Segundo o estudo do Observador Cetelem Natal 2021, 79% dos portugueses inquiridos consideram que é possível ser sustentável durante o período festivo. No entanto, são muitos os que concordam que a sustentabilidade fica em segundo plano nesta altura do ano (82%), com a grande maioria dos inquiridos (90%) a considerar que a época do Natal é um período de consumo excessivo.
De um modo geral, os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, são os que mais acreditam que o Natal pode ser sustentável (uma média de 84% dos inquiridos). Já os mais velhos, na faixa etária dos 65 aos 74 anos, são os que menos acreditam nesta premissa (70%).
Para tornar o período festivo mais sustentável, 75% dos portugueses vão adotar algumas práticas neste sentido. No top 5 das medidas a adotar estão: a reutilização dos enfeites de Natal (44%), a reutilização da árvore de Natal artificial (36%), a reutilização de sacos para utilizar nas suas compras (24%), a compra apenas de coisas essenciais (23%) e a reutilização de papel de embrulho/laços (21%). Mais uma vez, os mais jovens, entre os 18 e os 25 anos, são os que mais se preocupam em adotar pelo menos uma destas medidas sustentáveis (60%).
Já para apoiar o comércio e a produção local, 31% dos portugueses inquiridos vão também comprar produtos e presentes feitos em Portugal. 18% pretende comprar em lojas do seu bairro/perto de casa e 15% tem a intenção de comprar a produtores locais. Ainda assim, 25% afirma que não tenciona apoiar o comércio local de nenhuma forma.
Entre os que compram no comércio local, 27% dizem que tencionam gastar mais do que o ano passado, nomeadamente, os jovens dos 25 aos 34 anos (42%) e residentes da zona Centro do país (60%).
Quanto à participação em iniciativas solidárias, um terço dos portugueses admitem que o fazem, sendo os inquiridos entre os 35 e os 44 anos os que mais participam neste tipo de ações (40%). Quanto às iniciativas, 13% afirmam que costumam comprar postais/cartões de Natal da UNICEF; 11% participam na iniciativa “Pai Natal Solidário”; e 10% compram produtos solidários em que uma parte reverte para instituições.
Metodologia
O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Natal 2021 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 600 contactos para realizar entrevistas representativas do universo em estudo. O erro máximo associado é de + 4.0 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. Foram realizados contactos representativos da população e estratificados por Distrito; Género; Idade e Níveis socioeconómicos para encontrar o target do estudo. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores Nielsen, que receberam treino específico para o presente estudo. O trabalho de campo decorreu entre 20 a 29 de outubro 2021.