O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) iniciou na passada semana as atividades de acolhimento aos novos 185 estudantes em mobilidade (presencial e virtual) que escolheram a instituição para uma experiência internacional ao longo do 1.º semestre de 2021/2022, no quadro dos programas Erasmus+ e Santander/Cooperação Bilateral com o Brasil.
Mais reduzido, em virtude do cenário pandémico, o programa contemplou a tradicional sessão de receção aos recém-chegados, sessões de informação e reuniões específicas em cada escola com os respetivos coordenadores de Mobilidade, e canoagem e Stand up Paddle, na Praia do Creiro. Para encerrar, no dia 2 de outubro, está prevista uma caminhada em Sesimbra, com passagem pela Praia do Ribeiro do Cavalo.
Além da mobilidade presencial, que abrange 110 estudantes (101 Erasmus + 9 Brasil/Santander), o IPS acolhe também, em regime de mobilidade à distância, 75 estudantes de nacionalidade brasileira, provenientes de instituições de ensino superior parceiras.
Nacionais de 17 países – do sul ao norte da Europa, passando pela Turquia, Nigéria, Brasil e Chile – os 185 novos estudantes do IPS vão, ao longo dos próximos seis meses, frequentar unidades curriculares em todas as cinco escolas do IPS, em Setúbal e no Barreiro.
As atividades de acolhimento, da responsabilidade do Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB-IPS), são por isso uma oportunidade privilegiada de ficar a conhecer a instituição de ensino, a região, as suas gentes e o seu património natural único.