Numa grande corrida de ciclismo, o diretor desportivo desempenha um papel essencial na definição da estratégia da corrida. Dada a sua proximidade dos corredores durante a prova, precisa de um escritório móvel que lhe permita trabalhar nas melhores condições. Este é o retrato de Julien Jurdie e do seu Citroën C5 Aircross.
Julien Jurdie é um dos três diretores desportivos da AG2R CITROËN TEAM. Para conduzir a sua equipa à vitória, a sua missão é preparar os percursos de cada corredor, identificar as oportunidades que podem jogar a seu favor e, assim, criar-lhes condições para vencer a corrida. Com base no mapa da etapa, Julien Jurdie desenvolve uma estratégia para a equipa e mantém-se em contacto constante com os corredores para que estes se adaptem às condições da prova, informando-os do progresso da etapa e avisando-os, via rádio, em caso de perigo.
“O ciclismo é um desporto de resistência. Durante quatro a seis horas, sento-me num carro que é também um verdadeiro escritório“, diz Julien Jurdie. Ágil e confortável, o Citroën C5 Aircross é o seu parceiro essencial para lhe permitir fazer o seu trabalho com a máxima eficiência. Como escritório móvel, dotado com todo o equipamento necessário para acompanhar a corrida, o carro do Diretor desportivo deve ser capaz de se deslocar facilmente por estradas sinuosas e de evoluir entre os outros carros do pelotão da prova, respeitando os ciclistas e os espectadores. O veículo do diretor desportivo tem de oferecer uma dinâmica extremamente fluida e de grande precisão. O seu condutor tem de estar constantemente vigilante e ter sangue frio, a toda a prova. Se um dos corredores estiver em dificuldades, este deve ser capaz de intervir e alcançá-lo o mais rapidamente possível.

Para Julien Jurdie, este trabalho é, acima de tudo, um trabalho de paixão. Sempre foi fascinado pela “Volta à França” (“Tour de France”) e este ano, mais uma vez, é uma voz de encorajamento para os seus corredores, estimulando-os sempre a darem o seu melhor. “É aí que podemos fazer a diferença, nunca desistir e encontrar as palavras certas para motivar os corredores. Os verdadeiros valores da equipa também estão lá. E a Citroën proporciona–nos todos os elementos de que precisamos para ter um bom desempenho e ajudar os nossos corredores a vencer“, acrescenta. A noção de trabalho de equipa é, a seu ver, essencial, pois toda a equipa deve estar unida em redor dos corredores e isto também se aplica à frota Citroën que assegura a sua mobilidade durante a corrida.
A Citroën é o principal parceiro da equipa AG2R CITROËN e forneceu à equipa uma frota de 26 veículos, incluindo 11 híbridos plug-in (6 Spacetourer BlueHDi, 9 C5 Aircross BlueHDi e 11 C5 Aircross Hybrid PHEV).
