Arranca agora a produção em série do novo PEUGEOT 308 na fábrica Stellantis de Mulhouse, exatamente 211 anos após a fundação da marca PEUGEOT. A marca PEUGEOT existe desde 26 de setembro de 1810, sendo, por isso, a marca automóvel em atividade mais antiga do mundo.
Mas em 2021, a PEUGEOT está também a celebrar outro importante marco na sua história, a sua entrada no mundo da mobilidade para todos: no final do verão de 1891, ou seja, há 130 anos, “a primeira viatura entregue em França a um cliente particular foi um PEUGEOT”. Foi o início de uma aventura extraordinária.
Criada pela vontade de um homem e de uma família, a marca PEUGEOT atravessou mais de dois séculos, num mundo em constante revolução, adaptando constantemente os seus produtos e serviços às necessidades e exigências dos seus clientes. Ao longo de 211 anos, o nome e os produtos PEUGEOT entraram em milhões de casas, com automóveis e motociclos, mas também ferramentas, rádios, máquinas de costura, moinhos de café e de pimenta, entre outros, alguns dos quais se tornaram objetos míticos.
Atualmente, a marca está presente em mais de 160 países, confirmando diariamente as previsões de Armand Peugeot de que o automóvel tornaria a PEUGEOT “numa das maiores empresas industriais de França”.
O mundo mudou ao longo destes 211 anos, mas o ritmo das alterações acelerou consideravelmente nos últimos dez anos. A digitalização e a ultraconectividade deram origem a novas formas de pensar, novos modos de consumo e novos conceitos de mobilidade. Com a sua gama já extensamente eletrificada – 70% dos modelos PEUGEOT oferecem uma ou mais versões eletrificadas – e uma nova geração de infoentretenimento conectado lançado com o novo 308, a PEUGEOT continua, atualmente, na vanguarda das mudanças em matéria mobilidade.
Passaram 130 anos desde que o primeiro automóvel de passageiros PEUGEOT foi entregue a um cliente particular, no dia 2 de outubro de 1891, o Sr. Poupardin, residente em Dornach, que encomendara o seu automóvel a 27 de agosto do mesmo ano. Tratava-se de uma viatura de 4 lugares, com um motor de 2 cv (fornecido pela Daimler).
Desde esse ano de 1891 foram vendidos perto de 75 milhões de veículos nos 160 países onde a marca está presente.
Os entusiastas de veículos antigos – e também de outros mais recentes – podem descobrir um exemplar do PEUGEOT Type 3, idêntico ao que foi entregue ao Sr. Poupardin em 1891, no Museu PEUGEOT Adventure, em Sochaux (https://laventurepeugeotcitroends.fr/).