Desde a sua chegada aos concessionários europeus, no início de 2021, o C4 e o ë-C4 impuseram-se no segmento altamente competitivo das berlinas do segmento C. Os C4 e ë-C4 tornaram-se modelos ‘chave’ neste mercado e, num espaço de seis meses, já conquistaram mais de 30.000 clientes na Europa*.
*STATNET Europa 29 países, YTD junho 2021.
“Com o novo C4, a Citroën regressa com força ao segmento dos automóveis compactos, graças ao seu estilo arrojado e ao seu reconhecido nível de conforto. É, igualmente, o único no seu segmento a oferecer a liberdade de escolha para o tipo de motor, através de uma opção 100% elétrica que está, gradualmente, a deixar a sua marca nas vendas de veículos elétricos na Europa, subindo ao pódio das vendas dos compactos elétricos”,
Arnaud Ribaud, Diretor da Citroën na Europa.
EXCELENTES RESULTADOS NO PRIMEIRO SEMESTRE
Os novos Citroën C4 e ë-C4 estabeleceram-se muito rapidamente no mercado automóvel português, ocupando a terceira posição nos Compactos do segmento C, atrás do Mercedes Classe A e do BMW Série 1, com uma quota de mercado de 11%. Por conseguinte os novos C4 são o modelo generalista mais vendido no segmento.
Adicionalmente, em Portugal, um em cada quatro C4 vendidos a clientes particulares e a empresas foi 100% elétrico, denotando o potencial que este novo Citroën tem na transição energética que vivemos, designadamente para as empresas.
Em Espanha, o país onde é fabricado, o C4 ocupa o segundo lugar no segmento das berlinas compactas, imediatamente atrás do Toyota Corolla, e com uma quota de mercado de 9,5%.
No mercado francês, os novos C4 também se consolidaram rapidamente:
– Ocupando o primeiro lugar no segmento C Berlinas nas vendas a clientes particulares no primeiro semestre de 2021, o C4 confirmou o seu bom desempenho em julho e agosto, colocando-se à frente do VW Golf, com uma quota de 19% no segmento dos clientes particulares.
– No segmento C Berlinas, e considerando todos os canais, o C4 ficou em terceiro lugar nos primeiros seis meses do ano, com uma quota de mercado de 13,3%.
Noutras zonas da Europa, o C4 destaca-se, em particular, nos mercados de Itália e da Bélgica, ocupando a sexta posição na sua categoria.
O ë-C4 ESTÁ GRADUALMENTE A DEIXAR A SUA MARCA NO SEGMENTO DOS COMPACTOS ELÉTRICOS
O ë-C4, a versão 100% elétrica do C4, também parece ter um futuro promissor, representando já 15% do total de matrículas do C4 na Europa. Nos Países Baixos, as matrículas do ë-C4 representam 38% do total das vendas do modelo, percentagens que ascendem a 27% na Alemanha e a 20,5% no Reino Unido. Em França, as matrículas do ë-C4 representam 10,2% do volume total das unidades C4, um número que está a crescer todos os meses.
Após seis meses de presença no mercado, o ë-C4 ocupa o terceiro lugar no segmento dos hatchbacks compactos elétricos na Europa, com uma quota de segmento de 8%, atrás do VW ID.3 e do Nissan Leaf. O ë-C4 obteve resultados muito bons em alguns países: é o segundo mais vendido em Espanha, com 28,5% dos registos no segmento C dos hatchbacks elétricos, o terceiro em França, com uma quota de segmento de 22%, posição que também ocupa em Itália, com uma quota de segmento de 14,6%. Em Portugal já ascendeu à quarta posição no ranking.
C4 – UM NOVO CONCEITO DE BERLINA COMPACTA
Com um estilo arrojado, o C4 e o ë-C4 oferecem um novo conceito no coração do segmento das berlinas compactas. Com a sua imagem de carroçaria elevada e enérgica, as formas do C4 combinam a elegância e o dinamismo de uma berlina ao mesmo tempo que adota características SUV, para robustez e personalidade adicionais. O seu habitáculo acolhedor e high-tech transmite de forma instantânea uma sensação de bem-estar, de conforto e de modernidade.
O C4 e o ë-C4 também permitem a vantagem de se escolher entre três tipos de motor: elétrico de 100 kW (136 cv) com uma autonomia de 350 km para assegurar uma liberdade de movimentos significativa, motores a gasolina Euro 6d de última geração com potências entre os 100 e os 155 cv, ou Diesel dos 110 aos 130 cv de potência.
Com os C4 e ë-C4, a Citroën mantém a sua promessa de proporcionar um nível sem igual de bem-estar e de conforto a bordo. O conforto de condução é assegurado pela suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos® e pelos bancos Advanced Comfort. O conforto a bordo é, igualmente, refletido na habitabilidade generosa, nos espaços de arrumação concebidos de forma inteligente e numa vasta gama de tecnologias, incluindo o head-up display.