• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

    31 de Janeiro, 2023

    Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

    31 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Automóvel»A celebração do Vermelho, a cor das emoções fortes
Automóvel

A celebração do Vermelho, a cor das emoções fortes

26 de Julho, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O vermelho não é apenas uma cor qualquer. Hoje e cientificamente falando, pode não passar de uma luz com um comprimento de onda entre os 600 e os 780 Nm, reflectida numa superfície, mas quase desde os primórdios da humanidade que esta tonalidade cativa a imaginação do ser humano, como nenhuma outra.

Aquela que é uma das primeiras cores nascidas da criação humana surgiu quando os nossos antepassados pré-históricos misturaram pedra ocre moída com água, criando uma pasta avermelhada. Desde então, o vermelho tem assumido inúmeros significados em todas as culturas, desde o amor ardente, à raiva violenta, passando pela sensação real de poder, de prosperidade ou de felicidade. Comum a todos é o facto de que, por todo o mundo e ao longo dos séculos, o vermelho ser associado a emoções fortes, traduzindo-se, no nosso subconsciente profundo, em temas como a sensualidade, a paixão… e, claro, uma certa dose de perigo!

Não surpreende, por isso, que a cor vermelha tenha sido historicamente adotada no mundo automóvel pelo empolgante e apaixonante segmento dos automóveis desportivos. Os automóveis vermelhos são tidos como mais velozes e mais desportivos, sendo os seus condutores considerados arrojados e nada convencionais. É bem mais atípica a ousadia da emoção expressa por um automóvel vermelho em segmentos mais sóbrios, como os dos modelos familiares e das propostas SUV, onde prevalecem cores mais neutras como o branco, o preto e o cinzento.

Em 2020, só 6,7% de todos os automóveis novos registados eram vermelhos, nada semelhante ao que sucede na Mazda, onde a percentagem ascende a uns bem mais expressivos 27,2%, registando-se volumes bem superiores aos de qualquer outra marca automóvel. Pode, assim, afirmar-se, com grande segurança, que a Mazda e os seus fãs sempre tiveram uma ligação especial com a cor vermelha. Afinal, a paixão e uma ligação emocional entre o automóvel e o condutor estão no coração do seu ADN.

Do “Vermelho Mazda” ao “Vermelho Soul Crystal”

Quando a Mazda fez a sua primeira incursão no segmento dos automóveis ligeiros com o Mazda R360 Coupé, em 1960, o “Vermelho Mazda” já era uma das cores que os clientes podiam escolher. Com o passar dos anos, esse tom estabelecer-se-ia, gradualmente, como a cor de destaque, criando-se, ao longo das décadas, muitas iterações dessa icónica tonalidade: do “Sunrise Red”, com tons alaranjados do Mazda RX-7, ao mais profundo “Burgundy Ice Metallic”, das populares séries 323 e 626 da Mazda, passando pelo arrojado e brilhante “Classic Red”, introduzido com o lendário MX-5.

Em termos globais, são mais de 100 as tonalidades de vermelho que ajudaram a exprimir a determinação e a paixão do coração da Mazda e de todos os seus modelos, mensagem que tem ecoado, com enorme clareza, entre os fãs da marca, espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Um novo capítulo do vermelho teve início em 2012, associado à introdução do design Kodo, linguagem que visa captar a beleza do movimento de um objeto estático, através de formas fluidas e dinâmicas. A equipa de design eliminou todas as linhas de carácter dos painéis laterais do automóvel, dando origem a uma tela em branco para ser pintada pela luz. Enquanto as sombras e o sol dançam nos painéis da carroçaria, esta forma única cria padrões em constante mudança que dão uma ilusão de movimento, mesmo quando o automóvel está parado. Para dar ainda mais vida ao Kodo, os designers da Mazda criaram uma nova cor registada denominada “Soul Red”, ou “Vermelho Soul”, tonalidade viva e altamente saturada que se sintoniza, na perfeição, com a nova linguagem de design.

Mas, mesmo mantendo-se fiel ao estilo da Mazda, Keiichi Okamoto e a sua equipa continuavam insatisfeitos. Juntos, definiram o ambicioso objetivo de criar o vermelho mais belo do mundo. Um vermelho que parece brilhante no específico ponto onde é atingido pela luz, mas ao mesmo tempo rico e escuro quando colocado na sombra, um vermelho que transporta uma profundidade de cor que quase parece translúcida. “Pretendo um tom de vermelho profundo como o vermelho translúcido dos rubis ou do vidro vermelho”, afirmou Okamoto, sendo que logo a sua equipa pôs mãos à obra. O resultado foi apresentado em 2017 com o lançamento da cor de marca “Soul Red Crystal” (“Vermelho Soul Crystal”).

Uma abordagem de 3 passos

Para criar este maravilhoso e complexo tom de vermelho, a Mazda desenvolveu uma abordagem radicalmente nova para o processo de pintura, que é aplicado em três passos: a primeira camada colorida de tinta inclui dois tipos diferentes de flocos de alumínio, um altamente refletor e o outro absorvente de luz; a sua distribuição é meticulosamente controlada para atingir a dispersão ideal de luz e sombra por toda a carroçaria do veículo; a segunda, uma camada translúcida, inclui pigmentos com elevado grau de saturação, que aumentam a profundidade da cor sem impedir a luz de atingir os flocos de alumínio que se encontram por baixo; uma terceira camada, superior e transparente, acrescenta brilho extra e protege a pintura da carroçaria contra as influências ambientais.

O resultado é uma cor viva e atraente, com mais 20% de saturação de cor e mais 50% de profundidade do que o “Vermelho Soul” original, efeito extraordinário que apenas foi possível de alcançar focando-se na verdadeira essência do vermelho, abdicando-se de qualquer pigmento laranja ou azul, que não desempenham qualquer papel na criação de reflexos magmáticos e sombras profundas e escuras nesta cor específica.

A tonalidade está, assim, em perfeita harmonia com a filosofia global do design Kodo da Mazda, que visa exprimir a beleza do próprio movimento através de um desenho simples, mas expressivo e emocional. Assim, uma pergunta engloba a própria resposta: Que melhor tom há para sustentar esta visão do que o vermelho, a cor mais emocionante de todas?

O “Vermelho Soul Crystal” na gama Mazda em Portugal

Integrado na palete de cores que a Mazda disponibiliza em Portugal para a sua gama de propostas, o tom “Vermelho Soul Crystal” é passível de configuração por parte dos clientes para os modelos Mazda2, Mazda3, Mazda CX-30, Mazda CX-5 e Mazda MX-5, fazendo ainda parte da composição “3-Tone”, disponível em exclusivo para o Mazda MX-30, o seu primeiro modelo 100% eléctrico.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPEUGEOT PORTUGAL inicia uma nova forma de comércio eletrónico no automóvel com o melhor dos mundos online e offline
Próximo 86% passam férias de verão em Portugal e gastam, em média, 750€

Relacionados

PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

30 de Janeiro, 2023

Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

28 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Formação

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Entre 1 e 4 de março, o desafio a todos os visitantes da Qualifica é…

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023

DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

31 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.