• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

1 de Fevereiro, 2023

Brasmar Group adquire Britânica Holmes

1 de Fevereiro, 2023

Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

1 de Fevereiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Bridgestone Colabora com a Lamborghini para Desenvolver o Primeiro Pneu Run-Flat Todo-o-Terreno para Supercarros para o Huracán Sterrato

    1 de Fevereiro, 2023

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

    1 de Fevereiro, 2023

    Brasmar Group adquire Britânica Holmes

    1 de Fevereiro, 2023

    Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

    1 de Fevereiro, 2023

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

    1 de Fevereiro, 2023

    Brasmar Group adquire Britânica Holmes

    1 de Fevereiro, 2023

    Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

    1 de Fevereiro, 2023

    Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

    1 de Fevereiro, 2023
Creative News
Home»Opinião»É urgente intensificar ações para promover a igualdade de género no mercado de trabalho
Opinião

É urgente intensificar ações para promover a igualdade de género no mercado de trabalho

7 de Janeiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A desigualdade de género é uma das mais persistentes e flagrantes formas de desigualdade que coloca metade da população mundial numa situação de desvantagem sistemática: as mulheres. Quais as intervenções necessárias para conduzir a uma mudança significativa no sentido de um futuro mais equitativo no que toca à igualdade de género no mundo do trabalho? O Grupo Adecco identificou alguns desafios que a pandemia veio agravar – como o aumento da violência doméstica ou a carga de trabalho informal agravada para as mulheres – e propõe um papel ativo a todos os atores do mercado de trabalho: governos, empresas e indivíduos. Todos têm corresponsabilidades para minimizar o impacto da desigualdade de género.

A IGUALDADE DE GÉNERO é um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), para a concretização da ‘Agenda 2030’, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo mais justo e equilibrado. Com a premissa de que o mercado de trabalho é o tabuleiro onde todos os stakeholders – governos, empresas, sindicatos e profissionais – podem dar o seu contributo para promover a igualdade de género, o Grupo Adecco analisou os desafios que a Sociedade Global enfrenta, nomeadamente com as recentes alterações da pandemia, e as oportunidades que se abrem neste contexto, com a convicção de que ações terão que ser intensificadas já em 2022.

ELIMINAR PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO

O ODS ‘IGUALDADE DE GÉNERO’ está centrado na condução de ações no sentido de alcançar a igualdade de género e empoderamento de todas as mulheres. A igualdade de género é um direito humano e a luta contra a marginalização baseada no género precisa de ser significativamente intensificada, particularmente na sequência da pandemia de Covid-19, dado o seu impacto desproporcionado nas mulheres, confirmado por vários estudos.

As mulheres continuam sub-representadas nos órgãos de decisão, enfrentam discriminação e assédio no local de trabalho, e assumem obrigações de cuidados não remunerados no que toca ao trabalho doméstico, filhos e, por vezes seniores. Em Portugal, de acordo com Boletim Estatístico de 2021 da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, em 2020 a população residente em Portugal continua a ser maioritariamente feminina. E apesarr de o país estar bem posicionado neste tópico a nível mundial, há ainda um longo caminho a percorrer. 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) observa que as disparidades de género têm sido difíceis de colmatar na última década. A pandemia só veio agravar a situação: há uma representação excessiva das mulheres na linha da frente e, portanto, uma maior exposição a riscos de saúde, assistimos a um aumento da violência doméstica, e o trabalho doméstico não remunerado subiu em flecha.

Particularmente, o aumento da violência baseada no género aponta para o maior desafio social. Embora a sensibilização global para a marginalização baseada no género, a violência e a discriminação tenham aumentado nos últimos anos e os perpetradores enfrentem cada vez mais reações do público e investigações criminais pelos seus atos, muito disto escapa aos olhos do público – e do sistema de justiça criminal. Por conseguinte, para além das responsabilidades dos governos de protegerem as pessoas, a OIT identificou um conjunto de responsabilidades que recai sobre os empregadores e que não se limita ao local de trabalho. Considerando o aumento do trabalho híbrido, é ainda mais importante que todos os stakeholders compreendam a obrigação de não desviar a atenção perante sinais ou evidências de violência e de verificar com amigos e colegas como está a correr a sua vida com as alterações que a pandemia trouxe ao mercado de trabalho.

Combater a discriminação em toda a cadeia de valor de Recursos Humanos – do recrutamento, à gestão, desenvolvimento e promoção de talentos, à recompensa e reconhecimento – é crucial, uma vez que ainda é demasiado comum que grupos marginalizados sejam excluídos com base nos seus atributos pessoais. Os processos e práticas devem centrar-se unicamente nas competências e qualificações que um candidato traz. Todos os processos de tomada de decisão devem visar a igualdade de representação, quer nas salas de administração e liderança executiva sénior, quer nos parlamentos e no governo local.

Há ainda um longo caminho a percorrer. E o mundo do trabalho precisa de ser uma arena que lidera a luta contra a desigualdade baseada no género. Para impulsionar o progresso e eliminar eficazmente os preconceitos (in)conscientes e a discriminação e fazer avançar a igualdade de género, precisamos de reformular e reconstruir sistemas, políticas e instituições. E precisamos de mais transparência e responsabilização. Todos têm um papel a desempenhar para alcançar um progresso sistemático e sistémico em direção a estes objetivos, a fim de moldar um Mundo de Trabalho melhor que combata decisivamente a discriminação onde quer que ela ocorra.

TODAS AS PARTES INTERESSADAS DO MERCADO DE TRABALHO TÊM UMA RESPONSABILIDADE

Os governos devem intensificar a sua luta contra a economia informal/paralela e tornar os direitos sociais acessíveis aos trabalhadores numa grande variedade de posições. Além disso, os direitos sociais devem também devem ser refletidos nas alterações aos contratos de trabalho. Melhores políticas para o trabalho flexível são outra solução para apoiar as pessoas em transição para a economia formal. Deve-se proibir qualquer forma de discriminação baseada no género, sexualidade, etnia, crença, antecedentes, estatuto legal ou outras características, sempre que tal ainda não tenha sido feito. Os currículos escolares devem alinhar-se melhor com as exigências de competências do mercado de trabalho, e as instituições educativas devem cooperar com os empregadores para desenvolver modelos de aprendizagem inovadores que proporcionem competências relevantes aos estudantes.

Os empregadores devem ser mais ativos no combate à desigualdade e no aproveitamento das suas posições e influência para permitir a todos o acesso e o sucesso no mercado de trabalho. A inclusão é fundamental, e os empregadores devem examinar sistematicamente os seus processos de discriminação e preconceitos (in)conscientes e fornecer linhas de denúncia seguras e anónimas para que os indivíduos possam denunciar abusos. É essencial que os grupos marginalizados recebam o apoio de que necessitam para terem igualdade de oportunidades. 

Os profissionais devem ajudar a criar uma atmosfera de aceitação, igualdade e respeito nos seus locais de trabalho, estando atentos, inclusivos e ajudando a fomentar uma tal cultura. É importante que todos tenham a obrigação de levantar a sua voz contra a discriminação sempre que a observamos.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorO Novo 500 da FIAT na edição de 2022 do Las Vegas Consumer Electronics Show
Próximo XIAOMI REDMI SMARTBAND PRO Já está disponível em PORTUGAL

Relacionados

A importância da precisão na dosagem química perante uma conjuntura económica difícil

23 de Outubro, 2022

Dormir mais e melhor: o que muda no sono nos meses de inverno

9 de Dezembro, 2021

ÚLTIMAS
Negócios

eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

1 de Fevereiro, 2023

A eDreams ODIGEO, a maior companhia de viagens online da Europa, nº 1 global em…

Brasmar Group adquire Britânica Holmes

1 de Fevereiro, 2023

Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

1 de Fevereiro, 2023

Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

1 de Fevereiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.