O Kia EV6 obteve a certificação da sua pegada de carbono e o selo de “Carbono Medido” da Carbon Trust, consultora para as alterações climáticas e para a sustentabilidade, tornando-se assim no primeiro automóvel coreano a alcançar esta validação.
A estratégia “Plano S” da Kia coloca a eletrificação como primeira prioridade no futuro da marca, ao mesmo tempo que estabelece os alicerces para uma gama com 11 novos modelos elétricos a bateria até 2026. O EV6 é o primeiro a ser lançado no contexto desta nova estratégia, colocando a marca no caminho que lhe permitirá ocupar um lugar de vanguarda na popularização dos veículos elétricos.
A Kia não se poupou a esforços para garantir que o EV6 oferece mais do que apenas mobilidade com zero emissões: com este seu primeiro modelo construído de raiz para ser um EV, a marca concentrou-se em medir e reduzir a pegada carbónica ao longo do tempo de vida útil do automóvel, desde a aquisição das matérias-primas e das peças até ao seu transporte, passando pela montagem e pela distribuição, utilização e reciclagem em fim de vida.
O EV6 é o primeiro modelo a ser construído com base na nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia, oferecendo uma das maiores autonomias 100% elétricas do mercado – até 740 km em ciclo urbano (WLTP). O facto de apresentar um dos espaços interiores mais amplos da sua classe e carregamentos ultrarrápidos de 800 V[i] reforça a sua capacidade de poder vir a tornar-se uma nova referência no mercado dos EV.
Com o EV6 foi introduzido também um vasto conjunto de materiais amigos do ambiente, nomeadamente plásticos PET reciclados, que são usados em superfícies, tapetes e coberturas dos bancos. Fruto desta estratégia nos materiais, cada veículo contém o equivalente a 107 garrafas de PET de 500 ml.
A Carbon Trust é uma consultora independente e especializada de grandes empresas à escala mundial. Oferece aconselhamento quanto às oportunidades num mundo mais sustentável e com baixas emissões de carbono, ao mesmo tempo que mede e certifica a pegada ambiental de empresas, cadeias de abastecimento e produtos.
[i] O EV6 dispõe de um sistema duplo que oferece capacidades de carregamento de 400 e 800 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores.
No contexto da detalhada avaliação de produto levada a cabo pela Carbon Trust, o total de emissões de gases com efeito de estufa relativas ao EV6 foram medidas de acordo com a Norma PAS2050. Essa avaliação abrangeu as emissões desde a fase da extração de matérias-primas até ao fim de vida do veículo, sendo medidas em dióxido de carbono equivalente (CO2e). O selo “Carbono Medido” atesta o rigor das medições e fornece aos clientes informações independentes sobre o impacto carbónico do produto.
Sangdae Kim, diretor da divisão de Planeamento Estratégico da Kia, refere: “Trata-se de uma importante validação de um amplo leque de medidas que estamos a adotar no sentido de reduzir a pegada de carbono de um automóvel ao longo de todo o seu ciclo de vida. A par da introdução de mais modelos eletrificados na nossa gama ao longo dos próximos anos, aprofundaremos os esforços de promoção da sustentabilidade e garantiremos elevados níveis de transparência em matéria de impacto ambiental. Foi ótimo trabalhar em estreita colaboração com a Carbon Trust, no sentido de obtermos o selo ‘Carbono Medido’ como uma das primeiras etapas para a implementação de novas iniciativas de sustentabilidade”.
A Kia reconhece integralmente a sua responsabilidade de aderir a práticas sustentáveis. Em 2019, a empresa obteve a certificação “Sistema de Gestão da Energia (ISO 50001)” da Organização Internacional de Normalização (ISO) e candidatou-se recentemente à certificação por parte da Comissão RE100, da Coreia[i].
As pré-reservas do EV6 em Portugal encontram-se disponíveis em https://kia.pt/ev6-prereserva/. Ainda no nosso país, é possível conhecer o EV6 através da EV6 Live Video Experience, bastando aceder ao Kia Vibe em https://ev6-vibe.kia.com/. O lançamento do Kia EV6 em Portugal está previsto para outubro de 2021.
# # #
Sobre a Carbon Trust
Fundada em 2001, a Carbon Trust trabalha com empresas, governos e instituições de todo o mundo, ajudando-as a contribuir e a beneficiar de um futuro mais sustentável, através da redução das emissões de carbono, de estratégias de eficiência na utilização de recursos e do lançamento no mercado de negócios, sistemas e tecnologias com baixas emissões de carbono.
A Carbon Trust:
- trabalha com empresas e governos, ajudando-os a alinhar as suas estratégias com a ciência em matéria de questões climáticas e a cumprir os objetivos do Acordo de Paris;
- fornece aconselhamento especializado e assistência, oferecendo aos investidores e às instituições financeiras a confiança de que o financiamento verde terá resultados verdadeiramente verdes; e
- apoia o desenvolvimento de tecnologias e soluções de baixas emissões de carbono, criando os alicerces para o sistema de energia do futuro.
Sediada em Londres, a Carbon Trust conta com uma equipa à escala global de mais de 200 membros, representando mais de 30 nacionalidades e distribuída por cinco continentes.
[1] RE100: iniciativa da organização global sem fins lucrativos The Climate Group, em parceria com a organização de certificação de gestão ambiental global Carbon Information Disclosure Project (CDP). Criada em 2014, esta iniciativa ajuda as empresas a comprometer-se a 100% com a eletricidade renovável até 2050.