• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023

    Sustentabilidade inspira parceria entre Kia e Federação Portuguesa de Golfe

    21 de Janeiro, 2023

    Volvo é Marca Recomendada do Ano

    19 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023

    Kyndryl recebe reconhecimento da ISG e da Gartner® em Managed Network Services

    24 de Janeiro, 2023

    Parque logístico do Grupo Garland cresce para sul

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023

    SOLYD apresenta o seu primeiro relatório de sustentabilidade

    7 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas

    23 de Janeiro, 2023

    Didimo traça 5 tendências para o metaverso em 2023

    20 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    Água Monchique e Electrão unidos por um futuro mais sustentável

    5 de Dezembro, 2022

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    Sophos indica previsões de ameaças de cibersegurança em 2023

    25 de Janeiro, 2023

    Ironhack e Wilco lançam experiência imersiva para amantes de Programação

    24 de Janeiro, 2023

    Os 6 grandes desafios enfrentados pelos fornecedores de cloud pública

    21 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

    26 de Janeiro, 2023

    MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

    26 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Dicas»4 Dicas para responder aos desafios da longevidade no mercado de trabalho
Dicas

4 Dicas para responder aos desafios da longevidade no mercado de trabalho

Mais de metade das crianças que hoje têm 5 anos têm uma esperança de vida de 100. Destes, 60 anos serão passados a trabalhar.
17 de Fevereiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O aumento da longevidade significa que precisamos de otimizar cada fase da vida, não acumular todas as responsabilidades e realizações pessoais no período da meia-idade, que é o que acontece hoje. Significa que é necessário encontrar formas de aumentar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e de ajustar as horas que trabalhamos aos tempos mais ocupados das nossas vidas, para que possamos manter o vigor e empenho em trabalhar durante mais tempo, sem comprometer bem-estar e saúde mental. É a flexibilidade levada a um conceito que hoje parece utópico, mas que ainda vai afetar os jovens líderes que estão no ativo. Para as empresas sustentáveis, significa que está na hora de começar a pensar em ajustar as suas políticas à realidade demográfica e proporcionar a todos um envelhecimento ativo e de qualidade. A Adecco Portugal reuniu 4 dicas para refletir num futuro e numa Sociedade sustentáveis.

 A esperança média de vida aumentou dos 50 para os 80 anos nos últimos 20 anos, de acordo com relatório “New Map of Life” do Stanford Center on Longevity. É uma evidência ao alcance de todos:  já ninguém se surpreende com avós ou pais que cruzaram a meta dos 90. O mundo do trabalho terá necessariamente que se preparar para o que aí vem e uma coisa é certa: o tradicional percurso de vida de educação, trabalho e família, reforma está desatualizado. É emergente um novo paradigma de vida que seja mais flexível e englobe múltiplas fases.

Cem anos depois da semana de trabalho de 40 horas da era pós-revolução industrial, os desafios que se nos deparam com o trabalho não se prendem com o facto de ser muito ou pouco, mas com a insatisfação crescente que muitas pessoas sentem ao ponto de prejudicar saúde e bem-estar, uma chaga social, mas que tem efeitos objetivos na produtividade dos profissionais e, consequentemente nas empresas. Um relatório do Stanford Center on Longevity conclui dois factos que dão que pensar: metade das crianças que hoje têm cinco anos podem esperar viver até aos 100, mas destes passarão 60 anos a trabalhar. Como será o futuro do mundo do trabalho? A Adecco Portugal fez uma leitura do relatório e aponta 4 dicas sobre os quais as organizações devem refletir para começar a preparar-se para um futuro e uma sociedade sustentáveis.

  1. O SURGIMENTO DE NOVAS FORMAS DE INSATISFAÇÃO COM O TRABALHO

Tal como trabalhar de ‘sol a sol’, sete dias por semana durante o máximo de tempo possível – a realidade para a maioria da classe trabalhadora até ao final do século XIX – não era sustentável, trabalhar durante 60 anos na forma como vivemos atualmente e equilibrar o trabalho com o resto das nossas vidas é irrealista.

De acordo com o relatório Stanford, a satisfação profissional hoje em dia não é medida apenas pelos salários, mas por fatores mais holísticos, tais como a discrepância entre horas reais e desejadas, oportunidades de crescimento pessoal, segurança no emprego, stresse mental, ética no trabalho, compromisso profissional, autonomia, flexibilidade e relações interpessoais. O equilíbrio trabalho-vida é mais do que um cliché do momento: vai aumentar em importância e ser a força motriz por detrás das mudanças na forma como trabalhamos.

Se o trabalho vai ser prolongado por mais 20 anos por toda a vida, terá de se repensar a forma como trabalhamos e como equilibramos a profissão com o resto das nossas vidas, incluindo a saúde, os passatempos e as relações.

 

  1. REPENSAR A ESTRUTURA DO TRABALHO/REFORMA

Esta evolução tem vindo a ocorrer gradualmente. Com uma esperança média de vida de 80 anos, o conceito de reforma aos 67 anos (de acordo com as mais recentes notícias, a idade da reforma irá baixar, em Portugal, para os 66 anos), sendo um estado desejável, muda necessariamente a forma como se pensa nos anos mais lucrativos da nossa vida ativa. Dedicar mais anos ao trabalho remunerado terá que, necessariamente, assegurar níveis de produtividade capazes de garantir um nível de vida estável ao longo da vida.

 

  1. EQUILIBRAR OS ANOS DE PRODUÇÃO VERSUS ANOS DE CONSUMO

É conhecido que os Millenials têm um atraso considerável em relação às gerações precedentes em alcançar marcos de vida como o casamento, a propriedade de casa ou a paternidade. É apenas um exemplo, mas a ideia é que se atiram os anos mais produtivos de um profissional para a meia-idade. Daqui resulta que, atualmente, tentamos contribuir em excesso a meio da vida, equilibrando trabalho e família e tentando arranjar tempo para qualquer coisa que alimente a nossa felicidade, como hobbies, aprendizagem contínua, e depois chegamos à idade da reforma, quando se espera que contribuamos muito menos. Este é um desequilíbrio que será cada vez mais óbvio à medida que a esperança de vida for maior. Há que começar a distribuir esforços pensando num quadro de atividade mais longo, com maior equilíbrio da gestão da vida profissional e pessoal.

 

  1. FAZER MUDANÇAS RADICAIS NA FORMA COMO SE EQUILIBRAM AS PRESSÕES AO LONGO DA VIDA

A meia-idade é apontada com um período particularmente sobrecarregado nas nossas vidas, anos durante os quais as pessoas assumem cumulativamente as maiores responsabilidades: ao nível profissional, na educação dos filhos e, frequentemente, na prestação de cuidados a parentes idosos. Estatisticamente, isto não é só verdade, como é particularmente stressante para as mulheres.

Uma das principais sugestões do estudo é que, neste contexto de maior esperança de vida, não é desejável estruturar as vidas da mesma forma que agora, apenas acrescentado mais anos a cada fase da vida. É necessária uma mudança mais dramática para um novo-normal mais radical.

Uma forma de combater este efeito de stresse de meia-idade, de acordo com Laura Carstensen, Diretora do Stanford, é fazer uma redistribuição das horas de trabalho ao longo das carreiras para acomodar períodos de stresse mais ligeiro ou mais pesados fora do trabalho. A título de exemplo, sugere uma estrutura de trabalho que permita a um casal reduzir o horário de trabalho para tempo parcial nos seus empregos numa fase em que têm maiores solicitações na sua vida pessoal, aumentando-o ao longo do tempo até ao regresso ao trabalho a tempo inteiro. Tal significaria ajustar razoavelmente as horas de trabalho ao longo da carreira, mas no cômputo geral, trabalhar-se-iam mais anos, mas com mais qualidade de vida e com reflexos positivos na produtividade das pessoas e empresas. A contribuição global de trabalho de cada profissional seria a mesma, mas permitiria que as pessoas pudessem concentrar-se noutras prioridades que surgem ao longo da sua vida adulta sem receio de perderem o seu emprego, sem cúmulo de stresse desnecessário e faturas altas no compromisso de saúde mental e bem-estar.

É um conceito de flexibilidade que hoje parece uma utopia, mas é absolutamente necessária uma reflexão sobre o futuro do mundo do trabalho numa perspetiva incontornável que é o aumento da longevidade humana, nas sociedades em que o acesso a cuidados médicos é possível. Um futuro com que muitos jovens líderes de hoje se irão confrontar durante a sua vida ativa.

Surgirão novos paradigmas de trabalho, um pouco à semelhança do que aconteceu com a pandemia que acelerou tendências do mercado de trabalho. As empresas terão que se preparar, cada vez mais, para a flexibilidade num contexto legislativo que irá certamente evoluir para acompanhar novos requisitos de uma Sociedade que irá envelhecer. E isto pode ser uma adaptação extremamente positiva.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPortugal ocupa o 31.º lugar dos países mais afetados por ataques de Ransomware
Próximo CONRAD ALGARVE reabre portas com novo Diretor Geral

Relacionados

6 Dicas para começar a investir em 2023

19 de Janeiro, 2023

À procura de uma reconversão de carreira nas TI? A Rumos lança cinco dicas

15 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Negócios

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

O Prime Group, grupo de empresas de Consultoria de IT e Engenharia, acaba de anunciar…

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023

Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

26 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.