Automóveis Citroën lança em junho o C5 X, o seu novo topo de gama, que vem renovar o segmento dos grandes estradistas familiares e executivos, com um conceito original que combina o estilo de uma berlina com o de uma break, numa proposta inovadora e na mais pura tradição Citroën. Este novo modelo, moderno, estatutário e inovador está disponível com motorizações a gasolina ou híbridas plug-in, e reflete as verdadeiras expectativas dos clientes do segmento dos grandes automóveis, bem como os dos SUV.
O C5 X inova ao introduzir, em Estreia Mundial, a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, elemento que reforça, ainda mais, a sensação de viajar a bordo de um tapete voador, sensação intimamente ligada à história da Citroën. Traduz um verdadeiro convite a viajar, aproveitando o seu habitáculo do tipo lounge, com o conforto reconhecido dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade inigualável, em particular na segunda fila.
A bagageira, com um volume líquido de 545 litros e um acabamento superior, responde, perfeitamente, às necessidades dos clientes do segmento das carroçarias do tipo break. A versão híbrida plug-in, com o sistema ë-Comfort combinado com a condução em modo elétrico no quotidiano, eleva a sensação de serenidade a bordo.
O bem-estar sentido a bordo é reforçado pelas tecnologias de ponta que simplificam a utilização do automóvel, como o Head Up Display mais abrangente e o leque de equipamentos de assistência à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist ou o novo interface de comunicação e entretenimento através do ecrã tátil de alta definição com 12’’, com reconhecimento de voz natural, personalizável com widgets, tal como num tablet.
Com o C5 X, a Citroën reforça-se com um automóvel topo de gama, ambicioso e capaz de conquistar clientes cada vez mais dispostos a partir à descoberta do mundo. Uma proposta ousada e inédita que encarna, verdadeiramente, o ‘savoir-faire’ da Citroën no que diz respeito à inovação e ao bem-estar, aqui elevado ao nível de arte de viver.»
Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën
UMA SILHUETA DE VANGUARDA QUE REDEFINE O TRADICIONAL SEGMENTO D
O C5 X é surpreendente logo à primeira vista, face a um segmento D bastante tradicional. Com um conceito forte e único no mercado, o C5 X posiciona-se, naturalmente, como o novo topo de gama da Citroën e inspira-se, tal como o seu nome indica, no concept CXperience.
- Conceito único no seu género: uma silhueta moderna e inovadora
A silhueta do C5 X impõe-se imediatamente: assertiva, bem assente sobre as rodas, robusta e distinta. Renovando, por completo, os códigos do segmento D, recorre a uma silhueta bem afirmada que combina as linhas de uma berlina e de uma carroçaria do tipo break, bem como elementos que tornam os SUV apelativos. É uma silhueta nova, em que foi dada especial atenção ao desempenho aerodinâmico.
O seu capô longo, as linhas fluídas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e os guarda-lamas traseiros rebaixados acrescentam distinção e dinamismo, elementos que fazem a ligação a automóveis topo de gama históricos da Citroën. A sua porta traseira, outra característica distinta dos grandes modelos da marca, oferece toda a facilidade de uma carroçaria break: tem uma abertura ampla e funcional, bem como piso de carga baixo, permitindo uma utilização fácil e prática no dia-a-dia.
- Uma postura sobrelevada para um superior controlo da estrada
A sua postura sobrelevada, graças à superior altura ao solo quando comparada com a de uma berlina tradicional e às rodas com 720 milímetros de diâmetro, com pneus Tall & Narrow de 19’’ em grande parte das versões, permite uma posição de condução mais alta, que oferece uma maior segurança e uma visibilidade superior, elemento muito apreciado pelos clientes do segmento SUV.
Com uma distância entre eixos de 2.785 mm, capaz de proporcionar uma excelente habitabilidade no banco traseiro, o C5 X conta com dimensões exteriores generosas – 4.805 mm de comprimento, 1.865 de largura e 1.485 mm de altura – valores que o posicionam no centro do segmento D.
- Uma assinatura luminosa moderna e tecnológica: ver e ser visto
O C5 X apresenta a nova assinatura luminosa da Citroën, em forma de “V”, quer à frente, quer atrás, desenho inaugurado pelo novo C4. Imediatamente reconhecível e associada à Citroën, esta assinatura luminosa e tecnológica integra projetores em LED em toda a gama. Visível tanto de dia como de noite, realça a silhueta invulgar do C5 X.
Com o seu estilo inovador aliado à elegância de uma berlina, ao dinamismo de uma ‘break’ e ao aspeto tranquilizante de um SUV, o C5 X ilustra toda a audácia do estilo Citroën. A sua morfologia única, as linhas aerodinâmicas e a moderna assinatura luminosa tornam-no num verdadeiro Citroën, imediatamente reconhecível na estrada.
Pierre Leclecq, Diretor de Design da Citroën
UM CONVITE PARA VIAJAR EM CONFORTO ABSOLUTO
O habitáculo do C5 X transmite uma sensação acolhedora de boas-vindas, de serenidade e espaço, num convite a viajar, com particular atenção aos detalhes e com conteúdos práticos sem precedentes. A elegância e o bem-estar, associados a uma tecnologia inovadora, mas discreta, são elementos-chave do conforto absoluto que se vive no habitáculo, um atributo confirmado por todos os que experienciam o C5 X, na mais pura tradição Citroën.
- Um espaço lounge com um conforto exemplar
Fiel à filosofia de personalização da gama Citroën, o C5 X propõe ambientes interiores originais que permitem personalizar o habitáculo à imagem de cada cliente. Nele incluem-se materiais acolhedores, em harmonias refinadas, com uma verdadeira atenção aos detalhes.
Os bancos Advanced Comfort do C5 X representam a referência em termos de conforto e permitem que os ocupantes se sintam como se estivessem em suas casas, nas suas salas de estar. Oferecem um nível de conforto e apelo visual únicos, graças a um acolchoamento especial, tal como num sobrecolchão. O conforto dinâmico e postural é oferecido por uma napa de alta densidade e por uma mousse, espessa e estruturada, que permite aos ocupantes sentirem-se relaxados, mesmo após as viagens mais longas.
Elemento de verdadeira exclusividade, a suspensão Citroën Advanced Comfort do C5 X foi concebida para recriar o efeito de tapete voador de alguns modelos icónicos da Citroën, sendo capaz de superar todos os obstáculos, como buracos na estrada, passeios ou lombas. Na versão híbrida plug-in, o C5 X eleva o controlo ao patamar seguinte, fruto da integração da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, com um amortecimento ainda mais evoluído. Com três modos à escolha do condutor, o sistema de controlo da suspensão reforça a eficácia dos Batentes Hidráulicos Progressivos® ao contribuir com ainda mais suavidade ao rolar na estrada e ao oferecer uma maior eficiência, particularmente em curva.
A habitabilidade foi uma das principais preocupações da Citroën ao conceber o C5 X. À frente, os bancos confortáveis e o painel de instrumentos de leitura clara proporcionam um espaço habitável vasto e desimpedido. O banco traseiro convida os passageiros a relaxar, oferecendo um espaço excecional para as pernas, uma agradável sensação de liberdade em largura, bem como uma generosa altura livre de intrusões.
Essa habitabilidade é ainda reforçada por uma luminosidade apreciável, graças à superfície vidrada a 360 graus, ao redor de todo o automóvel, inclusivamente nos vidros de custódia, bem como através do grande tejadilho panorâmico em vidro.
Para tornar as viagens tão relaxantes quanto possível, foi dada especial atenção à acústica, com vidros acústicos laminados, dianteiros e traseiros, que proporcionam um excecional isolamento do ruído exterior.
- Todas as vantagens de uma break: polivalente e prático no quotidiano
Os aspetos práticos foram considerados até ao mais pequeno detalhe durante o desenvolvimento do C5 X. De forma a corresponder ao cliente europeu que tanto valoriza a versatilidade de utilização, a bagageira do C5 X foi concebida de acordo com o espírito de uma carroçaria break, quer nas suas dimensões, quer no seu acabamento exclusivo: uma capacidade de carga generosa, com volume líquido de 545 litros; piso plano com o rebatimento do encosto do banco traseiro, proporcionando um volume útil máximo de 1.640 litros; acesso de carga largo e funcional, com acesso baixo e paredes retilíneas. Uma chapeleira de enrolar, solidária com o portão traseiro, facilita a colocação de volumes, enquanto a abertura elétrica com função mãos-livres ajuda no acesso quando os braços estão ocupados. Todo o compartimento dos passageiros está equipado com espaços de arrumação inteligentes, especialmente desenvolvidos para armazenar ou esconder os objetos indispensáveis no quotidiano.
Mais informações aqui.