.

 . Apresentação do “The Journey”, programa de inovação para a transição digital e transição energética desenvolvido pela Beta I em parceria com o Turismo de Portugal.

 . Lançamento da campanha “Desligue” apresentada porVítor Leal, presidente das Termas de Portugal

Mais sobre o evento:

A BTL 2022 aposta em novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza, mas dá também continuidade a áreas como o BTL LAB.

O BTL LAB, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, é um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo. Além de mostra de startups, o LAB é um importante palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.

A sua dinamização assenta em iniciativas complementares com o objetivo de pensar, debater e aplicar o futuro do turismo, uma indústria que procura o ressurgimento numa readaptação pós-pandémica e que, no caso português, corresponde a quase 20% do PIB.

“What’s Next – Innovating Tourism” é um evento promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, com organização a cargo do The Next Big Idea, plataforma de inovação, e contando com a SIC e o Expresso como parceiros de media.

Toda a informação sobre o evento está disponível em https://www.whatsnexttourism.pt/ 

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorJoão Venâncio nomeado Brand Manager da CITROËN em Portugal
Próximo Água Monchique cria departamento de Inovação, Sustentabilidade e Digitalização

Relacionados

IVECO T-WAY conquista prestigiado iF DESIGN AWARD

18 de Maio, 2022

Grupo ASISA reforça a sua aposta em Portugal com um concerto da Escola Superior de Música Reina Sofía

17 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Automóvel

Volvo inaugura novas instalações em Vila Real

18 de Maio, 2022

A Volvo acaba de inaugurar as suas novas instalações na cidade de Vila Real. O…

Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

18 de Maio, 2022

IVECO T-WAY conquista prestigiado iF DESIGN AWARD

18 de Maio, 2022

Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

18 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.