• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dia Nacional da Segurança Infantil

    23 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    MELOM e Querido Mudei a Casa Obras crescem 32% em faturação no 1º trimestre face ao período homólogo

    23 de Maio, 2022

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022

    Alfa Romeo F1 Team ORLEN conquistou um lugar entre os dez melhores na qualificação para o GP de Espanha

    22 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    Movimento Juntos Pelas Abelhas reúne caras conhecidas

    23 de Maio, 2022

    Rota Firestone regressa a Portugal com Sean Riley & The Slowriders em Lisboa

    23 de Maio, 2022

    Vencedores das Bolsas de Cidadania divulgados no dia 1 de junho

    23 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

    23 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

    23 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»Mazda RX500: Uma rápida viagem ao passado
Automóvel

Mazda RX500: Uma rápida viagem ao passado

26 de Julho, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Reduzido a uma dimensão de brinquedo, conquistando os quartos das crianças dos anos 70, o Mazda RX500 tornou-se numa verdadeira peça de colecção. Estávamos no ano de 1970: os Beatles lançavam o seu álbum “Let It Be” e a fracassada missão espacial Apollo 13 inspirou a mundialmente famosa frase “Houston, we have a problem”. Mas esse foi, também, um ano de muita agitação no mundo automóvel, com designs visionários em forma de cunha a dominar o visual dos denominados super-automóveis, em conjunto com uma série de fabricantes a testar o tecnicamente sofisticado motor rotativo, aplicando-o nos seus concept-cars.

Foi neste contexto que a Mazda apresentou o RX500, uma proposta radicalmente angular e aerodinâmica mostrada na 17ª edição do Salão Automóvel de Tóquio, marcando o 50º aniversário da Mazda Motor Corporation. O automóvel desportivo amarelo de motor central tornou-se rapidamente no favorito das multidões, cativando o público com o seu design inspirado na aviação e as suas portas com abertura tipo borboleta. Equipado com a inovadora tecnologia de pistões rotativos, não foi uma surpresa o facto de o futurista Mazda RX500 gerar tanto interesse junto dos meios de comunicação social de todo o mundo.


Da sala de exposições para a caixa de brinquedos

Estas circunstâncias forneceram um excelente cenário para transformar o espectacular veículo numa miniatura, potencial reconhecido pela Matchbox que integrou o Mazda RX500 – num inédito tom cor-de-laranja – na sua colecção “Superfast”, em resposta ao lançamento da Hot Wheels, em 1968, marca do grupo Mattel, que apresentava eixos mais finos e novas rodas, tornando as miniaturas mais rápidas e as brincadeiras mais divertidas.

E por que motivo decidiu a Matchbox incluir este super-automóvel japonês no seu portefólio? A marca concebia os seus produtos tendo especificamente em vista o mercado norte-americano, o seu maior mercado de vendas na época, marcando pontos com vários automóveis personalizados, que agradavam ao inconfundível gosto americano. Para acompanhar o ritmo, a Matchbox procurava, também, contar com automóveis futuristas fantásticos e concept-cars nas suas colecções, sendo que o Mazda RX500 satisfazia, na perfeição, esses requisitos do mercado norte-americano, numa altura em que a Europa demonstrava grande interesse na Mazda e no motor Wankel.

Não admira que o Mazda RX500 cor-de-laranja da Matchbox, apresentado em 1971 como “MB66”, se tenha tornado imediatamente numa das miniaturas mais vendidas a nível mundial.

Espectacularmente diferente: a ideia por detrás do Mazda RX500

Mas afinal o que levou a Mazda a lançar um veículo tão radical? O desenvolvimento de um protótipo criado para investigar o comportamento das carroçarias com uma elevada componente plástica e a dinâmica de condução a velocidades superiores a 200 km/h foi iniciado já em 1968 sob o nome de código “X810”.

O objectivo era o de investigar a harmonia entre as pessoas e a velocidade numa sociedade do futuro, a partir da ideia de possíveis cenários de tráfego intermunicipal. Para tal era necessário um veículo experimental, de motor central, baixa resistência aerodinâmica e elevado downforce, em simultâneo com a suavidade de um motor rotativo. Em complemento, pretendia-se que o projecto para o que viria a ser o Mazda RX500 também fosse considerado como um potencial sucessor do Cosmo Sport 110 S, modelo que, à época, era o automóvel de referência da Mazda.

Uma equipa cuidadosamente seleccionada produziu diversos modelos e estudou a sua resistência aerodinâmica no túnel de vento. Ao contrário do plano original de construção de um coupé, foi escolhida uma proposta de formato Shooting Brake, mais simplificada do designer Shigenori Fukuda, que oferecia menor resistência aerodinâmica. Para a concepção do Mazda RX500, Fukuda-san inspirou-se, entre outras soluções, no filme “2001: Odisseia no Espaço”.

O veículo deveria assemelhar-se o menos possível a um automóvel clássico, o que fez com que tivessem sido utilizados inúmeros elementos de design das corridas e da aviação na criação do Mazda RX500. Destaca-se, em particular, a secção traseira, com o seu visual invulgar, evocando a combinação entre uma nave espacial e um jacto de caça. A inspiração também veio da colaboração de Fukuda-san com o fabricante italiano Carrozzeria Bertone, adicionando curvas e contornos suaves ao Mazda RX500.

Outra característica diferenciadora do design é o pára-brisas envolvente. Com o pilar A totalmente oculto, as superfícies de vidro do veículo parecem fundir-se numa única peça, conferindo ao habitáculo uma aparência do tipo cúpula. A entrada no Mazda RX500 faz-se através de um par de portas do tipo borboleta. Mesmo quando está parado, este conceito da porta, tão familiar no mundo do automobilismo, criava uma sensação de dinâmica. Atrás delas estava um outro par de portas do tipo asas de gaivota e um capô bipartido longitudinalmente, de acesso ao compartimento do motor, onde se alojava o coração rotativo deste desportivo. Foi um detalhe que escapou à Matchbox ao criar o Speedster para crianças, escondendo o motor sob uma grande tampa de abertura tradicional.

No que se refere ao interior, os passageiros sentavam-se em dois bancos desportivos. As atenções eram atraídas para os três instrumentos semicirculares, colocados atrás do volante em pele com quatro raios, dispostos num tablier envolvente. O entretenimento também não ficou esquecido no Mazda RX500, com a consola central a alojar um rádio AM/FM, atrás da manete da caixa de quatro velocidades, solução trazida do Mazda Luce R130 Coupé.

Requinte técnico

O Mazda RX500 contava com um motor rotativo Tipo 10A de dois discos, arrefecido a água, montado centralmente, logo atrás do condutor. Com uma cilindrada de apenas 982 cc, alcançava uma potência de 250 cv, atingindo uma rotação máxima de 15.000 rpm, mais do que um Fórmula 1 da época, o que lhe permitia alcançar uma velocidade máxima superior a 240 km/h.

Tal decorria, principalmente, do seu peso reduzido – uns bem desportivos 850 kg – fruto da utilização de uma carroçaria de plástico, reforçada com fibra de vidro, e de uma estrutura tubular, resultando numa excelente relação peso/potência de 3,4 kg/cv. Com uma altura de 1,065 m, o desportivo de motor Wankel também está entre os mais achatados do mundo.


Luzes traseiras futuristas e cores que alimentaram os rumores

O Mazda RX500 viu-se equipado com um conceito futurista de luzes traseiras, com o objectivo de fornecer informações adicionais aos demais utilizadores da estrada, tornando o trânsito mais seguro. Por exemplo, o sistema de iluminação traseiro incluía um set de luzes vermelhas, amarelas e verdes, além das luzes de travagem vermelhas e luzes brancas de marcha-atrás, normais.

Consoante a intensidade da travagem, as luzes vermelhas acendiam-se progressivamente para alertar o trânsito da retaguarda, para a eventualidade de uma travagem de emergência, semelhante ao actual sistema, que activa as luzes traseiras intermitentes. As luzes amarelas acendiam à medida que a velocidade se reduzia e as verdes indicavam que o veículo estava, de novo, a acelerar.

Entretanto surgiam, com alguma regularidade, fotos deste automóvel com diferentes cores, causando uma enorme especulação: terão, afinal, sido construídas diferentes versões do Mazda RX500? O restauro, em 2008, do veículo prateado forneceu as respostas, tendo a sua remodelação revelado camadas sobrepostas de tinta verde e amarela.

Originalmente criado em verde, o modelo fora repintado de amarelo para o Salão Automóvel de Tóquio, já que todos os veículos da Mazda em exposição deveriam ser apresentados no mesmo amarelo-vivo, com interiores vermelhos. O Mazda RX500 continuou a criar zunzum em vários salões de todo o mundo, mas sem que conseguisse sair ileso de todas as suas viagens, razão pela qual foi, entretanto, pintado em prateado, a sua cor actual.

Todas as esperanças de produção em série do Mazda RX500 foram frustradas pela crise do petróleo, de 1973. Como resultado, o Mazda RX500 continua, até hoje, a ser caso único, podendo ser apreciado no Museu do Transporte de Numaji, em Hiroshima.

De brinquedo a peça de coleccionador

Felizmente, a crise não afectaria a edição em miniatura do Mazda RX500, sendo que após o seu lançamento, a réplica da Matchbox permaneceria à venda durante mais de 4 anos, até se ver relançado em 1975, num formato Streaker, em vermelho. A produção foi descontinuada pela primeira vez em 1976, surgindo depois, entre 1978 e 1985, noutras cores, em diferentes mercados. A pequena e bem-sucedida homenagem ao Mazda RX500 permaneceria, assim, nas prateleiras das lojas de brinquedos durante mais de uma década, acumulando milhares de vendas em todo o mundo.

Para fãs específicos do design de produtos experimentais dos anos 70, fabricantes como a Spark oferecem actualmente propostas mais pormenorizadas do Mazda RX500 que, vistas sob uma iluminação ideal, se mostram extremamente fiéis ao concept original.

Todos os que quiserem homenagear este desportivo de motor rotativo, expondo-o nas suas vitrinas lá de casa devem, por isso, dar uma espreitadela à sua antiga caixa de brinquedos! Nunca se sabe se não encontrarão por lá uma hoje valiosa miniatura do Mazda RX500, à escala 1:59. Vale mesmo a pena verificar pois, presentemente, essa miniatura em particular tornou-se num objecto de colecção, trazendo à memória todas aquelas corridas que, na infância de muitos, se realizavam nos quartos de brincar.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorSoluções VICAIMA no HOTEL & SPA RESIDENCIA PUERTO – TARIFA
Próximo A IVECO realizou um lançamento internacional onde revelou o seu avanço para o próximo nível e a sua aposta em sistemas inteligentes

Relacionados

Dia Nacional da Segurança Infantil

23 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Imobiliário

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

A RE/MAX França, rede de franchising que a RE/MAX Portugal, adquiriu em 2019, no âmbito…

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022

Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

23 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.