A LLYC registou 64,1 milhões de euros em receitas, em 2021, segundo as contas já auditadas. Este resultado representa um aumento de 43,5% em relação às receitas obtidas em 2020. As receitas operacionais (receitas totais, das quais se subtrai a refaturação dos serviços a clientes) ascenderam aos 53,3 milhões de euros, mais 32,9% do que no ano anterior. O EBITDA recorrente (resultado bruto de exploração) melhorou 51,3% para os 12,7 milhões de euros, ao passo que o lucro líquido consolidado aumentou em 134,6% para 5,3 milhões de euros. Desta forma, a empresa cumpre os objetivos estabelecidos no seu plano estratégico, que visa duplicar o seu tamanho até 2024.
Atualmente, a consultora de comunicação, marketing digital e assuntos públicos conta com escritórios próprios na Europa (Portugal e Espanha), América Latina (Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, México, Panamá, Peru e República Dominicana) e Estados Unidos (Miami e os Latam Desk de Nova Iorque e Washington). Em 2021, as operações na Europa contribuíram para 42% das receitas operacionais e para 53% do EBITDA, enquanto as operações na América do Norte e na América do Sul contribuíram para 36% das receitas operacionais e para 30% do EBITDA. O remanescente veio da nova unidade de negócio Deep Digital Business, a área que integra todas as linhas e soluções de inteligência artificial, transformação digital e inbound marketing da empresa.
José Antonio Llorente, Sócio Fundador e Presidente da LLYC, destaca: “2021 foi um ano muito positivo para a empresa, que ficou marcado pelo crescimento e pela transformação digital do negócio. A oferta pública de capital no BME Growth e as aquisições da Apache, da CHINA e da BESO permitiram-nos dar um passo em frente na nossa capacidade e competitividade tecnológica e criativa. Nada seria possível sem os esforços da nossa equipa de profissionais, a nossa clara aposta no talento e a confiança que os nossos clientes depositam em nós”.
Somamos para crescer
Em 2021, a LLYC acelerou o seu crescimento através da aquisição de três operações: duas em Espanha – a Apache e a CHINA – e a outra no México – com a compra de 75% da BESO, o que permitiu à empresa triplicar o seu tamanho naquele país e tornar-se líder de mercado. Estas aquisições tiveram como objetivo sustentar os serviços de Deep Digital Business e a aposta na criatividade, que serão as alavancas-chave do negócio nos próximos anos. Além disso, também no ano passado foi assinada uma parceria com a VCGA no México, uma empresa líder na área farmacêutica e alimentar.
Estreia no BME Growth
A 22 de julho de 2021 a LLYC ficou listada no BME Growth. A operação foi um sucesso: o aumento de capital foi concretizado com um excesso de procura cinco vezes superior à oferta e a empresa estreou-se no mercado com uma capitalização de 109 milhões de euros. Mais de 1300 acionistas confiaram no futuro da consultora que, no ano passado, viu os títulos revalorizarem-se em 22,5%. Atualmente, a subida está próxima dos 40% e, com este marco, a LLYC junta-se a uma liga mais exigente, para a qual adotou as melhores práticas de transparência e governação no mercado.
LLYC Venturing
Fiel ao seu espírito empreendedor, em novembro, a LLYC lançou a LLYC Venturing, uma iniciativa de corporate venture para investir em startups com elevado potencial de crescimento nos mercados em que opera. A consultora destinará até um máximo de 5 milhões de euros em 20 projetos, durante os próximos quatro anos. As empresas nas quais a LLYC Venturing pretende investir estarão focadas nos seguintes setores: software destinado ao marketing digital; inteligência artificial centrada na comunicação e no marketing; empresas de blockchain que permitam transformar a comunicação da IoT(Internet of Things) e melhorem a comunicação persona/máquina; e empresas de realidade virtual que ajudem a melhorar experiências imersivas.
Aposta no talento
O quadro de pessoal da LLYC encerrou 2021 com um total de 966 profissionais. As aquisições da Apache Digital, da CHINA e da BESO aumentaram o número de colaboradores da consultora em quase 40%. Das 330 contratações realizadas em 2021, 37 foram para cargos diretivos. Além disso, foi promovido um total de 110 profissionais, dos quais 70% mulheres. O talento feminino desempenha um papel fundamental na LLYC, constituindo 61% do quadro de pessoal.
A LLYC é a consultora de comunicação preferida para trabalhar em Espanha, de acordo com o BEST AGENCY TO WORK FOR 2021 elaborado pela SCOPEN entre os profissionais do setor. A BESO também foi premiada como “Melhor agência para trabalhar no México” pelo The Great Place to Work Institute.
Além disso, a empresa somou cinco novos parceiros profissionais no ano passado: Marta Guisasola, CFO Global na LLYC; Jorge López Zafra, Diretor-Geral de Madrid; Carlos Llanos, Diretor-Geral do Equador; Gonzalo Carranza, Diretor-Geral do Peru, e Gina Rosell, Diretora Sénior da Health Europa.
Compromisso com a sustentabilidade
A LLYC quer crescer mais, mas também melhor. No ano passado, reforçou-se o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente para reduzir a pegada de carbono, mitigar o impacto ambiental na atividade e fomentar a competitividade e a eficiência dos processos. Concretamente, foram estabelecidas três linhas de atuação: compra responsável, economia circular e escritório sustentável.
Fundação LLYC
A Fundação LLYC coloca a comunicação ao serviço da mudança social. Com 346 voluntários da empresa e 39 entidades, a equipa colaborou, em 2021, em 14 projetos e quatro iniciativas relacionadas com educação, nutrição e pobreza. No total, 286 pessoas, principalmente jovens e mulheres, beneficiaram das atividades nos países onde a consultora está presente. Os projetos emblemáticos incluem Voces futuras, que visa capacitar jovens com escassos recursos em competências de comunicação, e Capta, em colaboração com a Fundação Calicanto, que visa fornecer às mulheres as ferramentas necessárias para empreenderem.
Recorde histórico de prémios
A LLYC está entre as empresas mais criativas do mundo e, ao longo de 2021, alcançou um novo recorde de um total de 128 prémios e reconhecimentos nacionais e internacionais. Os seus trabalhos foram vencedores em concursos como os Cannes Lions, IPRA Golden Awards, New York Advertising Awards, CLIO, El Ojo de Iberoamérica, Eficácia, Sabre Awards e Eikon.
Além disso, a LLYC foi eleita “Melhor consultora de comunicação na Europa” nos PRWeek Global 2021; “Consultora de comunicação do ano no Sul da Europa”, nos Sabre EMEA 2021, e “Consultora de comunicação do ano na América Latina” e “Departamento criativo do ano” nos International Business Awards 2021.
Para saber mais sobre os resultados de 2021, convidamos a assistir à apresentação, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 15 de março (12:00 PT).
José Antonio Llorente, Sócio Fundador e Presidente da LLYC, Marta Guisasola, Diretora Financeira Global (CFO), e Albert Medrán, Diretor Corporativo, analisarão os principais marcos do ano transato e estarão disponíveis para responder a questões.
Acompanhe a apresentação em direto neste link.