• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023

    Sustentabilidade inspira parceria entre Kia e Federação Portuguesa de Golfe

    21 de Janeiro, 2023

    Volvo é Marca Recomendada do Ano

    19 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023

    Kyndryl recebe reconhecimento da ISG e da Gartner® em Managed Network Services

    24 de Janeiro, 2023

    Parque logístico do Grupo Garland cresce para sul

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023

    SOLYD apresenta o seu primeiro relatório de sustentabilidade

    7 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas

    23 de Janeiro, 2023

    Didimo traça 5 tendências para o metaverso em 2023

    20 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    Água Monchique e Electrão unidos por um futuro mais sustentável

    5 de Dezembro, 2022

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    Sophos indica previsões de ameaças de cibersegurança em 2023

    25 de Janeiro, 2023

    Ironhack e Wilco lançam experiência imersiva para amantes de Programação

    24 de Janeiro, 2023

    Os 6 grandes desafios enfrentados pelos fornecedores de cloud pública

    21 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

    26 de Janeiro, 2023

    MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

    26 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Tecnologia»Como identificar e combater os principais tipos de fraude de pagamentos online
Tecnologia

Como identificar e combater os principais tipos de fraude de pagamentos online

8 de Fevereiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Hoje assinala-se o Dia da Internet Segura, que comemora a sua 19ª edição, uma data bastante relevante para a plataforma de pagamentos Adyen, que assinala este dia com a partilha de táticas para identificar cinco tipos de fraude de pagamentos online e como combatê-las.

Combater fraudes de pagamentos digitais é um “jogo de gato e rato”. Devido à facilidade com que hoje em dia se fazem compras online, não é invulgar que um negócio online seja alvo de um ataque de fraude. Aliás, em média, 2,5% de todas as tentativas de pagamento online são rejeitadas devido a suspeitas de fraude [1]. Em Portugal, o mais recente Retail Report da Adyen demonstrou que quase 4 em cada 10 empresas portuguesas possui um sistemas para identificar fraudes. Os setores da hospitalidade, cultura e eletrónica são os que atribuem maior importância a esta implementação (60%).

Ter sistemas de gestão de fraude adequados e atualizados torna-se cada vez mais essencial para muitos retalhistas. Para além de sistemas capazes de identificar fraudes, os portugueses recorrem ainda a sistema de 3D Secure (30%), palavras-passe de utilização única ou códigos por SMS (27%) e a sistemas de identificação de comportamento do cliente (28%) para prevenir potenciais ataques. De forma a definir qual a(s) ferramenta(s) mais indicada(s), é necessário primeiro aprender a identificar os principais tipos de fraude de pagamentos online. A Adyen partilha cinco exemplos:

 

 

 

Teste de cartões

Este tipo de fraude ocorre quando cartões de crédito roubados são testados para ver se estão ativos, de forma a serem vendidos na dark web. Os cartões que ainda se encontrem ativos são comercializados por preços consideravelmente mais altos do que os não testados.

Uma das formas utilizadas para teste destes cartões é através da subscrição de um serviço, nos quais é comum existir um mês de oferta, mas que obriga ao preenchimento de dados de um cartão. Estes serviços costumam fazer uma cobrança sem valor antes da primeira mensalidade.

Como combater:

  • Através de tecnologia de análise comportamental capaz de identificar tentativas de fraude
  • Através da análise do comportamento dos consumidores, estabelecendo regras para bloquear os cenários recorrentes e continuar a autenticar transações verdadeiras
  • Analisar múltiplas transações realizadas num curto espaço de tempo, uma vez que se podem tratar de robots ou scripts criados para testar cartões

 

 

 

 

Roubo de contas e dados de pagamentos

Este tipo de fraude resulta de uma combinação de phishing e roubo de identidade, onde são criados websites falsos com o intuito de roubar senhas e informações de pagamentos para fraudes futuras.

Como combater:

  • Através de um sistema de gestão de risco flexível, que permita que o vendedor adicione informações, capazes de gerar perfis e assim distinguir entre compradores genuínos e fraudulentos
  • Estabelecendo uma timeline de visualização para compreender o comportamento de consumidores em compras legítimas e o que os distingue de fraudes com uso de roubo de identidade.

 

 

 

 

Fraude de triangulação

A fraude de triangulação é composta por três elementos: o consumidor fraudulento, o consumidor legítimo e uma loja virtual. O comprador realiza uma compra numa loja falsa, onde o consumidor fraudulento rouba os dados de pagamento do pedido e realiza a compra numa loja legítima, realizando de seguida um pedido de reembolso. Em última instância, os dados do cartão de crédito podem ser vendidos na dark web após a fraude.

Como combater:

  • Através de ferramentas de bloqueio que permitam aos clientes bloquear compradores associados a suspeitas de fraudes de triangulação

 

 

 

 

Fraude de reembolso

Hoje em dia, existem pessoas que se dedicam a montar esquemas de reembolso como fonte de rendimento. Estas ganham dinheiro ao configurar websites que oferecem serviços de reembolso, ligando-se a consumidores legítimos, para de seguida entrarem em contacto com a loja online fazendo-se passar por um consumidor com uma queixa de fraude ou aproveitando-se de regras de políticas de devolução em relação a itens perdidos ou danificados. Tudo isto com o objetivo final de obter o valor de reembolso de uma compra. Este é um dos tipos de fraude mais comum, sendo também um dos mais díficeis de detetar.

Como combater:

  • Ter um sistema de comércio unificado implementado pode ajudar a compreender o percurso completo de um comprador, analisando se existem pedidos anteriores que possam ajudar a identificar uma fraude, por exemplo compradores que utilizam diversos cartões ou identidades para abrir muitos pedidos de reembolso
  • Através de uma combinação de funcionalidades que permitem criar regras personalizadas de risco. Estes cenários ajudam a identificar um comprador que possa estar a utilizar dados de forma irregular
  • Recorrer a listas de bloqueio— através de lista de referência é possível restringir o acesso deste tipo de consumidores à loja online

 

 

 

 

Fraude com cartão presente

Existem diferentes tipos de fraude que envolvem cartões presente. É um género comum dado que este tipo de cartão costuma ser difícil de rastrear e não são tão regulados como um cartão de crédito ou débito, o que facilita a burla.

Um exemplo desta fraude é quando a pessoa fraudulenta utiliza dados de pagamentos roubados para fazer uma compra online. E, de seguida, pede a devolução dos itens, com geração do valor da compra em créditos num cartão presente.

Como combater:

  • Através da adição de dados de contexto do comportamento dos consumidores para ajudar a construir uma defesa mais robusta contra fraudes relacionadas com cartões de presentes
  • Através de uma combinação de verificações de risco personalizadas e uma lista de bloqueio assente nesse tipo de dados, a qual irá ajudar a identificar esse tipo de transação

 

Para ajudar os retalhistas a navegar por este mundo, a Adyen disponibiliza a RevenueProtect, uma ferramenta de gestão de risco, com um leque variado de ferramentas preparadas para combater fraudes de pagamentos. A mesma utiliza uma rede global que envolve diversas indústrias para tomar melhores decisões, sempre baseadas em dados, para combater as fraudes de forma efetiva.

 

[1] Estudo realizado pela Merchant Risk Council (2019)

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorExclusive Networks divulga as cinco chaves para uma experiência segura na Internet
Próximo Volvo Cars e Northvolt aceleram caminho para a eletrificação

Relacionados

Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

25 de Janeiro, 2023

Sophos indica previsões de ameaças de cibersegurança em 2023

25 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Negócios

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

O Prime Group, grupo de empresas de Consultoria de IT e Engenharia, acaba de anunciar…

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023

Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

26 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.