A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) e a Samsung SDI anunciaram hoje que as duas companhias formaram um acordo para criar uma joint-venture que irá produzir células e módulos de baterias para a região da América do Norte. O início da operação está agendado para 2025 e a fábrica visa uma capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts/hora, que poderá ascender até aos 40 gigawatts/hora no futuro.
“Com o arranque das próximas fábricas de baterias estaremos bem posicionados para competir e, em última análise, vencer no mercado norte-americano de veículos elétricos”, referiu Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A nossa estratégia de trabalhar com parceiros de elevado reconhecimento aumenta a rapidez e a agilidade necessárias para conceber e construir veículos seguros, acessíveis e sustentáveis, que correspondam exatamente ao que os nossos clientes exigem. Estou grato a todas as equipas que trabalham neste investimento crítico para o nosso futuro coletivo.”
“É uma honra, para nós, construir uma joint-venture de baterias com a Stellantis, empresa que está a acelerar a sua estratégia de eletrificação nesta era de energia verde”, afirmou Young-hyun Jun, Presidente e CEO da Samsung SDI. “Com esta joint-venture de baterias, iremos fazer o nosso melhor para cumprir com os elevados padrões de qualidade dos nossos clientes no mercado norte-americano de VE, alavancando a tecnologia de baterias, os produtos de alta qualidade e as medidas de segurança da Samsung SDI.”
A Stellantis encontra-se, agora, numa fase muito adiantada no processo de garantir uma capacidade de produção anual de baterias para veículos elétricos, abrindo caminho para o seu objetivo de realizar, até 2030, 40% das suas vendas nos EUA em veículos eletrificados.
As fábricas de baterias irão satisfazer as necessidades das fábricas de montagem da Stellantis espalhadas pelos EUA, Canadá e México, visando a sua instalação em veículos elétricos de próxima geração, desde híbridos plug-in a veículos elétricos exclusivamente a bateria que serão vendidos sob as marcas da Stellantis.
A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, ao mesmo tempo que pretende continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria no que diz respeito ao total dos gastos Capex e I&D versus as receitas.
A localização desta nova fábrica está, atualmente, em estudo e posteriormente serão divulgadas novas informações.
A transação está sujeita a um acordo sobre a documentação definitiva e às condições habituais de encerramento, incluindo as aprovações dos organismos reguladores.