• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

1 de Fevereiro, 2023

Brasmar Group adquire Britânica Holmes

1 de Fevereiro, 2023

Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

1 de Fevereiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Bridgestone Colabora com a Lamborghini para Desenvolver o Primeiro Pneu Run-Flat Todo-o-Terreno para Supercarros para o Huracán Sterrato

    1 de Fevereiro, 2023

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

    1 de Fevereiro, 2023

    Brasmar Group adquire Britânica Holmes

    1 de Fevereiro, 2023

    Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

    1 de Fevereiro, 2023

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

    1 de Fevereiro, 2023

    Brasmar Group adquire Britânica Holmes

    1 de Fevereiro, 2023

    Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

    1 de Fevereiro, 2023

    Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

    1 de Fevereiro, 2023
Creative News
Home»Negócios»Repsol reforça metas de geração de energia renovável e redução de emissões
Negócios

Repsol reforça metas de geração de energia renovável e redução de emissões

7 de Outubro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email
  • Repsol anunciou metas mais ambiciosas para acelerar a transição energética e para se tornar uma empresa de zero emissões líquidas até 2050.
  • A empresa vai aumentar os investimentos entre 2021-2025 para 19,3 mil milhões de euros, atribuindo mais mil milhões de euros durante o período do Plano Estratégico para reforçar a capacidade de produção de eletricidade renovável e de hidrogénio renovável, bem como outras iniciativas de baixo carbono.
  • A ambição da empresa na geração de eletricidade renovável aumenta assim em 60% para alcançar uma capacidade instalada de 20 GW em 2030, com um objetivo definido de alcançar 6 GW em 2025.
  • Numa sessão dedicada a investidores e analistas sobre a transição energética, Josu Jon Imaz, CEO da Repsol, anunciou o reforço dos objetivos intermédios de descarbonização. A redução do Indicador de Intensidade de Carbono será de 15% em 2025, 28% em 2030 e 55% em 2040.
  • Josu Jon Imaz: “O reforço dos nossos objetivos demonstra o progresso sólido que a empresa está a fazer no sentido de se tornar neutra em emissões de carbono até 2050. A ambição, tecnologia, e a execução de projetos permitem-nos acelerar o ritmo a que alcançaremos este objetivo.”

A Repsol apresentou ontem novos objetivos para acelerar a sua transformação para se tornar uma empresa de zero emissões líquidas até 2050. O anúncio foi feito no evento da empresa “Low Carbon Day”, dedicado à explicação e detalhe sobre a temática da transição energética a analistas e investidores. O quadro definido no Plano Estratégico da companhia para 2021-2025 foca-se numa combinação da eletrificação com produtos de baixo teor carbónico, para atingir uma descarbonização eficaz, sustentável e acessível da economia, tendo por base as vantagens competitivas da Repsol.

Neste contexto, Josu Jon Imaz, CEO da Repsol, anunciou o reforço das metas de geração renovável e de redução de emissões da companhia, bem como um aumento dos investimentos em soluções de baixo teor de carbono para acelerar a transformação até 2030.

Repsol vai destinar mais mil milhões de euros a projetos de baixo carbono no período 2021-2025, até um total de 6,5 mil milhões de euros, em comparação com os 5,5 mil milhões de euros estabelecidos no Plano Estratégico 2021-2025 da companhia. A partir de agora, os investimentos destinados a projetos de baixas emissões vão alcançar os 35% no período de 2021-2025, e o capital usado para este fim atingirá os 45% em 2030. Desta forma, os novos valores representam um aumento de cinco pontos percentuais em relação aos valores estabelecidos no Plano Estratégico apresentado há quase um ano.

Um novo e acelerado caminho para as zero emissões líquidas

A Repsol tem como objetivo liderar a transição energética, em conformidade com o Acordo de Paris, para limitar o aumento da temperatura global, significativamente abaixo de 2ºC. O progresso tecnológico e a implementação de projetos, atuais e futuros, permitem à empresa aumentar as suas metas de redução da intensidade de carbono. A nova via de descarbonização para atingir a neutralidade carbónica em 2050 tem efeito na redução do Indicador de Intensidade de Carbono, para 15% em 2025, 28% em 2030, e 55% em 2040, em comparação com os anteriores de 12%, 25%, e 50%, respetivamente.

A Repsol aumentou o preço interno do carbono, aplicado a todos os novos investimentos. Nesta atualização, os preços por tonelada de CO2 são diferentes para investimentos dentro da União Europeia e no resto do mundo. Assim, será estabelecido um preço de carbono de $70/t em 2025 e $100/t em 2030 para a União Europeia (os valores anteriores eram $40/t em 2025 e $70/t em 2040). No resto do mundo, o preço é fixado em $60/t em 2025 (anteriormente $40/t). Estabelecer um valor de carbono permite a conceção eficiente de novos projetos e a avaliação e tomada de decisões de investimento tendo em conta todas as variáveis.

Na mesma linha, a Repsol estabeleceu um objetivo mais ambicioso para reduzir a intensidade de emissões de metano, fixando-o em 0,20% em 2025, o que representa uma redução de 85% em comparação com o objetivo anterior fixado em 25%.

A empresa anunciou também, pela primeira vez, uma meta absoluta de redução de emissões. Está empenhada em reduzir 55% das emissões dos ativos explorados (Âmbito 1 e 2) e 30% das emissões líquidas (Âmbito 1, 2, e 3) até 2030.

A estratégia carbónica e os estes objetivos serão sujeitos a votação consultiva na próxima Assembleia Geral de Acionistas da companhia.  

Progresso no negócio de descarbonização

A geração de eletricidade renovável é um dos pilares do modelo de descarbonização da Repsol. As novas metas anunciadas representam um aumento de 60% na capacidade de produção de eletricidade renovável até 2030 para 20 GW, em comparação com os 12,7 GW anunciados no Plano Estratégico. Até 2025, a nova meta de capacidade de geração renovável deverá situar-se nos 6 GW, em comparação com os 5,2 GW do plano apresentado em novembro de 2020.

A companhia quer continuar o crescimento orgânico do negócio, graças ao desenvolvimento de uma carteira de projetos em operação e desenvolvimento nos países da OCDE, reforçada após a joint-venture assinada com a Ibereólica Renovables no Chile, em 2020, e a recente aquisição de 40% da Hecate Energy sediada nos EUA, uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos solares fotovoltaicos e de armazenamento de energia. Como resultado, a Repsol tem como objetivo, no presente, terminar o ano com 1,7 GW de capacidade renovável instalada e mais 4,7 GW em projetos em construção e com grande visibilidade.

A área industrial vai manter a elevada competitividade e a liderança dos ativos na Europa. Para manter também o processo de transformação, continuará a contar com a eficiência energética, a economia circular, o hidrogénio renovável, e a captura e utilização de CO2.

A ambição da Repsol é ser líder na produção de hidrogénio renovável na Península Ibérica e conquistar uma posição relevante no mercado europeu. Em julho do ano passado, a empresa anunciou objetivos mais ambiciosos para a produção de hidrogénio renovável, tendo agora com objetivo atingir uma capacidade de 552 MW equivalentes em 2025 e 1,9 GW em 2030, em comparação com os objetivos anteriormente anunciados de 400 MW e 1,2 GW, respetivamente. A concretização destes objetivos será possível através da instalação de eletrolisadores e instalações de produção de biogás nos complexos industriais da empresa, bem como do desenvolvimento da tecnologia de fotoeletrocatálise.

Esta tecnologia surge do desenvolvimento conjunto entre a Repsol e da Enagas, será instalada uma demonstração no complexo industrial de Puertollano em 2025, cujo objetivo será obter hidrogénio diretamente da água, através da energia solar.

Em termos de economia circular, os complexos industriais da Repsol estão a adaptar-se à utilização de múltiplos resíduos de diferentes origens como matérias-primas, para os converter em combustíveis e materiais mais sustentáveis. A ambição é a de reutilizar três milhões de toneladas de resíduos por ano e, assim, reduzir em mais de sete milhões de toneladas as emissões de CO2 , anualmente, até 2030. A Repsol está a analisar mais de 40 tipos de resíduos e tecnologias para assegurar a produção de biocombustíveis avançados e materiais petroquímicos circulares.

A empresa pretende ainda produzir dois milhões de toneladas de combustíveis com baixo teor de carbono até 2030. A fábrica de biocombustíveis avançados em Cartagena deverá arrancar no primeiro trimestre de 2023, e evitará a emissão de 900.000 toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos.

No setor químico, a Repsol tem como objetivo reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030, e a circularidade está no centro da sua estratégia. A Repsol planeia investir 1,5 mil milhões de euros neste negócio entre 2021 e 2025. O progresso terá como foco projetos de reciclagem mecânica e química de poliolefinas, reciclagem de poliuretano, e a produção de metanol a partir de resíduos para os incorporar na produção de materiais.

A área de negócio de Cliente continua a focada na satisfação de todas as necessidades energéticas e de mobilidade dos clientes. Na área dos carregamentos elétricos, a Repsol terá mais de 1.000 pontos de carregamentos na rede pública em Espanha até 2022, e está empenhada em ter pontos de carregamento elétricos rápidos ou ultrarrápidos instalados a cada 50 km ao longo das principais rotas de transporte do país.

A Repsol está comprometida com a geração distribuída e espera terminar o ano com mais de 300 instalações solares nas suas Estações de Serviço e mais de 180 comunidades solares como parte do projeto Solmatch.

A empresa continua a desenvolver ferramentas digitais que permitem uma maior personalização das ofertas e melhores experiências para os clientes. A Repsol prevê chegar aos oito milhões de clientes digitais até 2025 e, antes do final do ano, lançará um programa de fidelidade transversal que será o primeiro do género em Espanha. Aqui, integrará todos os produtos e serviços que a empresa coloca à disposição dos seus clientes, permitindo a personalização das ofertas de acordo com as necessidades de cada utilizador.

A área de negócio Upstream tem também como objetivo reduzir a sua intensidade de emissões de CO2 em 75% no período de 2021-2025. A captura e armazenamento de carbono vão ter um papel fundamental no desenvolvimento de novos projetos. Em 2027, a empresa vai iniciar o armazenamento de dois milhões de toneladas de CO2 por ano em Sakakemang, a maior descoberta de gás na Indonésia nas últimas décadas. Este projeto de captura e armazenamento está entre os maiores do género no mundo, e será o primeiro para a Repsol e para a Indonésia.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPEUGEOT 2008 eleito “Carro do Ano 2021” na África do Sul
Próximo Água Monchique é a água oficial da 57º edição da ModaLisboa

Relacionados

eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

1 de Fevereiro, 2023

Brasmar Group adquire Britânica Holmes

1 de Fevereiro, 2023

ÚLTIMAS
Negócios

eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

1 de Fevereiro, 2023

A eDreams ODIGEO, a maior companhia de viagens online da Europa, nº 1 global em…

Brasmar Group adquire Britânica Holmes

1 de Fevereiro, 2023

Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

1 de Fevereiro, 2023

Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

1 de Fevereiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.