No dia 2 de julho, pelas 09h00, a Iberdrola inaugura, na rua de Goa em Matosinhos, uma infraestrutura rotativa assente num modelo de sustentabilidade energética e completamente adaptada à mobilidade elétrica. Movida a energia verde, ligada a sistemas de inteligência artificial e de internet of things, esta infraestrutura permite vislumbrar uma casa de um futuro próximo. Estará aberta a visitantes a partir da data de inauguração.
Com tecnologia portuguesa patenteada em 77 países, esta casa inspira-se no movimento do girassol, rodando para criar zonas de sombra no Verão, aumentar a exposição solar no Inverno e potenciar a eficiência energética. Este edifício inteligente e inovador acompanha o sol enquanto produz energia limpa através de painéis fotovoltaicos, oferecendo espaços dinâmicos, totalmente adaptáveis a quem os utiliza.
Para provar a eficácia quotidiana desoluções energéticas verdes, a Iberdrola adaptou o protótipo de casa a uma Smart Store, apostando na demonstração de opções de energia solar e mobilidade elétrica verde. Instalou painéis solares que fornecem energia a toda a infraestrutura, desde a sua rotação a todos os equipamentos e aplicações tecnológicas no seu interior, instalando também 5 postos de carregamento de viaturas elétricas no exterior, cuja exploração se estende durante um período de 10 anos.
No interior, os visitantes encontrarão aplicações tecnológicas de ponta alimentadas com energia proveniente de fontes renováveis, como um sistema de monitorização por wifi do perfil de consumo e produção e app wallbox, que permite gerir remotamente as sessões de carregamento e consultar as estatísticas de consumo.
A aposta na mobilidade é feita em conjunto com a Volkswagen, disponibilizando aos visitantes experiências de condução e simulações de carregamento de veículos elétricos de última geração. O fabricante automóvel estará presente com os seus modelos 100% elétricos ID.3 e ID.4, os quais poderão ser experimentados durante uma semana no local. Estes novos modelos, construídos em cima da nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen, oferecem autonomias de 420 km e 520 km, respetivamente, em modo totalmente elétrico.
Durante estes dias, a Volkswagen oferece também 200 euros de energia em cartão Iberdrola a quem comprar um modelo elétrico na Smart Store de Matosinhos. Para Marília Santos, Diretora Geral da Volkswagen,
“Numa altura em que a Volkswagen acelera a sua ofensiva elétrica com o ID.3 e o novíssimo ID.4, esta parceria com a Iberdrola reforça o nosso posicionamento no mercado da mobilidade elétrica. Para além disso, a casa em movimento que acolhe a Smart Store é uma excelente montra de inovação à qual temos todo o orgulho de nos associar”.
Esta aliança com a Volkswagen constitui mais um exemplo do empenho da Iberdrola com a mobilidade elétrica em Portugal. Recorde-se que, tal como anunciado em fevereiro, a Iberdrola venceu a adjudicação de três postos de carregamento duplos de 22 kW em Montalegre e de três postos de carregamento ultra-rápidos de 150 kW em Beja e Bragança. Em Castelo Branco inaugurou-se a 28 de maio um Posto de Carregamento Ultra-Rápido (PCUR), o primeiro da cidade, o primeiro no interior do país e o primeiro da Iberdrola em Portugal. Para Rui Afonso, Country Manager da Iberdrola em Portugal,
“Há mais de 20 anos que a Iberdrola aposta na transição energética, cuidando do ambiente, mas sobretudo criando soluções de consumo que sejam fiáveis, eficientes e seguras. A aliança com a Volkswagen potenciará ainda mais esta aposta. Somos empresas com vasta experiência internacional, com fortes investimentos em inovação e em desenvolvimento sustentável, logo esta parceria pode levar-nos de forma mais rápida e segura a um futuro de mobilidade verde”.
A Iberdrola acredita na recuperação económica verde, por isso aproveita este momento para capacitar o país das estruturas e recursos necessários à transição energética no período pós-pandemia.