A Volvo Cars e a Starbucks anunciaram uma nova parceria, na qual irão estabelecer a primeira rede pública de carregamento de automóveis eléctricos nas lojas da empresa americana.
Esta rede estará a funcionar nos Estados Unidos, a partir deste Verão, e será alimentada pela ChargePoint.
Ao todo, serão instalados cerca de 60 carregadores rápidos Volvo – ChargePoint DC em 15 pontos de venda Starbucks ao longo de mais de 2.000 kms, desde Denver até à sede da empresa em Seattle. O plano inclui a instalação de um ponto de carregamento a cada 160 kms, em linha com a autonomia da maioria dos automóveis elétricos atualmente existentes.
Estes carregadores rápidos poderão carregar, o novo Volvo C40 Recharge, de 20% até 90% da sua carga em cerca de 40 minutos, enquanto os condutores e passageiros poderão relaxar e fazer uma pausa numa das lojas Starbucks.
Os condutores de automóveis Volvo Recharge com sistema Google incorporado poderão encontrar estes pontos de carregamento através da app ChargePoint integrada no sistema enquanto os outros condutores poderão utilizar a app ChargePoint dos seus smartphones.
Estas estações estarão abertas a qualquer utilizador de veículos elétricos. No entanto, os clientes da Volvo Cars poderão utilizar as instalações de carregamento de forma gratuita.
Esta colaboração Volvo Cars – Starbucks representa um bom exemplo do potencial atualmente existente para o estabelecimento de um novo eixo de desenvolvimento de parcerias, que se esperam poder vir a ser mais frequentes no futuro.
“A Volvo Cars quer dar às pessoas a liberdade para se movimentarem e reduzirem o seu impacto ambiental. Ao trabalhar com a Starbucks poderemos concretizar isso, oferecendo aos clientes experiências agradáveis para relaxar enquanto carregam os seus automóveis.”
Anders Gustafsson – Vice President Americas and President and CEO – Volvo Car USA