Com o C5 X, a Citroën renova o espírito ‘touring’, a capacidade de viajar num automóvel elegante e refinado, e de descobrir o mundo com total serenidade.
Vincent Cobée, CEO da Citroën
Com o C5 X, a Citroën está de regresso ao segmento dos grandes automóveis de turismo com um modelo ousado que rompe novos caminhos num segmento tradicional de topos de gama. Um grande desafio para os designers da Citroën, que conseguiram dar coerência e carácter a esta berlina de “nova geração”, que combina diferentes territórios para melhor responder à evolução das expectativas dos clientes.
Ao combinar, em proporções equilibradas, elementos de estilo característicos das diferentes silhuetas do segmento D, o C5 X representa a renovação do segmento e recupera as lendárias silhuetas topo de gama da Citroën. Formas arredondadas e musculadas combinadas com linhas alongadas e finas criam uma silhueta fluida, dinâmica e elegante que reúne o melhor de três mundos: o estatuto e a elegância de uma berlina, o dinamismo e a versatilidade de uma carrinha e a modernidade e robustez de um SUV.
- C5 X: NO CRUZAMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES
O desejo por objetos versáteis e híbridos que rompem os códigos pré-estabelecidos é algo que surge em vários setores. A Citroën está a adaptar-se a uma sociedade em rápida mudança e a consumidores que procuram produtos versáteis que lhes respondam a todas as suas necessidades.
Produtos baseados em ideias inovadoras que estão totalmente em sintonia com o tempo em que vivem. Esta tendência está agora a refletir-se no mercado automóvel. Com o C5 X, a Citroën responde eficazmente às diversas expectativas dos clientes dos grandes automóveis de turismo que procuram uma alternativa mais moderna e funcional do que as berlinas, carrinhas e SUV tradicionais.
C5 X: A RESPOSTA AOS NOVOS DESAFIOS DE UM MERCADO EM MUDANÇA
Desde há vários anos que a silhueta berlina já não é o único sinónimo de topo de gama do mercado. Os SUV e as carrinhas também atraíram clientes que procuram uma solução mais prática, bem como um carácter mais forte. Na Europa, considerando dados de 2020, o SUV é a silhueta com maior representação no segmento D, com 29,3%, à frente das carrinhas com 27,5% e das berlinas com 21,6%*.
Na China, a silhueta que registou uma maior procura em 2020 foi, de longe, a dos SUV, que representou metade dos registos do segmento D, seguida pela silhueta berlina com 18% e pelo formato monovolume com 10%. A quota da silhueta carrinha no segmento D é marginal, com apenas 0,1% do segmento*.
* Fonte: Statnet Stellantis, 29 países europeus.
Esta repartição dos vários formatos de carroçaria no segmento D tem vindo a atravessar grandes mudanças nos últimos anos. As necessidades dos clientes estão a mudar: procuram agora um veículo que satisfaça tanto as suas expectativas emocionais, como as funcionais. Tradicionalmente, os clientes dos grandes veículos de turismo querem conduzir um automóvel que lhes permita destacar-se dos outros na estrada, um veículo moderno, quer do ponto de vista do estilo, quer da tecnologia embarcada. Atualmente, os clientes também esperam que o seu veículo seja prático, espaçoso, com um grande volume de carga, versátil e robusto, e procuram ofertas alternativas e soluções modernas.
Ao longo do desenvolvimento do projeto C5 X, a Citroën procurou responder a estas expectativas. Frédéric Angibaud, o designer do exterior do C5 X, criou um automóvel que “deve ser uma combinação perfeita entre versatilidade, segurança e estética, tendo simultaneamente em conta os aspetos ambientais e económicos“. O resultado deste trabalho, o C5 X, é um conceito original e ousado, um cruzamento entre a elegância da berlina, a oferta prática da carrinha e a modernidade do SUV.
Esta resposta da Citroën está em perfeita sintonia com o novo estilo de vida que os clientes procuram. Cécile Batho, co-diretora do Instituto de Investigação Brain Value, observa esta tendência em todos os setores: “Já não queremos fechar-nos num único papel. Entrámos na era do estilo de vida polivalente, do estilo de trabalho misto. De facto, outras áreas para além da indústria automóvel começam a abrir-se a produtos com múltiplas funções. Uma única coisa pode ter, na verdade, múltiplas funções, e a moda é um bom exemplo. As grandes marcas de luxo estão a associar-se ao vestuário de rua. A moda está a tentar libertar-se dos códigos masculino e feminino. Estamos, atualmente, a assistir a uma verdadeira hibridização dos desejos.”
O desafio do C5 X reside na sua capacidade de se encontrar nesta encruzilhada e responder às expectativas, em mudança, dos clientes, influenciados por estes diferentes universos. Num mundo em rápida mudança, a Citroën oferece uma combinação mágica com o melhor de cada uma das silhuetas de carroçaria.
- INOVADOR, FLUIDO E ELEGANTE: UMA COMBINAÇÃO OUSADA
A Citroën não podia regressar ao segmento dos grandes automóveis de turismo de uma forma convencional. Com o C5 X, a Citroën regressa com uma silhueta radicalmente diferente e multifacetada.
A FLUIDEZ DE UMA BERLINA ELEGANTE, ESTATUTÁRIA, DECIDIDAMENTE CITROËN
Segundo Frédéric Angibaud, o designer do C5 X: “A forma alongada do habitáculo, os longos ‘spoilers’ na traseira do carro, bem como tudo o que foi trabalhado na perspetiva horizontal, como as janelas laterais compridas, são exemplos característicos do universo das berlinas.“
A silhueta do C5 X é musculada e foi otimizada a nível aerodinâmico para reduzir o consumo de combustível. O seu perfil esguio é inspirado pela aeronáutica e tem proporções completamente originais. A fluidez da silhueta é reforçada pelos volumes tensos e musculados do automóvel. O capô longo, a linha de cintura elevada e a reentrância acima da roda traseira, proporcionam distinção, dinamismo e robustez, e fazem parte da linguagem de design dos grandes automóveis da Citroën.
Em redor das cavas das rodas, as proteções originais reforçam o carácter do veículo. Destacam as rodas de grande diâmetro enquanto desempenham um papel essencial no fluxo de ar ao longo da carroçaria. As rodas de 720 mm de diâmetro estão equipadas com pneus Tall & Narrow de 19″. As jantes de liga leve Aero X de 19″ contam com inserções aerodinâmicas, em preto brilhante, para ajudar a dirigir o fluxo de ar através de um efeito de turbina e assim reduzir o arrasto, beneficiando, desta forma, o reduzido consumo de combustível.
A linha alongada do tejadilho termina com um spoiler superior flutuante e aerodinâmico. Um acabamento cromado integrado nos vidros de custódia estende visualmente os frisos superiores cromados das janelas para reforçar o carácter global do design. Os pilares do para-brisas em preto brilhante continuam o efeito visual do vidro em redor do veículo e reforçam o estatuto do C5 X, ao mesmo tempo que criam a impressão de um tejadilho flutuante. À opção do cliente, o tejadilho pode ser pintado em Preto Perla Nera, contribuindo ainda mais para a elegância do veículo.
UMA SECÇÃO DIANTEIRA MODERNA E TECNOLÓGICA
Com a sua secção frontal com a assinatura de luz em forma de V, característica da nova identidade da Citroën, o C5 X deixa a sua marca no segmento dos grandes automóveis de turismo. Esta assinatura de luz em forma de V reflete-se também na iluminação traseira para uma maior consistência. A face dianteira possui acabamentos cromados e em preto brilhante, conferindo ao C5 X uma presença inconfundível no seu segmento. Os chevrons superiores realçam as extremidades do capô e estendem-se até às luzes diurnas em LED, acentuando a largura percebida da secção frontal. Os chevrons inferiores estendem-se em direção aos projetores LED, bem como às luzes diurnas, contribuindo para uma apresentação requintada e tecnológica. A assinatura luminosa do C5 X é muito precisa, destacando-se uma verdadeira atenção aos detalhes.
As aletas criam um padrão em forma de chevron nos projetores, realçando o carácter do veículo e reforçando a assinatura especialmente na vista de ¾. Estas aletas também se encontram na assinatura da iluminação na retaguarda.
O capô é generoso, longo, horizontal e colocado numa posição bastante baixa. Apresenta um desenho côncavo nas suas laterais que refletem o design dos Citroën C4 ou C5 Aircross, uma assinatura forte que reforça o aspeto musculado e robusto da sua secção dianteira.
A entrada de ar inferior, realçada por um friso cromado, tem um desenho bastante geométrico, igualmente inspirado nos chevrons, realçando o radar principal utilizado para os sistemas auxiliares de condução.
UMA SECÇÃO TRASEIRA PODEROSA QUE COMBINA ELEGÂNCIA E FUNCIONALIDADE
“A bagageira de grandes dimensões e o seu acesso muito amplo corresponde, por sua vez, à silhueta de uma carrinha“, diz Frédéric Angibaud.
A traseira do C5 X é forte e elegante. O spoiler no topo, que alonga visualmente o habitáculo, e a janela traseira extremamente fluida dão ao veículo um carácter poderoso e dinâmico.
As linhas arredondadas da zona traseira inferior do C5 X estão perfeitamente alinhadas com os grandes automóveis Citroën. Detalhes como as linhas à volta da matrícula e no para-choques, o padrão dos chevrons na zona inferior, e as decorações cromadas à volta dos refletores reforçam a largura do veículo e permitem-lhe assentar muito bem na estrada.
As luzes tridimensionais traseiras em LED são alongadas horizontalmente, subindo nas suas laterais para reforçar a presença do veículo. Apresentando uma assinatura de luz em V, que reflete a da frente, tanto de dia como de noite, acompanha as curvaturas e o contorno natural da linha de cintura, realçando a vista traseira a ¾. Esta trabalho de estilo da traseira do C5 X também satisfaz as necessidades dos clientes em termos de volume e de funcionalidade. A porta traseira proporciona uma abertura ampla e funcional, com um piso de carga baixo, para uma utilização diária fácil e prática. É realçada por um spoiler inferior em preto brilhante que proporciona apoio e estabilidade durante as travagens, uma solução estética e útil, e que já foi adotada no passado em muitos modelos Citroën, desde o CX até ao C6 e ao XM.
UMA POSTURA ELEVADA E CÓDIGOS DE ESTILO INSPIRADOS NOS SUV
“Do SUV, herdou a sua postura elevada ‘up on the road’ que proporciona uma sensação de proteção e solidez. O tratamento dos seus flancos e das curvaturas é um sinal de robustez que podemos encontrar nas carroçarias SUV“, afirma Frédéric Angibaud.
A silhueta do C5 X é suportada por proteções inferiores, em preto mate, em todo o seu redor, evocando os SUV e acentuando a impressão de robustez e solidez. O perfil do C5 X tem várias características de um SUV: uma postura elevada, combinada com rodas grandes de 720 mm, uma posição de condução mais alta do que a das berlinas tradicionais, e proteções inferiores em preto mate em todo o veículo, acentuando a impressão de robustez e solidez.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Dimensões principais:
Comprimento: 4.805 mm
Largura: 1.865 mm
Altura: 1.485 mm
Distância entre eixos: 2.785 mm
Aerodinâmica: Cx de 0,291 e SCx de 0,673
Volume da bagageira: 545 l