• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

    31 de Janeiro, 2023

    Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

    31 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Automóvel»Mazda RX500: Uma rápida viagem ao passado
Automóvel

Mazda RX500: Uma rápida viagem ao passado

26 de Julho, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Reduzido a uma dimensão de brinquedo, conquistando os quartos das crianças dos anos 70, o Mazda RX500 tornou-se numa verdadeira peça de colecção. Estávamos no ano de 1970: os Beatles lançavam o seu álbum “Let It Be” e a fracassada missão espacial Apollo 13 inspirou a mundialmente famosa frase “Houston, we have a problem”. Mas esse foi, também, um ano de muita agitação no mundo automóvel, com designs visionários em forma de cunha a dominar o visual dos denominados super-automóveis, em conjunto com uma série de fabricantes a testar o tecnicamente sofisticado motor rotativo, aplicando-o nos seus concept-cars.

Foi neste contexto que a Mazda apresentou o RX500, uma proposta radicalmente angular e aerodinâmica mostrada na 17ª edição do Salão Automóvel de Tóquio, marcando o 50º aniversário da Mazda Motor Corporation. O automóvel desportivo amarelo de motor central tornou-se rapidamente no favorito das multidões, cativando o público com o seu design inspirado na aviação e as suas portas com abertura tipo borboleta. Equipado com a inovadora tecnologia de pistões rotativos, não foi uma surpresa o facto de o futurista Mazda RX500 gerar tanto interesse junto dos meios de comunicação social de todo o mundo.


Da sala de exposições para a caixa de brinquedos

Estas circunstâncias forneceram um excelente cenário para transformar o espectacular veículo numa miniatura, potencial reconhecido pela Matchbox que integrou o Mazda RX500 – num inédito tom cor-de-laranja – na sua colecção “Superfast”, em resposta ao lançamento da Hot Wheels, em 1968, marca do grupo Mattel, que apresentava eixos mais finos e novas rodas, tornando as miniaturas mais rápidas e as brincadeiras mais divertidas.

E por que motivo decidiu a Matchbox incluir este super-automóvel japonês no seu portefólio? A marca concebia os seus produtos tendo especificamente em vista o mercado norte-americano, o seu maior mercado de vendas na época, marcando pontos com vários automóveis personalizados, que agradavam ao inconfundível gosto americano. Para acompanhar o ritmo, a Matchbox procurava, também, contar com automóveis futuristas fantásticos e concept-cars nas suas colecções, sendo que o Mazda RX500 satisfazia, na perfeição, esses requisitos do mercado norte-americano, numa altura em que a Europa demonstrava grande interesse na Mazda e no motor Wankel.

Não admira que o Mazda RX500 cor-de-laranja da Matchbox, apresentado em 1971 como “MB66”, se tenha tornado imediatamente numa das miniaturas mais vendidas a nível mundial.

Espectacularmente diferente: a ideia por detrás do Mazda RX500

Mas afinal o que levou a Mazda a lançar um veículo tão radical? O desenvolvimento de um protótipo criado para investigar o comportamento das carroçarias com uma elevada componente plástica e a dinâmica de condução a velocidades superiores a 200 km/h foi iniciado já em 1968 sob o nome de código “X810”.

O objectivo era o de investigar a harmonia entre as pessoas e a velocidade numa sociedade do futuro, a partir da ideia de possíveis cenários de tráfego intermunicipal. Para tal era necessário um veículo experimental, de motor central, baixa resistência aerodinâmica e elevado downforce, em simultâneo com a suavidade de um motor rotativo. Em complemento, pretendia-se que o projecto para o que viria a ser o Mazda RX500 também fosse considerado como um potencial sucessor do Cosmo Sport 110 S, modelo que, à época, era o automóvel de referência da Mazda.

Uma equipa cuidadosamente seleccionada produziu diversos modelos e estudou a sua resistência aerodinâmica no túnel de vento. Ao contrário do plano original de construção de um coupé, foi escolhida uma proposta de formato Shooting Brake, mais simplificada do designer Shigenori Fukuda, que oferecia menor resistência aerodinâmica. Para a concepção do Mazda RX500, Fukuda-san inspirou-se, entre outras soluções, no filme “2001: Odisseia no Espaço”.

O veículo deveria assemelhar-se o menos possível a um automóvel clássico, o que fez com que tivessem sido utilizados inúmeros elementos de design das corridas e da aviação na criação do Mazda RX500. Destaca-se, em particular, a secção traseira, com o seu visual invulgar, evocando a combinação entre uma nave espacial e um jacto de caça. A inspiração também veio da colaboração de Fukuda-san com o fabricante italiano Carrozzeria Bertone, adicionando curvas e contornos suaves ao Mazda RX500.

Outra característica diferenciadora do design é o pára-brisas envolvente. Com o pilar A totalmente oculto, as superfícies de vidro do veículo parecem fundir-se numa única peça, conferindo ao habitáculo uma aparência do tipo cúpula. A entrada no Mazda RX500 faz-se através de um par de portas do tipo borboleta. Mesmo quando está parado, este conceito da porta, tão familiar no mundo do automobilismo, criava uma sensação de dinâmica. Atrás delas estava um outro par de portas do tipo asas de gaivota e um capô bipartido longitudinalmente, de acesso ao compartimento do motor, onde se alojava o coração rotativo deste desportivo. Foi um detalhe que escapou à Matchbox ao criar o Speedster para crianças, escondendo o motor sob uma grande tampa de abertura tradicional.

No que se refere ao interior, os passageiros sentavam-se em dois bancos desportivos. As atenções eram atraídas para os três instrumentos semicirculares, colocados atrás do volante em pele com quatro raios, dispostos num tablier envolvente. O entretenimento também não ficou esquecido no Mazda RX500, com a consola central a alojar um rádio AM/FM, atrás da manete da caixa de quatro velocidades, solução trazida do Mazda Luce R130 Coupé.

Requinte técnico

O Mazda RX500 contava com um motor rotativo Tipo 10A de dois discos, arrefecido a água, montado centralmente, logo atrás do condutor. Com uma cilindrada de apenas 982 cc, alcançava uma potência de 250 cv, atingindo uma rotação máxima de 15.000 rpm, mais do que um Fórmula 1 da época, o que lhe permitia alcançar uma velocidade máxima superior a 240 km/h.

Tal decorria, principalmente, do seu peso reduzido – uns bem desportivos 850 kg – fruto da utilização de uma carroçaria de plástico, reforçada com fibra de vidro, e de uma estrutura tubular, resultando numa excelente relação peso/potência de 3,4 kg/cv. Com uma altura de 1,065 m, o desportivo de motor Wankel também está entre os mais achatados do mundo.


Luzes traseiras futuristas e cores que alimentaram os rumores

O Mazda RX500 viu-se equipado com um conceito futurista de luzes traseiras, com o objectivo de fornecer informações adicionais aos demais utilizadores da estrada, tornando o trânsito mais seguro. Por exemplo, o sistema de iluminação traseiro incluía um set de luzes vermelhas, amarelas e verdes, além das luzes de travagem vermelhas e luzes brancas de marcha-atrás, normais.

Consoante a intensidade da travagem, as luzes vermelhas acendiam-se progressivamente para alertar o trânsito da retaguarda, para a eventualidade de uma travagem de emergência, semelhante ao actual sistema, que activa as luzes traseiras intermitentes. As luzes amarelas acendiam à medida que a velocidade se reduzia e as verdes indicavam que o veículo estava, de novo, a acelerar.

Entretanto surgiam, com alguma regularidade, fotos deste automóvel com diferentes cores, causando uma enorme especulação: terão, afinal, sido construídas diferentes versões do Mazda RX500? O restauro, em 2008, do veículo prateado forneceu as respostas, tendo a sua remodelação revelado camadas sobrepostas de tinta verde e amarela.

Originalmente criado em verde, o modelo fora repintado de amarelo para o Salão Automóvel de Tóquio, já que todos os veículos da Mazda em exposição deveriam ser apresentados no mesmo amarelo-vivo, com interiores vermelhos. O Mazda RX500 continuou a criar zunzum em vários salões de todo o mundo, mas sem que conseguisse sair ileso de todas as suas viagens, razão pela qual foi, entretanto, pintado em prateado, a sua cor actual.

Todas as esperanças de produção em série do Mazda RX500 foram frustradas pela crise do petróleo, de 1973. Como resultado, o Mazda RX500 continua, até hoje, a ser caso único, podendo ser apreciado no Museu do Transporte de Numaji, em Hiroshima.

De brinquedo a peça de coleccionador

Felizmente, a crise não afectaria a edição em miniatura do Mazda RX500, sendo que após o seu lançamento, a réplica da Matchbox permaneceria à venda durante mais de 4 anos, até se ver relançado em 1975, num formato Streaker, em vermelho. A produção foi descontinuada pela primeira vez em 1976, surgindo depois, entre 1978 e 1985, noutras cores, em diferentes mercados. A pequena e bem-sucedida homenagem ao Mazda RX500 permaneceria, assim, nas prateleiras das lojas de brinquedos durante mais de uma década, acumulando milhares de vendas em todo o mundo.

Para fãs específicos do design de produtos experimentais dos anos 70, fabricantes como a Spark oferecem actualmente propostas mais pormenorizadas do Mazda RX500 que, vistas sob uma iluminação ideal, se mostram extremamente fiéis ao concept original.

Todos os que quiserem homenagear este desportivo de motor rotativo, expondo-o nas suas vitrinas lá de casa devem, por isso, dar uma espreitadela à sua antiga caixa de brinquedos! Nunca se sabe se não encontrarão por lá uma hoje valiosa miniatura do Mazda RX500, à escala 1:59. Vale mesmo a pena verificar pois, presentemente, essa miniatura em particular tornou-se num objecto de colecção, trazendo à memória todas aquelas corridas que, na infância de muitos, se realizavam nos quartos de brincar.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorSoluções VICAIMA no HOTEL & SPA RESIDENCIA PUERTO – TARIFA
Próximo A IVECO realizou um lançamento internacional onde revelou o seu avanço para o próximo nível e a sua aposta em sistemas inteligentes

Relacionados

PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

30 de Janeiro, 2023

Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

28 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Formação

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Entre 1 e 4 de março, o desafio a todos os visitantes da Qualifica é…

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023

DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

31 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.