A pandemia provocou algumas alterações nos hábitos e nos comportamentos de compra dos consumidores, que passaram a preferir fazer algumas das compras no conforto da sua casa, o que levou a um aumento do e-commerce. A preferência pelas compras online não se deu apenas por uma questão de segurança, mas também de comodidade e variedade de produtos.
De acordo com o estudo Observador Cetelem Natal, em 2021 aumenta a intenção de fazer as compras de Natal online (17% em 2021 vs. 10% em 2020), sendo esta intenção mais visível junto dos mais jovens (32%) e dos inquiridos residentes na zona do Porto (33%). Importa, no entanto, referir que 54% dos portugueses indicaram que já compram online.
Os principais motivos que levam os portugueses a fazer as compras de Natal online são o facto de as compras online serem mais baratas do que nas lojas físicas (70%) e devido à rapidez e comodidade (63%). Uma parte dos portugueses inquiridos também mencionam que compram online porque procuram um produto fora de Portugal (48%) e 42% fazem-no porque não têm tempo de ir às lojas. Já 26% alegam que ainda não se sentem seguros nas lojas físicas.
As compras de Natal são efetuadas, sobretudo, em marketplaces internacionais (60%), sites de marcas (55%), ou em sites agregadores/marketplaces de lojas em Portugal (32%).
No top 5 dos produtos que os inquiridos procuram comprar online este Natal estão: o vestuário e acessórios de moda (69% – mais 25 p.p. que em 2020); os produtos culturais – livros, bilhetes, etc. – (58%); perfumes, maquilhagem e kits de bem-estar (37% – mais 19 p.p. face a 2020); brinquedos (35%); e relógios, joias ou canetas de marca (9%). Os inquiridos que farão compras online tencionam gastar em média 115 euros – um aumento de 5% face a 2020.
O outro lado da moeda
Se, para uns, as compras online são a primeira opção, por todas as vantagens associadas, para outros é solução de último recurso. Questionados sobre o motivo pelo qual este Natal não procuram fazer as suas compras online, 32% reconhecem que é pela falta de confiança e segurança. Por outro lado, 28% mencionam que simplesmente preverem ver/experimentar o que estão a comprar e a mesma percentagem revela que não compra online por ter de esperar para receber os produtos. Já 17% afirmam que acham o processo de compra complicado.
Metodologia
O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Natal 2021 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 600 contactos para realizar entrevistas representativas do universo em estudo. O erro máximo associado é de + 4.0 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. Foram realizados contactos representativos da população e estratificados por Distrito; Género; Idade e Níveis socioeconómicos para encontrar o target do estudo. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores Nielsen, que receberam treino específico para o presente estudo. O trabalho de campo decorreu entre 20 a 29 de outubro 2021.