A Fileira Casa Portuguesa estará em destaque na edição 2021 da XENIA – International Hotel Equipment Exhibition, uma das mais relevantes feiras do ramo contract da Europa. Sob a denominação MADE IN PORTUGAL naturally at XENIA, a excelência e complementaridade da oferta nacional estarão em evidência, numa Mostra que simulará os espaços Receção, Quarto, Casa de Banho e Bar/Restaurante.
A exposição incluirá cerca de 100 produtos, disponibilizados por mais de 30 empresas nacionais de diversos setores da Fileira Casa, como mobiliário, iluminação, têxteis-lar, tapeçarias, utilidades domésticas, entre outros. A curadoria e seleção ficaram a cargo da designer de interiores Tânia Teixeira, e a dinamização de toda a dinâmica promocional desta iniciativa é da responsabilidade da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) em coordenação com a AICEP.
A XENIA 2021 – International Hotel Equipment Exhibition, dedicada ao mobiliário para os setores da hotelaria, restauração e cozinha, contará com mais de 320 expositores, numa área de exposição de cerca de 50.000 m2. A organização estima que durante os três dias do evento cerca de 25 mil pessoas visitarão o certame.
Qualidade, inovação e sustentabilidade são os vetores orientadores do stand MADE IN PORTUGAL naturally at XENIA, procurando promover a elegância e ousadia que as soluções nacionais emprestam aos projetos hoteleiros e de restauração que integram. “Esta participação insere-se na dinâmica promocional que temos vindo a realizar neste segundo semestre de 2021, e que será reforçada durante o próximo ano. Apostamos fortemente na divulgação da complementaridade dos diferentes setores que compõe esta Fileira, bem como na forma como as nossas empresas têm apostado no design e na sustentabilidade como fatores de diferenciação perante o mercado”, explica Joaquim Carneiro, presidente da APIMA.
São vários os atributos que distinguem a oferta MADE IN PORTUGAL, mas a todos juntamos a capacidade de produção por medida, preparada para criar relações únicas com os clientes que procuram a diferenciação pela exclusividade de cada peça. “A incessante busca por soluções customizadas que ofereçam exatamente aquilo que o cliente procura, mantendo a qualidade, funcionalidade e autenticidade mostram que as empresas portuguesas estão cada vez mais orientadas para o cliente, competitivas e com elevada performance a nível internacional”, afirma Luís Castro Henriques, presidente da AICEP.
A presença da Fileira Casa na XENIA 2021 é da responsabilidade da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), responsável por liderar o projeto e dinamizar as parcerias com as restantes associações da fileira – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação (AIPI) e Home From Portugal, contando com a coordenação da AICEP.
A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos setores que a integram são responsáveis por cerca de 4,5% do total de exportações da economia nacional.