O modelo escolhido pelo operador FlixBus tem um comprimento de 13 metros. Com uma capacidade total de 1.260 litros (quatro depósitos de 315 litros), o veículo tem uma autonomia na ordem de 600 km em missões de longa distância. Está equipado com o motor IVECO CURSOR 9 CNG de última geração, com uma potência de 360 cv (265 kW). O Crossway GNC é especialmente amigo do ambiente, uma vez que pode funcionar a biogás.
O autocarro designado para a missão a biogás FlixBus junta-se à frota do transportador belga Coach Partner. A operação está agendada para cobrir diariamente, duas vezes por dia, a ligação de ida e volta Bruxelas – Amsterdão – Bruxelas, cada uma com 415 km, durante um período de três anos.
Respeitar o ambiente e a saúde pública
O Crossway GNC é totalmente compatível com projetos de transição de energia. Oferece um elevado desempenho em termos da redução de emissões poluentes e de ruído. Com o gás natural, os níveis de emissões de partículas finas são reduzidos a quase zero, e as emissões de óxido de azoto são reduzidas em mais de um terço. O nível de ruído é também reduzido para metade, oferecendo um excecional silêncio de funcionamento para o condutor e passageiros. Os veículos a gás natural são, portanto, a única solução comprovada e acessível isenta de combustíveis fósseis, equipada para responder aos desafios de mobilidade de hoje e de amanhã.
O Crossway GNC também ajuda a preservar os recursos naturais, uma vez que é 100% compatível com o biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos. A OrangeGas, fornecedor do biometano para a operação Flixbus, possui uma parceria com o município de Amesterdão que produz biogás a partir de lamas dos esgotos municipais. O biogás é purificado para atingir os níveis de qualidade necessários para ser introduzido na rede de gás holandesa. O Crossway GNC alimentado a biogás permite reduzir significativamente as emissões de CO2. A Atmosfair, a ONG parceira da Flix na estratégia climática e de compensação de CO2, indica que a redução de CO2 graças ao biometano é de 75% em comparação com as operações Diesel nas rotas.
A metanização dos resíduos biológicos municipais é um sólido exemplo de economia circular e de como a gestão sensata dos resíduos pode transformar-se numa energia local com baixo teor de carbono para os transportes, totalmente alinhada com os requisitos do “Green Deal” europeu, e numa forma muito acessível e eficiente. Numerosos estudos mostram provas dos benefícios do biometano nos transportes: uma atrativa Análise do Ciclo de Vida, contribuição para a redução de CO2, CTP praticamente igual ao Diesel, bem como maturidade e escalabilidade. A IVECO BUS é líder em mobilidade a gás na Europa, com cerca de 1.000 autocarros a GNC vendidos em 2020, sob a forma de autocarros citadinos, autocarros e mini-autocarros.
O Crossway GNC possui um design inteligente que integra os depósitos de gás comprimido no tejadilho. Esta característica exclusiva e patenteada optimiza o centro de gravidade do veículo, oferecendo uma maior estabilidade em estrada e aumentando o conforto tanto para o condutor como para os passageiros. Esta integração também dá ao veículo a altura total mais baixa do mercado (3,455 mm), o que significa que pode ser operado sem problemas resultantes de infraestruturas rodoviárias, tais como pontes ou passagens inferiores.
Conforto e acessibilidade
Fiel ao seu ADN, o Crossway GNC oferece várias vantagens em termos de facilidade de utilização, condução, ergonomia do assento do condutor, segurança ativa e passiva (ABS, ASR, ESP, LDWS) e fiabilidade.
Totalmente acessível para todos os tipos de passageiros devido às suas portas duplas dianteiras e centrais (1.200 mm), o Crossway GNC oferece também uma rampa hidráulica, um espaço oposto à porta central para uma cadeira de rodas e um volume de 5,1 m3 no compartimento de bagagem.
A bordo, o espaçoso interior tem uma altura mínima de dois metros e dispõe de espaços de arrumação para bagagem de mão. Proporciona excelentes condições de viagem e conforto para 44 passageiros sentados, que podem beneficiar de bancos com mesa integradas na traseira das costas dos bancos, redes para guardar revistas, espaços para bagagem, 2 monitores LCD de 19’’ WC e ar condicionado. As fichas USB tornam possível aos passageiros recarregar os seus telemóveis, tablets e leitores de MP4.
Telemática Intellibus: um conjunto completo de serviços à medida dos veículos e missões dos nossos clientes
A Flixbus optou por integrar este GNC Crossway na oferta telemática Intellibus, que fornece um pacote completo de serviços Digitais, no âmbito da oferta IVECO ON.
O sistema de gestão de frotas Intellibus, também conhecido como “Fleetweb”, é um ativo essencial para o operador na gestão da sua frota. De facto, esta ferramenta essencial na recolha de dados em tempo real, também permite o armazenamento online, para monitorização constante, bem como a otimização das operações e manutenção diária dos veículos.
Stéphane Espinasse, Diretora da Marca IVECO BUS Brand, comentou: “Estamos extremamente orgulhosos com o facto de a FlixBus ter elegido o Crossway bio-CNG para o lançamento da sua primeira linha internacional a biogás. É um exemplo perfeito de uma tecnologia única e comprovada capaz de reduzir drasticamente as emissões de CO2 neste tipo de missão. Esta escolha é o reconhecimento da liderança e competência da IVECO BUS, e confirma que somos um parceiro de referência deste campo”.