- Receitas Líquidas Pro Forma (1) de 75,3 mil milhões de euros, num crescimento de 46%
- Resultado operacional corrente (2) Pro Forma(1) de 8,6 mil milhões de euros, com uma margem de 11,4%. Recorde em margem na América do Norte de 16,1%
- Rápido arranque na implementação de sinergias com um cash líquido na ordem dos 1,3 mil milhões de euros no 1º semestre de 2021
- Free cash flow industrial (3) Pro Forma (1) negativo de 1,2 mil milhões de euros, refletindo os efeitos negativos no capital circulante relativo aos semicondutores encomendados e não recebidos.
- Forte liquidez industrial disponível de 51,4 mil milhões de euros
Quero agradecer calorosamente a todos os colaboradores da Stellantis pela sua concentração notável na excelência operacional e na execução das sinergias que levaram o Grupo a alcançar resultados financeiros muito sólidos no 1º Semestre de 2021. Ao mesmo tempo que garantiu esse elevado desempenho operacional, a empresa também progrediu em questões estratégicas relacionadas com a aceleração da eletrificação e software, que são os pilares fundamentais da nossa estratégia.
Carlos Tavares, CEO
Estratégia elétrica: Aceleração com o lançamento de 11 modelos BEV e 10 PHEV nos próximos 24 meses; gama VCL totalmente eletrificada na Europa, bem como os furgões a pilha de combustível de hidrogénio, até ao final de 2021; uma terceira “gigafactory” anunciada para Termoli (Itália); a transformação da fábrca de Ellesmere Port (Reino Unido) na primeira fábrica integralmente BEV do Grupo a partir do final de 2022.
Anúncio de parcerias inovadoras: Com a Archer para a criação de veículos de descolagem vertical, e com a Engie EPS para o desenvolvimento de redes de carga rápida.
América do Norte: Rentabilidade recorde e recorde para as vendas mundiais da marca Ram e vendas a retalho nos EUA no 1º semestre. O Jeep Wrangler 4xe foi o PHEV mais vendido nos EUA no 2º trimestre de 2021, logo após o seu lançamento em março de 2021. A Jeep alargou a sua cobertura de mercado com a chegada dos Wagoneer e do Premium Grand Wagoneer.
Europa alargada: Conformidade com a regulamentação de CO2 sem recurso à compra de créditos. A quota de mercado da Stellantis na Europe 30(8) no 1º semestre aumentou, atingindo os 23,1 %, com uma liderança no segmento VCL, com 34,4% do mercado. A Peugeot foi N° 2 na Europa a 30 com 7,1% de quota no 1º semestre. O Opel Corsa é líder do segmento na Alemanha e Reino Unido; a Fiat lidera o mercado em Itália, com o 500e, viatura urbana elétrica que é n°1 em 10 países.
Outras regiões: A Stellantis é líder de mercado na América do Sul, com uma quota de mercado de 23,6% e o Fiat Strada é líder de mercado no Brasil. A quota de mercado no Médio Oriente e em África aumentou em 30 pontos para os 11,9%.
Maserati: Regresso aos lucros com um resultado operacional corrente no S1 de 29 milhões de euros e uma quota de mercado em alta nos principais mercados.
Base de preparação
“S1 2021” e “S1 2020” representam os resultados reportados à IFRS, neles incluindo-se os da FCA a 17 de janeiro de 2021, na sequência da conclusão da Fusão; “S1 2021 Pro Forma” e “S1 2020 Pro Forma” são apresentados como se a Fusão tivesse ocorrido a 1 de janeiro de 2020. Ver secção “Notas” e “Informação Financeira Consolidada Condensada Pro Forma Sem Auditoria / Unaudited Pro Forma Condensed Consolidated Financial Information” para detalhes adicionais. Deverá ser feira referência à secção “Declarações Prospetivas” incluída noutra zona deste documento.
* Reconciliação do Lucro líquido /(perda) ao Lucro Líquido Ajustado Pro Forma e do Pro Forma EPS Diluído ao Pro Forma EPS Diluído Ajustado, que estão incluídos nas páginas 6 e 7
‡ A orientação inclui os impactos da contabilidade de compra e alterações nas políticas contabilísticas, conforme exigido pelo IFRS no âmbito da Fusão. A orientação refere-se aos resultados Pro Forma, que incluem resultados da FCA para o período de 1 a 16 de janeiro de 2021.